Federasul se mobiliza em solidariedade às famílias e empresas atingidas pelas enchentes
A corrente de solidariedade iniciada com o pix SOS RS, iniciativa da FEDERASUL, já atingiu a marca de mais de R$ 1.120.000,00. Todo o montante doado é investido diretamente na compra de alimentos, cobertores, materiais de limpeza e higiene, colchões, roupas íntimas e até pratos e talheres descartáveis para aqueles que foram afetados pelas enchentes e desmoronamentos que assolam o Rio Grande do Sul.
“O sucesso da ação é resultado de uma união do povo brasileiro que, com toda certeza, está ajudando quem mais precisa nesse momento tão triste para nosso Estado”, afirma o vice-presidente da FEDERASUL, Rafael Goelzer, quem vem coordenando a campanha e as entregas.
As doações, de qualquer valor, podem serem feitas pela chave PIX sosrs@federasul.com.br ou através de depósito em conta da FEDERASUL, aberta exclusivamente para a campanha, no Sicredi nº 0116 01229-5. Além dos mantimentos para os afetados diretamente pela tragédia, a SOS RS também arrecadou combustíveis para auxiliar nos resgates. Foram já comprados e entregues 5.464 litros de querosene de aviação e 746 litros de gasolina de aviação.
Rafael Goelzer explica que os valores arrecadados são utilizados diretamente na compra de itens desde o primeiro dia da campanha, não parando muito tempo no caixa. “Buscamos adquirir os produtos com o melhor preço, na melhor qualidade e quantidade possível, inclusive contando com parcerias e contribuições de empresários que estão conosco nessa causa, que é de todos os gaúchos”, explica. Na compra desta segunda-feira(13), foram adquiridas 5.000 mantas especiais de casal e 624 jogos de lençol foram comprados.
O vice-presidente Regional da Federação de Entidades Empresariais do Rio Grande do Sul (Federasul), Renato Lauri Scheffler, falou sobre os esforços e das ações iniciais da entidade em relação às necessidades das empresas e a busca de recursos para se reerguerem e gerar emprego.
É um momento de muita apreensão para a nossa região e para o estado, porque dois terços do estado estão sendo atingidos. Segundo Scheffler, Federasul já arrecadou donativos para serem doados à Defesa Civil, além de doação significativa em recursos financeiros. Desde a semana passada, já foram adquiridos mais de 3 mil cobertores, mais de 1 mil colchões e roupas íntimas.
Em relação ao setor empresarial, a Federasul adotará os mesmos moldes da experiência de 2023 quando o SEBRAE realizou uma pesquisa para trazer os dados relativos à situação de empresas micro, pequenas, médias e grandes.
A pesquisa citada tem caráter objetivo e busca as demandas a serem organizadas e levadas para a captação de recursos com juros acessíveis e melhores condições de pagamento.
Nestas reuniões, participaram representantes de bancos públicos e privados para elencar os recursos disponíveis. Schaeffler reforça que há recursos, mas há a necessidade de que existam subsídios para a questão dos juros. “Em termos de Federasul, foi elaborado um documento de sete páginas com diversos pontos sendo cobrados a nível de estado e a nível federal. O principal, que era conseguir recursos a um juro acessível”, aponta.
Confira a entrevista na íntegra: