Terremoto apavora moradores de São Paulo
Moradores de São Paulo deixam prédios após sentirem tremor de terra. Nas redes sociais, paulistanos disseram ter sentido tontura e filmaram móveis mexendo.
Moradores da cidade de São Paulo sentiram reflexos de um terremoto que atingiu uma região próxima ao deserto do Atacama, no Chile, na noite de quinta-feira, 18. Nas redes sociais, foram feitos vários relatos de pessoas que sentiram os tremores, e até saíram de suas casas, devido à força da movimentação da terra.
“Eu estava no sofá e ele começou a se mexer, olhei para a planta que estava ao meu lado e as folhas estavam balançando. Cheguei a ficar levemente tonto”, disse um usuário do X, antigo Twitter. Na rede social, surgiram mais comentários de pessoas que nunca haviam tido uma experiência como essa.
Outro internauta publicou uma foto de seus vizinhos que decidiram deixar suas casas. Os relatos vieram de moradores de diferentes bairros, principalmente da Zona Oeste da capital paulista, e até de Guarulhos, na região metropolitana.
A ligação do abalo com o terremoto de 7,3 graus na Escala Richter que atingiu uma região próxima ao Atacama, veio dos próprios internautas. O caso aconteceu pouco antes das 23h de quinta-feira, horário que coincide com os primeiros relatos em São Paulo.
"Tremor sísmico agora em São Paulo e minha cama tremeu. Caraca, que medo", afirmou outra conta do X.
Tremor foi confirmado por especialistas
Segundo o Centro de Sismologia da USP, foram recebidas centenas de relatos de pessoas que sentiram o tremor em São Paulo. "Trata-se de um tremor ocorrido no norte do Chile próximo à fronteira com a Argentina, com magnitude 7.4 e profundidade aprox. 115km", diz uma publicação no perfil oficial do Centro.
"A capital paulista está localizada sobre uma bacia sedimentar que possui a característica de amplificar ondas sísmicas. Não é tão raro assim, portanto, que sismos ocorridos nos Andes sejam sentidos em São Paulo, principalmente em bairros mais altos e também por moradores de prédios. Apesar da sensação estranha sentida pelas pessoas, as chances de danos estruturais causados por um tremor tão distante são bastante pequenas", explicam os especialistas.
Ainda de acordo com o Centro, todas as estações que compõem a rede sismográfica do Brasil registraram o fenômeno.