Tributo a Erasmo Carlos
O disco "Erasmo Esteves" apresenta repertório inédito do compositor com participações de novas vozes da MPB
O lendário cantor, compositor e referência do rock nacional, Erasmo Carlos, ganhou novo álbum. O projeto, que leva o nome de "Erasmo Esteves", traz composições inéditas do músico nas vozes de novos nomes da MPB, como Tim Bernardes, Xênia França, Rubel e Emicida, Chico Chico, Gaby Amarantos, Sebastião, Jota.pê, Marina Sena, Russo Passapusso e Teago Oliveira. O disco tem produção de Pupillo e Marcus Preto, e tem como objetivo reverenciar o legado e a memória musical de Erasmo, mas também juntar todas as novas gerações para reapresentar Erasmo para além da Jovem Guarda, importante movimento cultural da década de 1960 liderado por ele.
O projeto teve início em 2022, logo após a premiação do Grammy Latino do álbum "O Futuro Pertence à… Jovem Guarda", realizado em colaboração entre Erasmo Carlos, Marcus Pretto e Léo Esteves. Em Abril de 2024, após conversas entre Léo Esteves e Marcus Pretto, o álbum "Erasmo Esteves" ganhou vida nas vozes de artistas que imprimem o atual cenário da música brasileira.
Como complemento da pesquisa e resgate da memória do compositor, fitas cassete com pedaços de canções inéditas, ideias melódicas e harmonias, material digitalizado pelo especialista Marcelo Fróes, fizeram parte do processo de construção do álbum. A concepção do disco é divida pelo próprio Erasmo, Preto e Leo Esteves, filho de Erasmo. As participações, todas definidas entre os precursores do projeto, tem o objetivo de apresentar Erasmo para novos ouvintes. O time de compositores, responsáveis por finalizar as canções, conta com nomes que já possuem familiaridade com Erasmo, como Arnaldo Antunes, Nando Reis, Paulo Miklos, Roberta Campos, Teago Oliveira e Tim Bernardes.
"Erasmo Esteves" está disponível em todas as plataformas pela Som Livre.
Fonte: Itapema fm