DIA 09 DE JUNHO
09/JUN - Do ano de 0068 - Assassinato de Nero
O imperador romano Lúcio Cláudio Nero nasceu em 15 de dezembro do ano 37 e morreu em 9 de junho de 68. No final do ano 67 ou princípios do ano 68, Caio Júlio Víndice, governador da Gália Lugdunense, rebelou-se contra a política fiscal de Nero. O imperador enviou Lúcio Virgínio Rufo, governador da Alemanha Superior para sufocar a revolta e Víndice, com o objetivo de procurar aliados, pediu apoio a Galba, governador da Hispânia Tarraconense.
Virgínio Rufo, no entanto, derrotou Víndice e este suicidou-se. Galba, por sua vez, acabou sendo declarado inimigo público. Nero havia recuperado o controle militar do Império, mas em contrapartida foi utilizado por seus inimigos em Roma. Em junho de 68, o senado votou que Galba fosse proclamado imperador e declarou Nero inimigo público, utilizando para isso a Guarda Pretoriana, que havia sido subornada. Ante esta situação, Nero fugiu e pediu a um de seus secretários que o assassinasse com uma faca. Depois de sua morte o Império desapareceu numa série de guerras civis conhecidas como o Ano dos Quatro Imperadores.
09 / JUN / 0411
Golpe de estado em Atenas resulta na breve oligarquia do Conselho dos Quatrocentos
Em 9 de junho do ano 411 a.C houve um golpe de estado em Atenas que culminou com a tomada de poder por uma oligarquia. O movimento foi o resultado de uma revolução que ocorreu durante a Guerra do Peloponeso, entre Atenas e Esparta. O golpe derrubou o governo democrático da antiga Atenas e o substituiu durante um breve período por um grupo oligárquico conhecido como O Conselho dos Quatrocentos.
Na esteira da crise fiscal causada pela fracassada Expedição Siciliana das forças atenienses em 413 a.C., alguns homens da elite ateniense, que por muito tempo já estavam insatisfeitos com a ampla democracia da cidade-estado, procuraram estabelecer uma oligarquia elitista. Eles acreditavam que poderiam administrar as finanças, as guerras e a política externa com maior eficiência do que o governo existente.
O movimento em direção à oligarquia foi liderado por um grupo de atenienses proeminentes e ricos, que ocupavam posições de poder no exército, coordenados pelo general Alcebíades. Os oligarcas planejaram dois golpes: um em Atenas e outro em Samos, onde a marinha ateniense tinha base.
O golpe em Atenas saiu como planejado e os conspiradores tomaram o poder. A cidade acabou sob o controle do Conselho dos Quatrocentos. Ao contrário de Atenas, os conspiradores em Samos tiveram seus planos frustrados pelos líderes democráticos que faziam parte da frota ateniense. Os homens da frota, ao tomarem conhecimento do golpe, depuseram seus generais e elegeram novos em seu lugar.
O governo do Conselho dos Quatrocentos em Atenas foi instável desde o início, pois logo surgiram conflitos entre oligarcas moderados e extremistas. Os moderados, liderados por Theramenes e Aristocrates, pediram a substituição dos Quatrocentos por uma oligarquia mais ampla dos "Cinco Mil".
Sob pressão, os líderes extremistas iniciaram negociações de paz com Esparta e começaram a construir uma fortificação no porto de Piraeus. Depois que o líder dos extremistas, Frínico, foi assassinado, os moderados ficaram mais agressivos e prenderam um general extremista em Piraeus. Seguiu-se um confronto, que terminou com a derrubada da nova fortificação. Vários dias depois, o Conselho dos Quatrocentos foi substituído oficialmente pelos Cinco Mil, que governaram por mais alguns meses, até depois da vitória ateniense em Cízico.
Imagem: Leo von Klenze (1784–1864), via Wikimedia Commons
09 / JUN / 1870
Morte de Charles Dickens
Novelista, jornalista e um dos escritores mais conhecidos na literatura inglesa e universal. Nas suas obras combinou com grande destreza humor, sentimento trágico e ironia, a crítica social, descrevendo pessoas e lugares, tanto reais como imaginárias. Nasceu em 7 de Fevereiro de 1812 e morreu em 9 de junho de 1870.
