Volodymyr Zelensky cancela viagens a Portugal e Espanha
Na noite desta terça-feira, 14, o presidente ucraniano cancelou a visita programada para Portugal e Espanha para o final desta semana, voltando a adiar uma viagem que já tinha suspendido uma vez.
Segundo informações apuradas pela CNN Portugal, Volodymyr Zelensky cancelou a viagem à Península Ibérica devido à grave situação interna na Ucrânia neste momento.
Sem dar mais detalhes em concreto, a comitiva do chefe de Estado da Ucrânia deverá ter entendido que a difícil situação em várias linhas da frente, nomeadamente em Kharkiv, não aconselha uma viagem ao estrangeiro nesta altura.
Com efeito, a Rússia começa a exercer cada vez mais pressão junto da segunda maior cidade da Ucrânia, tendo já conquistado nove localidades em redor.
A Ucrânia tenta resistir a todo o custo, mas a demora na chegada do pacote de ajuda militar dos Estados Unidos dificulta essa resistência.
Em resposta às declarações de Emmanuel Macron sobre o envio de tropas ocidentais para a Ucrânia e de David Cameron sobre Kiev utilizar o armamento britânico como entender, Vladimir Putin tomou medidas inéditas: o Kremlin anunciou pela primeira vez exercícios militares com bombas nucleares táticas.
A reação aos “comunicados provocadores e ameaças de alguns responsáveis do Ocidente em relação à Federação Russa” foi ainda acompanhada pela convocação do embaixador britânico na Rússia ao Ministério dos Negócios Estrangeiros, onde foi avisado que a utilização de armas britânicas em solo russo será merecedora de ações de retaliação contra infraestruturas ou equipamentos militares do Reino Unido na Ucrânia ou noutro local.