Na reta final, candidatos de Porto Alegre apostam no corpo a corpo para conquistar eleitorado
Às vésperas do pleito municipal, os principais candidatos à prefeitura de Porto Alegre aproveitam os últimos momentos antes da abertura das urnas para percorrer a cidade e conquistar eleitores. A estratégia nesta reta final prioriza o corpo a corpo com o eleitorado.
Caminhadas, carreatas e participação em eventos públicos são algumas das atividades que ocupam Sebastião Melo (MDB), Maria do Rosário (PT) e Juliana Brizola (PDT) neste final de semana.
Sebastião Melo (MDB)
Sebastião Melo começou a agenda deste sábado em um encontro com candidatos a vereador de Porto Alegre. Na sequência, se dirigiu a uma reunião com representantes do Conselho Interdenominacional de Ministros Evangélicos de Porto Alegre (Cimepa). O encontro aconteceu no comitê central da coligação Estamos Juntos, Porto Alegre (MDB, PL, PP, PSD, Podemos, Solidariedade, PRD e Republicanos), localizado no bairro Navegantes, na Zona Norte.
Do comitê, o goiano saiu em carreata. Segundo a assessoria do candidato, a comitiva passou por mais de 40 bairros, dentre eles Moinhos de Vento, Petrópolis, Belém Novo, Restinga e Lami.
Dentro de um caminhão, apoiadores e simpatizantes balançavam bandeiras e falavam ao microfone sobre as principais propostas do candidato.
Hoje pela manhã, Sebastião Melo votará na Escola Estadual de Ensino Fundamental Paraíba, na Zona Sul e conversará com veículos de imprensa. Durante a tarde, o candidato deve visitar o Tribunal Regional Eleitoral e seguir para um hotel para acompanhar a apuração dos votos.
Depois do resultado, o emedebista irá ao comitê central da coligação e falará sobre a disputa municipal em uma coletiva de imprensa. Ele estará acompanhado da candidata a vice, Betina Worm (PL).
Maria do Rosário (PT)
A agenda do final de semana de Maria do Rosário teve início por volta das 9h deste sábado, com uma caravana. A comitiva saiu do bairro Rubem Berta, na zona norte da Capital, e percorreu localidades como Vila Jardim, Vila João Pessoa e Avenida Ipiranga. A atividade encerrou no fim da tarde no bairro Cidade Baixa. De lá, uma caminhada saiu do Largo Zumbi dos Palmares e percorreu a região até a Rua da República.
Ao longo do mutirão, aliados utilizavam carro de som e microfones para reafirmar o plano de governança da candidata. A petista, por sua vez, aproveitou a agenda pela cidade para abraçar e conversar com moradores.
Estiveram presentes no mutirão deste sábado figuras como Edegar Pretto, presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab); Miguel Rossetto, deputado estadual (PT); Reginete Bispo, deputada federal (PT); e Márcio Tavares, secretário-executivo do Ministério da Cultura.
A agenda deste domingo começa com um café da manhã no Chalé da Praça XV. O evento reuni dirigentes partidários, apoiadores e ex-prefeitos da Capital. Na sequência, Maria do Rosário deverá votar no Colégio Murialdo, na Zona Leste.
No dia do pleito, a programação também inclui entrevistas à imprensa e visita à Igreja São Jorge, no bairro Partenon. Ao final do domingo, a candidata ao Paço Municipal e sua vice, Tamyres Filgueira, se reunirão com o comitê para acompanhar a apuração dos votos.
Juliana Brizola (PDT)
Acompanhada de simpatizantes, Juliana Brizola caminhou, nesta manhã, pelo Morro da Cruz, localizado no bairro São José, na zona leste da Capital. Pelo percurso, ela dialogou com a comunidade, tirou fotografias e apresentou algumas de suas propostas.
Pelo período da tarde, a pedetista participou de mobilizações e carreatas com candidatos a vereador da coligação que lidera (PDT, União, Federação PSDB Cidadania). A comitiva passou pelos bairros Mário Quintana, Rubem Berta, Humaitá e Farrapos, todos na zona norte da Capital. O percurso da atividade possibilitou ainda bandeiraço e carros de som, divulgando os ideais da candidata.
O vice de Juliana Brizola à prefeitura, Thiago Duarte (União Brasil), também conhecido como Dr. Thiago, acompanhou a candidata nas atividades pelo período da manhã. Durante a tarde, encabeçou o mutirão na Zona Sul, com ações de passeata e carreata.
A advogada deve votar no domingo pela manhã na Escola Bahia, no bairro Boa Vista, na Zona Norte. Ainda pela manhã, Juliana Brizola deve conversar com veículos de imprensa, programação que seguirá até o meio da tarde.
Ao final do pleito, a candidata deverá acompanhar a apuração de casa, com a família e, na sequência, se encontrar com apoiadores e simpatizantes no comitê para manifestações finais.
GZH