DIA 5 DE JULHO
05 / JUL / 1687
Isaac Newton publica "Princípios Matemáticos da Filosofia Natural", uma das obras mais importantes de todos os tempos
No dia 5 de julho de 1687 foi publicado pela primeira vez "Philosophiae Naturalis Principia Mathematica" (ou Princípios Matemáticos da Filosofia Natural), uma série de três livros de autoria do alquimista, astrônomo, matemático, filósofo, físico e teólogo britânico Sir Isaac Newton. Considerado um dos cientistas mais influentes de todos os tempos, ele teve papel fundamental para a realização da Revolução Científica, evento que mudou a compreensão da humanidade em relação ao cosmos nos séculos XVI e XVII.
Como a Royal Society havia esgotado seus recursos para a publicação do livro "História dos Peixes", de Francis Willughby, o livro de Newton foi bancado pelo astrônomo real Edmond Halley, famoso por ter calculado a periodicidade do cometa que leva seu sobrenome. Tratou-se de um ato perspicaz de Halley, já que a obra de Newton é considerada uma das publicações mais importantes de todos os tempos.
05 / JUL / 1811
Assinou-se a Ata de Independência da Venezuela
A Independência de Venezuela foi o processo emancipador desenvolvido entre 1810 e 1821 para romper os laços coloniais que existiam entre esse território e o Império Espanhol. Entre os fatores mais influentes deste processo destacam-se o desejo de poder por parte dos grupos crioulos venezuelanos que possuíam um status social e econômico mas não político, por isso precisavam conseguir o cessar das funções de quem até então tinha exercido o comando na Venezuela, entre eles: o militar espanhol Vicente de Emparan, o Intendente do Exército e Real Fazenda Vicente Basadre, e demais membros da Real Audiência, junto com outros altos servidores públicos espanhóis.
Através da Ata de Declaração da Independência da Venezuela, sete províncias espanholas, pertencentes a Capitanía Geral venezuelana na América do Sul, declararam sua independência do Reino de Espanha e isso implicou a ruptura definitiva com o nexo colonial espanhol. O documento foi redigido principalmente pelo militar e ideólogo venezuelano, Juan Germán Roscio e assinada em 5 de Julho de 1811 na Capela Santa Rosa de Lima de Caracas por seus pares venezuelanos Simón Bolívar e Francisco de Miranda.
O aniversário da assinatura celebra-se como o "Dia da Independência de Venezuela". Nesta data, o texto autêntico do Ata de Independência de Venezuela, fundamental para a história venezuelana, não foi localizado, mas em seu momento foi conhecido graças a sua reprodução na Gazeta de Caracas e no semanário O Publicista de Caracas.
05 / JUL / 1922
Eclode no Rio de Janeiro a Revolta dos 18 do Forte de Copacabana
No dia 5 de julho de 1922 eclodiu no Rio de Janeiro a Revolta dos 18 do Forte, também conhecida como Revolta do Forte de Copacabana. O episódio foi o primeiro levante do Tenentismo. O movimento teve como objetivo buscar a queda da República Velha, cujas características oligárquicas se opunham ao ideal democrático almejado por setores das forças armadas, em especial oficiais de baixa patente como tenentes, sargentos, cabos e soldados.
A revolta representava também a insatisfação de outros estados como Rio Grande do Sul, Pernambuco e Bahia com a divisão política existente, conhecida como política do café-com-leite. O descontentamento entre os militares era crescente. Diversas unidades do Rio de Janeiro se organizaram para realizar um levante contra o presidente em exercício Epitácio Pessoa (representante da oligarquia que dominava o país) e Arthur Bernardes que assumiria o cargo em novembro.
05 / JUL / 1941
Iniciou guerra peruano - equatoriana
O Peru e o Equador sustentaram, desde sua independência a princípios do século XIX e até 1998, uma disputa territorial sobre regiões amazônicas e dos Andes, que constituiu o mais longo conflito destas características no hemisfério ocidental. O confronto ocorreu durante dois séculos o que permeou as relações peruano-equatorianas em todos os aspectos para além do âmbito militar e diplomata.
