Janones a Voz da Estupidez
O deputado federal André Janones (Avante-MG) associou o recente ataque a tiros contra o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ocorrido no último sábado (13), ao atentado sofrido pelo ex-presidente Jair Bolsonaro durante a campanha eleitoral de 2018. Janones afirmou que a "fakeada" fez escola, sugerindo, sem evidências, que o incidente em Juiz de Fora (MG) em 2018 foi uma armação—a hipótese já descartada pela Polícia Federal (PF).
“Agora sabemos o que o miliciano [em referência pejorativa a Jair Bolsonaro] foi fazer nos EUA assim que deixou a presidência. É a ‘fakeada’ fazendo escola”, declarou Janones. Em outra postagem, o deputado mineiro fez outra associação com o atentado de Juiz de Fora: “Pelo menos dessa vez lembraram de providenciar o ‘sangue’”.
A postura de Janones, que é membro da base do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Congresso Nacional, contrasta com a do Palácio do Planalto. Em nota oficial, o presidente Lula afirmou que “o atentado contra Trump deve ser repudiado veementemente por todos os defensores da democracia e do diálogo na política”.
Trump foi retirado às pressas do palco após tiros interromperem o comício em Butler, Pensilvânia. Ele tinha manchas de sangue visíveis na orelha quando foi levado pela equipe de segurança. As autoridades americanas estão investigando o caso para determinar os detalhes do ocorrido. O atirador e um dos apoiadores de Trump presentes no comício foram mortos, conforme informado pelo promotor do Condado de Butler, Richard Goldinger.
Neste domingo, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, fez um breve pronunciamento na Casa Branca sobre o atentado contra Trump. No discurso, Biden disse que ordenou uma investigação independente sobre o ataque no comício e afirmou que Trump receberá um reforço na sua segurança e terá todos os recursos necessários para garantir sua proteção.
Fonte: Jornal o Sul.