Mais categorias

Navegue pelos nossos conteúdos

Rio Mais quente do Mundo, localizado na Amazônia Peruana, atinge temperaturas extremas que cozinha quem entra nele.

Todo mundo sabe que a Amazônia é a maior floresta tropical do mundo. Agora, o que pouca gente sabe é que o local também abriga o rio mais quente do planeta.

O Shanay-Timpishka fica na parte peruana da floresta. A Amazônia, aliás, se espalha por 8 países, além do território da Guiana Francesa. Sim, mais de 60% dela fica aqui no Brasil. Essa historia, porém, se passa no Peru.

Uma lenda contada pelo povo inca já falava sobre um rio fervilhante. Os espanhóis, quando chegaram na região há alguns séculos, também o encontraram – e alguns teriam morrido dentro das águas.

Durante muito tempo, historiadores e acadêmicos acreditavam que isso não passava de um conto, uma fábula. Até por que a conta não fechava. Águas quentes são tipicamente associadas a fontes termais geotérmicas, normalmente alimentadas por atividade vulcânica subterrânea. E a floresta amazônica não tem nenhum vulcão próximo.

Ou seja, tudo não passaria de uma lenda mesmo, certo? Errado! Em 2011, o geólogo peruano Andrés Ruzo, doutor pela Universidade Metodista do Sul, no Texas, Estados Unidos, resolveu tirar a história a limpo – e confirmou a existência desse fenômeno único da natureza.

Fonte: Olhar Digital




Compartilhe essa notícia

Receba novidades