Três municípios têm temperatura negativa e outros 12 registram sensação térmica abaixo de 0ºC no RS
O Rio Grande do Sul voltou a registrar mínimas negativas. Durante o amanhecer desta segunda-feira (26), os termômetros indicaram -0,9ºC em Vacaria, na Serra; -0,7ºC em Serafina Corrêa, e -0,2 em Lagoa Vermelha, municípios na Região Norte.
Apesar do termômetro registrar 1,2ºC em Cambará do Sul, a sensação térmica no município da Serra foi de -4,9ºC entre 6h e 7h desta segunda-feira. A sensação térmica mais baixa do que a temperatura indicada nos termômetros é resultado da combinação entre a umidade do ar e as rajadas de vento, que aumenta a sensação de frio.
Em Porto Alegre, a mínima foi de 6,1ºC, com sensação térmica próxima aos 2,7ºC. Ao todo, 15 municípios gaúchos amanheceram com sensação térmica negativa nesta segunda-feira.
Próximos dias
O frio deve seguir intenso pelo menos até quinta-feira (29) em todo o RS. Nesta terça-feira (27), ainda há possibilidade de geada na metade norte do Estado, em regiões como Campanha, Missões, Vales, Oeste e Central.
Até quarta-feira, as máximas devem girar em torno dos 15ºC em todo o Rio Grande do Sul. Os termômetros começam a subir gradualmente a partir de quinta-feira, quando Porto Alegre deve ter máxima de 21ºC – seis a mais do que nesta segunda-feira.
A elevação da temperatura acontece em virtude do vento que atua no Estado. De acordo com Guilherme Borges, meteorologista da Climatempo, o vento começa a mudar e vir da direção Norte, o que traz calor da região central brasileira.
Informações GZH