Mais categorias

Navegue pelos nossos conteúdos

São Paulo tem pontos de alagamentos e mais de 118 mil sem luz

A chuva deixou a cidade de São Paulo sob estado de atenção para alagamentos das 16h20 às 18h desta quinta-feira (28), de acordo com o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas) da prefeitura.

Como a chuva chegou à capital pela região sul, o volume fez com que o CGE divulgasse às 17h02 um alerta de iminência de transbordamento do córrego Morro do S, na avenida Carlos Caldeira Filho com a rua Joaquim Nunes Teixeira, na subprefeitura do Campo Limpo. Às 17h40 a intensidade da chuva diminuiu o alerta foi retirado.

Ao todo, a cidade teve dez pontos de alagamentos. Às 19h20, o CGE ainda registrava cinco pontos de alagamentos intransitáveis na cidade, todos na região sul: rua José Ramon Urtiza e av. Giovanni Gronchi, ambos em Campo Limpo; um na avenida Guarapiranga, na Capela do Socorro; na av. Vitor Manzini, em Santo Amaro; e rua Alba, no Jabaquara.

Havia ainda um alagamento transitável na rua Piranchin, em Santo Amaro, e outro na avenida Jules Rimet, no Butantã.

Às 17h30, o Corpo de Bombeiros divulgou que já havia recebido 22 chamados para quedas de árvores e seis para alagamentos na Grande São Paulo.

Às 18h, a Enel informou que as pancadas de chuva e raios afetaram o fornecimento de energia para cerca de 118 mil clientes. "As regiões mais afetadas no momento foram oeste e sul. Acionamos antecipadamente o plano de operação, com mobilização adicional das equipes em campo que seguem trabalhando para restabelecer a energia para os clientes que tiveram o serviço impactado", disse a concessionária.

Segundo o CGE, choveu forte nas zonas sul e sudeste, principalmente, nos municípios de Cotia, Barueri, Embu e Itapecerica da Serra.

Às 17h50, as imagens do radar meteorológico do CGE mostravam chuva moderada nas zonas sul e norte. Nas demais regiões da cidade chovia leve. "As próximas horas seguem com chuvas perdendo força. O decorrer da noite e madrugada não tem previsão de chuvas na cidade", destacou o órgão municipal.

Nesta quinta, o sol favoreceu a rápida elevação das temperaturas em São Paulo, provocando uma tarde abafada. De acordo com as estações meteorológicas da Prefeitura de São Paulo, os termômetros chegaram aos 34°C e os índices de umidade atingiram valores em torno dos 35%.

Outra cidade que teve chuva forte foi São José dos Campos, no Vale do Paraíba. Segundo a Defesa Civil estadual, foram registradas rajadas de vento de 92 km/h no aeroporto da cidade, além de uma queda de árvore em via pública na região central. Equipes da Defesa Civil seguem vistoriando as áreas de risco e apoiando os munícipes.

Folha SP




Compartilhe essa notícia

Receba novidades