Mais categorias

Navegue pelos nossos conteúdos

Governador Eduardo Leite garante R$ 40 milhões para qualificar a região

O governador Eduardo Leite confirmou R$ 40 milhões de reais para as Missões. O investimento é um dos primeiros passos na celebração dos 400 anos das reduções jesuítico-guarani, e tem previsão para 2026. O anúncio ocorreu no Palácio Piratini na noite de quarta-feira, 23, em reunião agendada pelo deputado estadual Eduardo Loureiro com prefeitos da Associação dos Municípios das Missões (AMM). “É um tema prioritário para nós”, destacou Leite.

De acordo com o Governador, são investimentos em diversas áreas, listados a partir de um estudo da AMM com assessoria técnica do pesquisador Álvaro Theisen. Até o final do ano, todos os projetos serão acertados com os municípios, e os respectivos convênios assinados. “Vamos qualificar a região nos aspectos turístico, cultural, de infraestrutura rodoviária, social, econômico e educacional”, garantiu o vice-governador Gabriel Souza, responsável por coordenar os projetos entre as diversas secretarias do Estado. “Agradecemos muito o apoio do governo e o esforço do deputado Loureiro nessa grande conquista”, festejou o presidente da AMM, prefeito Sidney Brondani.

AS AÇÕES

Entre as ações previstas estão a requalificação dos atrativos turísticos, a implantação de novos museus e centros de interpretação das reduções, a qualificação do artesanato e das aldeias guarani, a implantação de projetos educacionais com o tema dos 400 anos e a melhoria de rodovias, trevos e acessos municipais, além de shows e divulgação da região em todo o Brasil, como forma de atrair mais turistas.

ASSEMBLEIA

A reunião com o Governador do Estado e os prefeitos missioneiros, aconteceu logo depois do evento de abertura da assembleia geral da AMM, em Porto Alegre, quando a entidade buscou debater o desenvolvimento em forma ampla, com um olhar para o turismo e as vocações regionais, e a ligação com os grandes centros de estado, e do mundo.

A assembleia, realizada dias 23 e 24 de outubro, na sede da Famurs, buscou debater questões de interesse dos gestores, como a melhoria e qualificação da água e do saneamento básico dos municípios, e o andamento de projetos importantes para as Missões, como turismo, infraestrutura, obras e melhorias e a ponte internacional Porto Xavier/San Javier. Ainda, a legislação municipal, e a prestação de contas dos gestores na atual administração dos municípios, com base na Lei de Responsabilidade Fiscal, também estiveram em pauta.

Fonte: AMM




Compartilhe essa notícia

Receba novidades