A guerra peruano-equatoriana ou também conhecida como a Guerra do 41 pelo ano em que aconteceu, foi uma das três disputas armadas travadas entre estes países latinoamericanos. Começou em 5 de Julho de 1941 e terminou formalmente em 31 de Julho do mesmo ano, mediante a assinatura do Protocolo do Rio de Janeiro, desenvolvido para por ponto final ao confronto entre ambas nações. Equador, teve que aceitar a livre navegação pelo rio Amazonas e suas afluentes setentrionais, direito consagrado no Protocolo, e inclusive uma permissão para estabelecer dois embarcadouros comerciais nas suas orlas. A partir da assinatura da paz, os dois povos reconheceram tudo o que têm em comum com relação à história e cultura, e passaram a se considerar efetivamente como irmãos.
05 / JUL / 1946
O biquíni é apresentado
Em 5 de julho de 1946, o estilista francês Louis Reard apresentou um ousado traje de banho de duas peças na Piscine Molitor, uma piscina popular em Paris. A showgirl parisiense Micheline Bernardini foi a modelo que estreou a nova moda, batizada de “biquíni” por Read. Ele se inspirou em um teste atômico norte-americano no Atol de Biquíni, no Oceano Pacífico, que foi motivo de grande cobertura jornalística na mesma semana.
Mulheres europeias começaram a vestir trajes de banho de duas peças, que consistia em um top e shorts nos anos 1930, mas apenas uma parte da barriga era revelada e o umbigo era vigilantemente coberto. Nos Estados Unidos, o modesto traje fez sua primeira aparição durante a II Guerra Mundial, quando o racionamento de tecido fez com que partes de roupa supérfluas fossem dispensadas. Enquanto isso, na Europa, as atividades relacionadas à moda de praia (assim como quase todas que não eram militares) estavam paralisadas.
Em 1946, europeus saudaram o primeiro verão sem guerra em anos, e estilistas franceses surgiram com peças de roupa que combinavam com o clima de libertação das pessoas. Dois deles, Jacques Heim e Louis Reard, desenvolveram protótipos concorrentes do biquíni. Heim chamou o dele de “átomo” e o promoveu como “o menor traje de banho do mundo”. O traje de Reard,que era basicamente um sutiã e dois triângulos invertidos de tecido amarrados por um cordão, era significativamente menor. Reard promoveu sua peça como sendo “menor que o menor traje de banho do mundo” e a chamou de biquíni.
Ao planejar a estreia do seu novo traje de banho, Reard teve dificuldades em achar uma modelo profissional que ousasse usar a peça escandalosamente mínima. Então ele chamou Micheline Bernardini, uma dançarina exótica do Cassino de Paris, que não tinha pudores em aparecer seminua em público. Em alusão às manchetes que ele sabia que iria conquistar, Reard estampou as peças com notícias de jornal. O biquíni foi um sucesso imediato, especialmente entre os homens, e Bernardini recebeu cerca de 50 mil cartas de fãs.
Logo em seguida, jovens corajosas usando biquíni causavam sensação na costa mediterrânea. A Espanha e a Itália proibiram a peça em praias públicas, mas depois se rendaram às mudanças , quando o biquíni se popularizou nos anos 1950. O negócio de Reard decolou e ele manteve a mística do biquíni viva ao declarar que um traje de duas peças não era um biquíni genuíno, “a menos que pudesse passar por dentro de uma aliança”.
05 / JUL / 1951
William Shockley inventou o transistor
Nos pudicos Estados Unidos, houve uma resistência bem-sucedida ao biquíni até o começo dos anos 1960, quando uma nova ênfase à liberação juvenil inundou as praias americanas com a peça. A criação foi imortalizada com a música “Itsy Bitsy Teenie Weenie Yellow Polka-Dot Bikini” (“Biquíni de Bolinha Amarelinho”, na versão brasileira), com filmes de praia e com a cultura do surfe, celebrada por grupos de rock como os Beach Boys. Desde então, a popularidade do biquíni nunca parou de crescer.
