Mais categorias

Navegue pelos nossos conteúdos

Lula acerta demissão de Pimenta, e marqueteiro assume Comunicação do governo

O presidente Lula (PT) acertou nesta terça-feira (7) a demissão do ministro Paulo Pimenta da Secom (Secretaria de Comunicação da Presidência). O marqueteiro Sidônio Palmeira assumirá o cargo.

A troca já era esperada desde o início de dezembro, quando o próprio presidente passou a criticar publicamente a comunicação do governo. Foi finalmente concretizada nesta terça-feira e comunicada pelo próprio ministro e seu sucessor a jornalistas no Palácio do Planalto.

"O presidente tem uma leitura muito precisa de que nós tivemos uma primeira fase de reconstrução, de reposicionamento dos programas, das ações do governo. E, a partir de 2025, nós vamos entrar em uma fase nova do governo, que é aquilo que a gente chama do período da colheita, dos resultados", disse Pimenta.

"O presidente quer ter à frente da Secom uma pessoa que tenha um perfil diferente do perfil que eu tenho. Um profissional de comunicação, uma pessoa que tenha experiência, que tenha talento, a criatividade, a capacidade de poder exercer essa tarefa e poder coordenar essa política de comunicação do governo no próximo período", completou.

O marqueteiro já está em transição com sua equipe no Planalto desde segunda-feira (6) e deve tomar posse do cargo na próxima semana. Pimenta deve sair de férias após o ato que marca dois anos dos ataques golpistas de 8 de janeiro, marcado para esta quarta-feira.

"Quando eu retornar, então, eu vou conversar com o presidente sobre quais são as minhas tarefas, as minhas funções, o que eu vou fazer para frente", disse.

O anúncio de Sidônio ocorre na esteira da discussão sobre novas mudanças na Esplanada. Lula já trocou ministros para acomodar partidos aliados, mas de forma espaçada. Esta seria sua primeira reforma ministerial mais ampla.

Pimenta é cotado para assumir a Secretaria-Geral no lugar de Márcio Macêdo ou a liderança do governo na Câmara, hoje ocupada pelo deputado José Guimarães (PT-CE).

FOLHA SP




Compartilhe essa notícia

Receba novidades