Mutirão Renegocia!, para negociação de dívidas, começa na segunda-feira (16)
A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), promove, a partir desta segunda-feira (16), a 2ª edição do Renegocia! Mutirão de Negociação de Dívidas. Desenvolvida em parceria com os Procons e outros órgãos de defesa do consumidor, a iniciativa tem como objetivo ajudar a população na prevenção e tratamento do endividamento. O mutirão, coordenado pelo Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor, vai até 17 de janeiro de 2025.
Neste período, os consumidores terão a oportunidade de renegociar débitos com instituições financeiras, empresas de telefonia, fornecedoras de água, energia elétrica, entre outros setores. O programa oferece condições especiais, como descontos em juros, prazos ampliados para pagamento e opções de parcelamento. Além disso, as negociações podem ser realizadas de forma on-line, pelo portal Consumidor.gov.br, ou presencialmente, nos Procons e demais órgãos de defesa do consumidor participantes.
Como participar
Acesso on-line: Por meio do portal Consumidor.gov.br, onde é possível consultar dívidas e negociar diretamente com as empresas. Atendimento presencial: Para quem prefere atendimento físico, é necessário verificar se o Procon local está participando do mutirão. Procons de todas as unidades da Federação aderiram à iniciativa.
Impacto social e econômico
Segundo a Confederação Nacional do Comércio, cerca de 80% das famílias brasileiras têm algum tipo de dívida. Esse mutirão representa um esforço conjunto para aliviar esse cenário, permitindo que as famílias reorganizem suas finanças e melhorem seu bem-estar econômico.
Entre os principais benefícios estão:
- Condições vantajosas para quitação de débitos;
- Facilidade no acesso às negociações, tanto online quanto presencial;
- Maior educação financeira, promovendo consumo responsável no futuro.
Parceria com os Procons
O envolvimento dos Procons reforça a credibilidade do programa, garantindo um atendimento qualificado e próximo da realidade de cada consumidor. Além disso, a atuação conjunta de diferentes órgãos potencializa o alcance e a efetividade da ação.
Edição especial
O mutirão ocorre em um momento estratégico, o final do ano, quando muitos brasileiros recebem o 13º salário, e no início de 2025, tradicionalmente dedicado à organização das finanças. Essa é uma chance de começar o ano com o pé direito, deixando as dívidas no passado. Nesta edição, terão prioridade na negociação os consumidores vítimas das enchentes do Rio Grande do Sul, moradores ribeirinhos da Região Norte do País, povos originários e mulheres chefes de família.
Fonte: Gov Br