William Bradford Shockley, foi um físico estadounidense, premiado com o Prêmio Nóbel de Física em 1956. Inventou o transistor de união em 5 de Julho de 1951 (dispositivo eletrônico semicondutor que cumpre funções de amplificador, oscilador, comutador ou retificador. Atualmente são encontrados em todos os produtos domésticos de uso diário: rádios, televisões, gravadores, aparelhos reprodutores de áudio e vídeo, fornos de micro-ondas, lavadoras, automóveis, equipamentos de referigeração, alarmes, relógios, computadores, calculadoras, impressoras, lustres fluorescentes, equipamentos de raios X, tomógrafos, ecógrafos, aparelhos reprodutores mp3, celulares, etc.).
No final de 1960, Shockley realizou umas controvertidas declarações a respeito das diferenças intelectuais entre as raças, defendendo que os testes de inteligência mostravam um fator genético na capacidade intelectual. Criou seus próprios laboratórios na Califórnia, mas sua forma de levar a empresa provocou que oito de seus pesquisadores em 1957 abandonassem a companhia. Entre eles estavam Robert Noyce e Gordon Moore que mais tarde criaram a Intel (empresa multinacional que fabrica microprocessadores, circuitos integrados especializados tais como circuitos integrados auxiliares para placas base de computador e outros dispositivos eletrônicos).
05 / JUL / 1996
Nasce a ovelha Dolly, primeiro mamífero clonado a partir de uma célula adulta
No dia 5 de julho de 1996, nascia a ovelha Dolly, primeiro mamífero a ser clonado com sucesso a partir de uma célula adulta. Ela criada por investigadores do instituto escocês Roslin, onde viveu toda a sua vida. Ian Wilmut, até então quem teria realizado a clonagem, afirmou em 2006 que Keith Campbell seria, na verdade, o maior responsável pelo experimento científico. O nome Dolly é uma referência aos seios da atriz Dolly Parton, pois o animal foi clonado a partir das células da glândula mamária de uma ovelha adulta, com cerca de seis anos, por uma técnica conhecida como transferência somática de núcleo. Apesar de ter sido clonada, Dolly teve uma vida normal e deu à luz dois filhotes.
Em 1999, foi divulgado na revista Nature que Dolly poderia desenvolver algum tipo de envelhecimento precoce por conta da sua clonagem. Em 2002, foi divulgado que a ovelha sofria de um tipo de artrite degenerativa, o que foi interpretado por alguns setores como sinal de envelhecimento. Ela morreu no dia 14 de fevereiro de 2003, após ser abatida para evitar uma morte dolorosa por causa de infecção pulmonar sem cura. O seu corpo empalhado está exposto no Royal Museum, em Edimburgo, Escócia.
05 / JUL / 2016
Sonda Juno ingressa na órbita de Júpiter
Após quase cinco anos viajando pelo Sistema Solar, a sonda espacial Juno, da NASA, ingressou na órbita de Júpiter no dia 5 de julho de 2016. A manobra para que o veículo fosse atraído pela gravidade do maior planeta do nosso Sistema Solar demorou em torno de 35 minutos.
A missão Juno custou U$ 1,1 bilhão e tem como objetivo explorar a origem e evolução de Júpiter para buscar mais informações sobre a formação de outros planetas. Júpiter é 11 vezes maior do que a Terra e tem 300 vezes a massa de nosso planeta. O planeta precisa de 12 anos terrestres para completar uma volta em torno do Sol. Um dia em Júpiter é equivalente a apenas dez horas na Terra.
Juno é a segunda sonda a entrar na órbita de Júpiter. A Galileo passou oito anos pesquisando o planeta e suas luas. Galileo, porém, não possuía as ferramentas de Juno para pesquisar o que ocorre sob as nuvens do planeta.
History.