Evento no MHM promove debate sobre políticas culturais e preservação do patrimônio de Santo Ângelo
O Museu Histórico das Missões (MHM) de Santo Ângelo foi palco de um importante encontro voltado ao debate e análise das políticas culturais de preservação do patrimônio histórico e cultural da cidade. O evento reuniu gestores públicos, especialistas em patrimônio, representantes da sociedade civil, proprietários de imóveis inventariados/tombados, com o objetivo de traçar um panorama atual das ações voltadas à preservação do legado histórico e discutir estratégias para fortalecê-las.
Durante o debate principal, especialistas ressaltaram a importância de fortalecer as parcerias entre governo, e sociedade civil. Também foi momento de apresentação de plataforma online sobre o patrimônio cultural, cartilha informativa e espaço para tirar dúvidas referentes as questões de preservação.
Benefícios a quem preservar o patrimônio foram apresentados como a isenção em partes ou total de IPTU, conforme o grau de preservação do bem, foi uma das pautas tratadas.
O secretário municipal de Cultura, Douglas Barbosa, ressalta que com iniciativas como essa, Santo Ângelo reafirma sua posição como um polo de referência na preservação da sua história ao longo de mais de 151 anos como município e mais de 317 de memória cultural das Missões Jesuíticas, garantindo que seu rico legado continue vivo para as próximas gerações.
Além de Douglas, participaram o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Antônio Cardoso; promotora de Justiça, Paula Mohr; técnicos da EPHAC e Grupo de Patrimônio, estes servidores das secretarias de Planejamento, Cultura e Meio Ambiente.