Recorde de calor na Índia com 52,9 ºC.
A Índia bateu ontem seu recorde de altas temperaturas com a marca de 52 ºC em Nova Délhi. O País vem sofrente com enchentes, ciclones e secas devido às mudanças climáticas. O Departamento Metereológico da Índia (DMI na sigla em inglês), divulgou que a temperatura mais alta foi divulgada na estação metereológico Mungeshpur, na capital. As autoridades indianas estão recomendando às pessoas que vivem nos estados do norte e oeste a evitar exposição ao sol, se hidratarem e usar roupas claras. Àguas estão sendo borrifadas nas estradas e alguns moradores foram transferidos para abrigos. Muitos estão usando toalhas no rosto para evitar que o vento queime a pele, principalmente os ciclistas e motociclistas.
Devido ao aumento do uso do ar-condicionado o país vem sofrendo com apagões duradouros. Além da sobrecarga de energia as temperaturas altas prejudicam as plantações. Desde o dia 1º de março a Ìndia registrou 60 mortos e 16 mil casos de insolação, que acontece quando a transpiração falha e o corpo não consegue resfriar.
O calor extremo não é exclusividade da Índia. As tempuraturas altas bateram recordes em abril, pelo 11º mês consecutivo, na Asia. A Europa também tem a previsão de um verão mais quente que o normal. Mesmo sendo frequentemente atingido por ciclones, o litoral da Índia tem apresentado um aumento de intensidade das chuvas por causa das mudanças climáticas, aumentando a pressão interna para que as autoridades se preparem para desastres naturais.
Fonte: Estadão