Mais categorias

Navegue pelos nossos conteúdos

Estão abertos os Jogos Olímpicos de Paris, veja os melhores momentos;

Absolutamente deslumbrante com imagens incríveis, as Olimpíadas voltam para sua primeira casa, onde tudo começou. As margens do Rio Sena, 320 mil pessoas acompanharam a passagem de 206 delegações, enquanto uma figura mascarada e  enigmática, fazia a marcha a caminho da pira olímpica com o mundo todo observando o espetáculo.

Um momento único do presente; absoluto, irreverente, inovador, contagiante, mostrando nossa realidade de sonhos desafiada a viver o contemporâneo, com ousadia e atitude. A provocação do espírito Olímpico lança sobre a humanidade o dever da superação, do ineditismo,  do desbravar caminhos inteligentes e definitivamente imprescindíveis no encontro com nossa linha do tempo.  

Uma Amazona metálica, representando o espírito olímpico, galopou no rio Sena, como uma fagulha da vida que vai em busca do futuro, deslocando-se sobre as águas, e encontrando seu destino aos pés do Torre Eiffel. 

Ali o humanidade viveu um momento apoteótico de hasteamento do pavilhão dos jogos, ao som mágico do Hino Olímpico. A vida e o desafio dos 100 milhões de refuagidos foi o tema do discurso de Alto comissário das nações Unidas - conclamando e istigando o mundo a desenvolver políticas voltadas à inclusão.

A prefeita de Paris, Anne Hidalgo, o presidente do comitê organizador dos Jogos Olímpicos, Tony Estanguet, além do Presidente da República, Emmanuel Macron, e os milhares de voluntários, foram lembrados nos agradecimentos de Thomas bach - Presidente do Comitê Olímpico Internacional, que concluiu sua fala dizendo; "alguns podem dizer que nós, no mundo Olímpico, somos sonhadores, mas nós não somos os únicos. E o nosso sonho está se tornando uma realidade essa noite, uma realidade que todos podem ver. Atletas olímpicos de todas as partes do mundo demonstrando que nós, seres humanos, somos capazes de grandes coisas".

Então, continuou; "eu os convido a todos, sonhem conosco, como os atletas olímpicos, sejam inspirados com a alegria que só o esporte pode dar. Vamos celebrar o espírito olímpico vivendo em Paz. Uma humanidade singular, unida em meio a diversidade. E, é por isso que esta noite, com o coração carregado das mais fortes emoções, convido o mundo inteiro; vamos celebrar juntos com todos os atletas a alegria dos esportes. Tenhamos esperança no futuro; viva os jogos olímpicos, viva a França", disse.

Logo após o presidente Macron declarou aberta a 33ª Olimpíada Mundial de Paris.

A seguir o mascarado entregou a Zinédine Zidane a tocha olímpica e continuou o show de luzes absolutamente espetacular na Torre Eiffel. Enquanto os atletas franceses consagrados, se sucediam na condução da chama, a caminho da Pira Olímpica. 

Fazendo jus a história dos irmãos franceses Joseph-Michel e Jacques-Étienne Montgolfier, os mais importantes para o processo de evolução dos balões, que desenvolveram o primeiro balão de hidrogênio; então uma série de atletas campeões do país sede, foram se revezando a caminho da pira olímpica.

Quando o casal de atlêtas com os bastões da chama tocou o monumento em forma de balão, protagonizou o desfecho apoteótico da cerimônia de abertura da 33ª Olimpíada Mundial de Paris, acendendo a Pira Olímpica e causando grande Comoção. Assim, o espírito Olímpico está de volta a Cidade Luz onde foi parido, pronto para encantar o Mundo. Veja os melhores momentos;

Por Eduardo Mendes.




Compartilhe essa notícia

Receba novidades