Forças de segurança adotam novas estratégias para intensificar combate ao abigeato em Santo Ângelo
No último sábado, 19, um caso de abigeato foi registrado na comunidade de Rincão dos Meotti, zona rural de Santo Ângelo. O produtor rural, José Dal Ross relatou que o crime ocorreu durante a madrugada de sábado para domingo, resultando no furto de um bovino de leite de aproximadamente 300 quilos, avaliado em cerca de R$ 6 mil. Dal Ross notou a ausência do animal ao amanhecer e, durante buscas na propriedade, identificou marcas de pneus e rastros do animal no solo.
O produtor compareceu à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) na manhã desta segunda-feira, 21, para formalizar o boletim de ocorrência. As autoridades policiais reforçam que, ao identificar crimes como o abigeato, é fundamental que a comunicação seja feita o mais rápido possível para otimizar as investigações. Apesar desse incidente, os casos de abigeato em Santo Ângelo têm mostrado redução em 2024. De janeiro a setembro deste ano, foram contabilizados 20 casos, uma queda de 57,4% em comparação com o mesmo período de 2023.
Em entrevista ao Grupo Sepé, o comandante do Comando Regional de Polícia Ostensiva (CRPO) Missões, Tenente-Coronel Edilson Della Flora Góes, destacou as ações preventivas que a Brigada Militar tem realizado no interior para combater esses crimes. Entre as novidades mencionadas está a implementação de uma Patrulha Rural com suporte de uma antena Starlink, permitindo conexão à internet via satélite em áreas onde o sinal convencional é fraco.
"Com essa antena, podemos realizar consultas ao sistema em qualquer lugar, o que antes era impossível devido à falta de sinal", afirmou o comandante. A ferramenta já está em uso no município de Entre-Ijuís e, com um custo estimado em R$ 5 mil, será implementada em Santo Ângelo nos próximos meses.
Além disso, o delegado Charles Dias do Nascimento, responsável pela 13ª Região Policial do Interior, confirmou que até o final deste ano deverá ser instalada em Santo Ângelo a Delegacia de Polícia Especializada na Repressão aos Crimes Rurais e de Abigeato (Decrab). "Estamos finalizando alguns detalhes técnicos e de infraestrutura, e a previsão é que a Decrab esteja em pleno funcionamento até o fim do ano", comentou o delegado.
Grupo Sepé