Em muitas ocasiões, utilizava o pseudônimo de Boz. As obras mais destacadas são: Papéis Póstumos do Clube Pickwick(1836-1837), Oliver Twist (1837-1839), Nicolas Nickleby (1838-1839), Armazém de ambiguidades (1840-1841), Barnaby Rudge (1841), Canção de Natal (1843), Martin Chuzzlewit (1843-1844), Dombey e filho (1846-1848), David Coperfield (1849-1850), Casa desolada (1852-1853), Tempos difíceis (1854), A pequena Dorrit (1855-1857), História de duas cidades (1859), Grandes esperanças (1860-1861), O nosso amigo comum (1864-1865) e El guardavía (1866).
09 / JUN / 1900
Nasce o autor de O Pequeno Príncipe, Antoine de Saint-Exupéry
Antonie de Saint-Exupéry foi um aviador e letrado francês que só viveu 44 anos. Nasceu em Lyon, em 9 de Junho de 1900 e faleceu no ano de 1944. Sua obra mais famosa e pela qual tem transcendido é O Pequeno Príncipe, um livro que bateu recordes de venda no mundo e em todas as línguas desde 1943, ano em que se publicou pela primeira vez em francês.
Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas.
Na realidade, nunca se soube o que aconteceu com ele, pois desapareceu para sempre numa missão de reconhecimento, quando sobrevoava a França ocupada pelos nazistas, durante a Segunda Guerra Mundial. Saint-Exupéry começou escrevendo em prosa lírica de caráter novelesco e, posteriormente, continuou com diários, relatórios e cartas. Seus textos são consequência de reflexões profundas de índole humanista e de crítica à cultura. Entre suas novelas sobressaem Voo Noturno e O Correio do Sul.
09 / JUN / 1924
Uruguai se consagra o primeiro campeão olímpico de futebol da América Latina
No dia 9 de junho de 1924, o Uruguai se tornou o primeiro campeão olímpico latino americano de futebol ao conquistar a medalha de ouro nas Olimpíadas de Paris, em 1924. O torneio foi disputado por 16 países, e o Uruguai fez a sua estreia com uma elástica vitória por 7 a 0 sobre a Iugoslávia.
Depois, em outra grande atuação, goleou a França por 5 a 1 e eliminou a Holanda após uma sofrida vitória por 2 a 1. Na final, os uruguaios venceram a Suíça por 3 a 0, com gols de Pedro Petrone, José Pedro Cea e Angel Romano. O Uruguai voltaria a ganhar a medalha de ouro nos Jogos de Amsterdã, em 1928.
09 / JUN / 1983
Eleições britânicas consagram Margaret Thatcher e o Partido Conservador
Em 9 de junho de 1983, as eleições gerais no Reino Unido consagraram o Partido Conservador, liderado por Margaret Thatcher. Com o resultado, Thatcher continuou a ser a primeira-ministra britânica, cargo que ocupava desde 1979. O partido não só manteve a maioria absoluta que detinha, como ampliou-a, conquistado 397 assentos do parlamento, mais 58 em relação a 1979.
Apesar da baixa popularidade inicial do governo conservador, causada pela recessão e por um recorde de mais de três milhões de britânicos desempregados, Thatcher reconquistou os eleitores com a vitória na Guerra das Malvinas e com a recuperação gradual da economia do país. Esses fatores são apontados como os motivos da vitória esmagadora do partido. Já o Partido Trabalhista sofreu um resultado desastroso, perdendo mais de 60 deputados e caindo mais de 9% nos votos em relação a 1979.
Imagem: Margaret Thatcher Foundation, via Wikimedia Commons
09 / JUN / 1993
Lançado o sucesso de bilheteria Jurassic Park
09 / JUN / 1999
Guerra do Rep. da Iugoslávia e OTAN assinam tratado de pazFeriados e eventos cíclicos
HOJE DIA 09 DE JUNHO
NO BRASIL
Dia do Porteiro.
Dia do Tenista.
Dia do Funcionário Público responsável pelo apenso.
Aniversário do município de Magé, Rio de Janeiro.
Aniversário do município de Pitangui, Minas Gerais.
Internacional
Dia dos Arquivos
Mitologia Romana
Roma antiga: Festival de Vestália, em honra a Vesta, deusa do lar e senhora do fogo sagrado.
Igreja Católica
Dia de São Columba.
Dia de São Efrém da Síria.
Dia de São José de Anchieta.
Dia de Santos Primo e Feliciano.
Com Wikipédia e Hystori