Neve de Julho no RS que completa 20 anos
A Metsul agência de previsão do tempo divulgou algumas imagens da neve que caiu em terras gaúchas há 20 anos atrás. É o tempo em que o fenômeno não acontece com mais intensidade no estado. Mesmo que seja um evento espetacular, o frio intenso traz consigo o sentimento desagradável que uma minoria ainda gosta.
E os que gostam, ainda assim, preferem que a ocorrência se dê numa linda manhã ensolarada, o que é pouco provável acontecer. A neve geralmente ocorre em dias cinzentos e nada agradáveis para que não está acostumado com o frio intenso.
O meteorologista do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) Diogo Arsego explica, de maneira simplificada, que a neve é basicamente uma chuva no inverno. Então, ela precisa de todas as condições para a formação de uma chuva aliadas a baixas temperaturas para se formar e cair.
"É necessário umidade e um mecanismo que favoreça a formação de nuvem. Normalmente, você tem movimentos de baixo para cima, que carregam umidade e favorecem a formação de nebulosidade. A passagem de uma frente fria associada a esse cenário gera a neve", afirmou.
Ele diz que, em temperaturas baixas, isso causa a formação de flocos de neve dentro da nuvem, e eles caem. Este é outro momento importante para a neve consiga chegar até a copa das árvores e telhados das casas.
"Para que ela atinja a superfície, é necessário que a temperatura entre a nuvem e o solo esteja abaixo de zero grau ou muito próxima disso. Caso contrário, esse floco vai derreter e virar gota no caminho", afirmou Arsego. De sorte que esperar o sol e a neve como um espetacular casamento de raposa será muito pouco provavel, pra não dizer quase impossível.
De qualquer maneira, não estamos livres de inesperadamente, viver esse milagre um dia na serra gaúcha ou catarinense, onde de vez em quando acontecem viradas do tempo que ninguém pode prever.