Vice Cônsul da Suécia em Porto Lucena
Nesta quinta-feira 17 de outubro, o prefeito Jair Miguel Wagner recepcionou em seu gabinete o Sr. Peter Johansson –Vice Cônsul da Suécia no Brasil, acompanhado do pastor da Igreja Luterana na Suécia Pr. Pierre Schelander, e do pesquisador da Cultura Sueca Vilmar Person de Guarani das Missões.
Também participou do encontro o futuro prefeito Iury Sommer Zabolotsky, demais autoridades e descendentes, que foram recepcionados com café da manhã preparado pela equipe do CRAS.
O projetista Betto Almeida apresentou o projeto do Pórtico, que tem inspiração no Castelo de Orebro na Suécia.
Como forma de enaltecer a presença dos representantes suecos, foi entregue o decreto que declarou os mesmo como “Hospedes Oficiais” do município de Porto Lucena, e uma cesta com produtos produzidos em Porto Lucena.
Na Oportunidade foi visitado o Marco dos 100 anos da Imigração, localizado na Praça Dom Felipe de Nadal, a Praça do Pentecoste, onde estão expostos bustos de pastores de origem sueca, e o primeiro Cemitério Sueco na América do Sul localizado na Linha Uruguai, onde existem sepulturas com mais de 150 anos. Porto Lucena tem fortes laços com este país, de onde se originaram vários descendentes, que hoje buscam manter as tradições e cultura.
Ao final da visita o prefeito Jair, agradeceu a presença dos nobres representantes suecos no município.
Beto Almeida