Piastri é pole e faz dobradinha com Norris na ponta para corrida sprint em Interlagos
A McLaren terá seus dois pilotos na primeira fila do grid para a corrida sprint do GP de São Paulo, neste sábado (2), às 11h, em Interlagos. O australiano Oscar Piastri foi o mais rápido na classificação desta sexta-feira (1) e o inglês Lando Norris registrou o segundo melhor tempo.
Charles Leclerc, da Ferrari, e Max Verstappen, da Red Bull, respectivamente, em terceiro e quarto, completam as duas primeiras filas.
A classificação da sprint ficou marcada pelos ventos fortes e ameaça constante de chuva, que parecia se aproximar a cada volta, mas não chegou ao circuto. Também houve um grande equilíbrio entre as equipes, o que gerou surpresas, como a eliminação de Lewis Hamilton, da Mercedes, no Q2. Ele vai lagar em 11º.
A etapa de São Paulo será a penúltima do ano com corrida sprint. Depois da disputa em Interlagos, apenas o GP do Qatar terá esse tipo de prova ainda em 2024. Vale lembrar que os oito primeiros colocados da sprint pontuam. O vencedor da prova receberá oito pontos, enquanto o oitavo somará um.
Também neste sábado (2), no período da tarde, ocorre a classificação para a corrida de domingo. A briga pela pole começará às 15h (de Brasília). Já a largada da corrida será às 14h.
A F1 tem o holandês Max Verstappen na liderança, com 362 pontos. Em segundo aparece Lando Norris, com 315. Por isso, a etapa brasileira é considerada fundamental para manter o campeonato aberto já que depois só vão restar mais três corridas.
Na etapa brasileira, o líder da temporada terá de cumprir uma punição, pois precisou trocar um componente de seu motor pela sexta vez. Com isso, ele vai perder cinco posições no grid de largada da corrida principal.
No Campeonato de Construtores, a McLaren lidera com 566, com a Ferrari em segundo (537) e a Red Bull em terceiro (512).
Apesar da liderança de Verstappen entre os pilotos, a equipe austríaca não deve ficar com o título entre as equipes desta vez por causa do fraco rendimento do mexicano Sérgio Pérez, apenas o oitavo colocado no Mundial.
Folha SP