Polícia Civil deflagra Operação Tombador em quatro municípios
A Polícia Civil, por intermédio da Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Rurais e Abigeato (Decrab) de Bagé, com apoio da Draco e 2ª DP de Santa Cruz do Sul, Delegacias de Polícia de Santo Ângelo, Passo Fundo e São Miguel das Missões, deflagrou a Operação Tombador, com o objetivo de desarticular grupo criminoso atuante no roubo a implementos agrícolas em todo o Estado do Rio Grande do Sul, segundo essa polícia judiciária.
Ainda conforme a Polícia Civil, durante as investigações, que vêm ocorrendo há aproximadamente dez meses, verificou-se a existência de associação criminosa com atuação em todo o Estado, agindo no roubo a propriedades rurais. De acordo com a Polícia Civil, o “modus operandi” dos criminosos é o uso de violência física e grave ameaça com emprego de armas de fogo, invadindo propriedades rurais e subjugando famílias inteiras, sendo subtraídos implementos agrícolas. Estima-se que apenas no corrente ano o grupo tenha praticado ao menos quatro roubos nesta modalidade, nas cidades de Aceguá, Piratini, Pedras Altas e Canguçu.
Em razão disso, a Autoridade Policial responsável pela Decrab de Bagé, Delegado Guilherme Fagundes Nunes, representou pela expedição de dez mandados de busca e apreensão, bem como seis prisões preventivas, o que restou deferido pelo Poder Judiciário da Comarca de Piratini, com parecer favorável do Ministério Público.
Na manhã desta terça-feira (12/11), aproximadamente 50 policiais deram cumprimento simultâneo às ordens judiciais em Santa Cruz do Sul, Santo Ângelo, Passo Fundo e São Miguel das Missões, resultando na apreensão de vários objetos de interesse da investigação, como telefones celulares e um tanque de combustível com capacidade de 1000 litros, utilizado pelo grupo para abastecer veículos durante a fuga. Durante as diligências realizadas, um dos alvos foi preso e outro indivíduo foi surpreendido em flagrante delito por tráfico de drogas em Passo Fundo.
Conforme a Polícia Civil, as investigações prosseguem até a responsabilização de todos que atuam em favor do grupo criminoso, estando a ação de hoje inserida num contexto de várias ações policiais que visam a manter a ordem e os baixos índices de crimes rurais no Estado, representando resposta Estatal às empreitadas criminosas.
Informações Polícia Civil