Mais categorias

Navegue pelos nossos conteúdos

Tecnologia sul-coreana desenvolve exoesqueleto para paraplégicos

Pesquisadores da Coreia do Sul anunciaram o desenvolvimento de uma tecnologia exoesqueleto robótico inovador destinado a melhorar significativamente a mobilidade de pessoas com paraplegia. O dispositivo, que pode se locomover até o usuário e se fixar automaticamente, foi criado pelo Exoskeleton Laboratory no Kaist (Korea Advanced Institute of Science and Technology).

O avanço permite que os usuários caminhem, manobrem obstáculos e subam escadas com autonomia. A inspiração para o projeto veio do filme “Homem de Ferro”.

O protótipo, denominado WalkON Suit F1, foi demonstrado por Kim Seung-hwan, membro da equipe de pesquisa e ele mesmo paraplégico. O exoesqueleto permitiu a Kim caminhar a uma velocidade de 3,2 km/h, subir escadas e realizar movimentos laterais.

Composto de alumínio e titânio, a tecnologia pesa 50 kg e é alimentado por 12 motores eletrônicos que simulam os movimentos das articulações humanas.

Para assegurar o equilíbrio do usuário, o exoesqueleto é equipado com sensores que monitoram 1.000 sinais por segundo, antecipando os movimentos pretendidos. Lentes na frente do robô analisam o ambiente, identificando a altura das escadas e detectando obstáculos, compensando a falta de capacidade sensorial de usuários com paraplegia completa.

Fonte: Poder 360




Compartilhe essa notícia

Receba novidades