Mais categorias

Navegue pelos nossos conteúdos

Volodymyr Zelensky cancela viagens a Portugal e Espanha

Na noite desta terça-feira, 14, o presidente ucraniano cancelou a visita programada para Portugal e Espanha para o final desta semana, voltando a adiar uma viagem que já tinha suspendido uma vez.

Segundo informações apuradas pela CNN Portugal, Volodymyr Zelensky cancelou a viagem à Península Ibérica devido à grave situação interna na Ucrânia neste momento.

Sem dar mais detalhes em concreto, a comitiva do chefe de Estado da Ucrânia deverá ter entendido que a difícil situação em várias linhas da frente, nomeadamente em Kharkiv, não aconselha uma viagem ao estrangeiro nesta altura.

Com efeito, a Rússia começa a exercer cada vez mais pressão junto da segunda maior cidade da Ucrânia, tendo já conquistado nove localidades em redor.

A Ucrânia tenta resistir a todo o custo, mas a demora na chegada do pacote de ajuda militar dos Estados Unidos dificulta essa resistência.

Em resposta às declarações de Emmanuel Macron sobre o envio de tropas ocidentais para a Ucrânia e de David Cameron sobre Kiev utilizar o armamento britânico como entender, Vladimir Putin tomou medidas inéditas: o Kremlin anunciou pela primeira vez exercícios militares com bombas nucleares táticas.

A reação aos “comunicados provocadores e ameaças de alguns responsáveis do Ocidente em relação à Federação Russa” foi ainda acompanhada pela convocação do embaixador britânico na Rússia ao Ministério dos Negócios Estrangeiros, onde foi avisado que a utilização de armas britânicas em solo russo será merecedora de ações de retaliação contra infraestruturas ou equipamentos militares do Reino Unido na Ucrânia ou noutro local.




Compartilhe essa notícia

Receba novidades