Quem é Rafael Cordeiro, brasileiro que prepara Mike Tyson para enfrentar o youtuber Jake Paul
Mike Tyson, 58, um dos maiores pesos-pesados de todos os tempos, volta ao ringue nesta sexta-feira (15) para enfrentar o influenciador e youtuber Jake Paul, 27, em Arlington, nos Estados Unidos.
Em entrevista à Folha concedida no final de outubro, o lutador americano afirmou sentir-se pronto para o combate, com duração prevista de oito rounds de dois minutos, e elogiou o trabalho de seu treinador, o brasileiro Rafael Cordeiro.
"Ele é muito impressionante, realmente bom. Por isso que está comigo. Se não fosse, não estaria", disse Tyson. A relação entre os dois começou em 2020, meses antes de o boxeador retornar ao ringue para uma exibição com Roy Jones Jr., em Los Angeles, que terminou empatada.
Coube ao brasileiro, na época, a tarefa de segurar a manopla para Tyson treinar seus golpes. Após o confronto com Jones Jr., Cordeiro seguiu como treinador do astro americano, que tentará emplacar contra Paul a vitória de número 59 da carreira.
Antes de cruzar caminhos com Tyson, o curitibano havia sido considerado por duas vezes o melhor treinador do ano —2012 e 2015—, pela revista Fighters Only. Aos 51 anos, ele acumula a marca de ter preparado 16 campeões mundiais durante metade de sua vida.
A trajetória nos ringues começou aos 13 anos, quando passou a treinar muay thai e MMA na academia Chute Boxe, em Curitiba, responsável por revelar nomes como Wanderlei Silva, Anderson Silva e Mauricio Shogun. Aos 19, Cordeiro recebeu o grau preto, em que o atleta já é considerado um professor.
Folha SP