Mais categorias

Navegue pelos nossos conteúdos

DIA 08 DE NOVEMBRO

Feriados e eventos cíclicos

Internacional

Dia Mundial do Urbanismo
Dia Feliz - Comemorado em diversos locais e países.

Brasil

Aniversário do município de Guaimbê, São Paulo
Aniversário do município de Jaguaribe, Ceará
Feriado municipal em Campo Belo do Sul, Santa Catarina: festa da padroeira Nossa Senhora do Patrocínio

Dia do técnico em radiologia.

Cristianismo

Isabel da Trindade
João Duns Escoto
Johann von Staupitz
Papa Adeodato I
Quatro Mártires Coroados
Tisílio

Wikipédia

CHATGPT TRAZENDO OS DESTAQUES DESTE 8 DE NOVEMBRO

Aqui estão alguns eventos históricos relevantes do dia 8 de novembro:

1. 1633– O matemático e astrônomo italiano Galileu Galilei é julgado pela Inquisição Romana por suas ideias sobre o heliocentrismo, que contradiziam a visão oficial da Igreja.

2. 1895– Wilhelm Conrad Röntgen descobre os raios X, uma descoberta revolucionária que permitiu grandes avanços na medicina e nas ciências.

3. 1923 – Adolf Hitler lidera o Putsch da Cervejaria** em Munique, uma tentativa frustrada de golpe de estado que marcou sua primeira tentativa de tomar o poder na Alemanha.

4. **1960** – **John F. Kennedy** é eleito presidente dos Estados Unidos, tornando-se o presidente mais jovem a ser eleito no país e o primeiro de religião católica.

5. 1971 – Led Zeppelin lança seu quarto álbum, frequentemente chamado de **Led Zeppelin IV**, incluindo o icônico sucesso "Stairway to Heaven".

6. 1994 – O Republicano Newt Gingrich e seu partido conquistam a maioria no Congresso dos EUA após mais de 40 anos de domínio democrata, um marco conhecido como a Revolução Republicana.

7. 2004 – Um grande apagão atinge o Brasil, deixando milhares de pessoas sem energia elétrica em várias regiões.

Esses eventos destacam descobertas, mudanças políticas e momentos culturais que marcaram o mundo, refletindo o impacto de 8 de novembro em diferentes eras e contextos.

OS DESTAQUES DO HISTORY

08 / Nov / 1799
Enforcados os condenados pela participação na Conjuração Baiana

Quatro condenados à morte pela participação no movimento emancipacionista da Conjuração Baiana (também chamada de Revolta dos Alfaiates ou Revolta dos Búzios) foram enforcados em um dia como este, no ano de 1799. Desta maneira, morreram o soldado Lucas Dantas do Amorim Torres, o aprendiz de alfaiate Manuel Faustino dos Santos Lira, o soldado Luís Gonzaga das Virgens e o mestre alfaiate João de Deus Nascimento. Eles tiveram as cabeças cortadas e expostas ao público como exemplo.

Os primeiros passos para o movimento da Conjuração Baiana ocorreram no dia 12 de agosto de 1789, na então Capitania da Bahia. Os revoltosos deste movimento de caráter popular foram influenciados pela independência das Treze Colônias Inglesas, por ideias iluministas, republicanas e emancipacionistas. Eram exigidos do poder imperial a libertação dos escravos, a instauração de um governo igualitário, instalação de uma república na Bahia, liberdade de comércio e o aumento dos salários dos soldados. Contudo, a revolta sofreu com a denúncia dos seus participantes e, no dia 8 de novembro, houve a execução dos condenados à pena capital. Outros foram condenados ao degrado, para viver em outros territórios distantes, além de 500 chibatadas no Pelourinho.

08 / Nov / 1847
Nasce Bram Stoker, autor do livro Drácula

No dia 8 de novembro de 1847 nascia em Clontarf, Dublin, na Irlanda, Bram Stoker, autor do romance de terror "Drácula", publicado em 1897. Ícone da cultura pop, o vilão é destaque em centenas de filmes, livros, peças de teatro e outras formas de entretenimento.

Passada na Inglaterra vitoriana, o livro conta a história de um nobre vampiro da Transilvânia, o Conde Drácula, que vaga na noite escura, à procura de pescoços humanos para morder, pois precisa de sangue para sobreviver. Apesar de ter ficado famoso como o “pai” do Drácula, o personagem de Bram Sotker tem origem no folclore antigo. Essas criaturas míticas, que não produzem sombra, não possuem imagem refletida em espelhos e são mortas somente com uma estaca em seu coração apareceram anteriormente no conto The Vampyre (1819), do escritor Inglês John William Polidori. A obra é creditado como aquela que deu o ponta pé inicial ao gênero moderno da literatura de vampiros.

Bram Stoker morreu aos 64 anos, no dia 20 de abril de 1912, em Londres. Ele publicou outros romances, porém nenhum alcançou o mesmo sucesso de "Drácula".

08 / Nov / 1895
Físico alemão descobre o raio X

No dia 8 de novembro de 1895, o físico Wilhelm Conrad Rontgen (1845-1923) tornou-se a primeira pessoa a observar os raios X, o que significou mais tarde um avanço científico significativo que beneficiaria, principalmente, a medicina, fazendo visível o invisível. A descoberta de Röntgen ocorreu acidentalmente em seu laboratório na cidade de Wurzburg, na Alemanha, onde ele testava se os raios catódicos podiam passar através do vidro.

Neste dia, ele notou um brilho vindo de uma tela revestida quimicamente, que estava próxima. Ele chamou os raios que causaram este brilho de raios X por causa de sua natureza desconhecida. Os raios X são ondas de energia eletromagnética que agem de forma semelhante aos raios de luz, mas em comprimentos de onda cerca de 1.000 vezes menor do que os da luz. Rontgen realizou uma série de experimentos para entender melhor sua descoberta.

Ele percebeu que os raios X poderiam penetrar a carne humana, mas que não passavam por ossos ou chumbo e, portanto, pode ser fotografado. A descoberta de Röntgen foi rotulada como um milagre médico, e o raio X logo se tornou uma importante ferramenta de diagnóstico na medicina, permitindo que os médicos enxergassem, pela primeira vez, o interior do corpo humano sem cirurgia.

Em 1897, os raios X foram utilizados num campo de batalha militar, durante a Guerra dos Bálcãs, para encontrar balas e ossos quebrados nos pacientes. Os cientistas foram rápidos em perceber os benefícios dos raios X, mas demoraram para compreender os efeitos nocivos da radiação. Inicialmente, acreditava-se que os raios X eram inofensivos como a luz. No entanto, anos depois, pesquisadores relataram casos de queimaduras e danos à pele após a exposição aos raios e, em 1904, o assistente de Thomas Edison, Clarence Dally, que havia trabalhado extensivamente com raios X, morreu de câncer de pele.

A sua morte fez com que alguns cientistas levassem mais a sério os riscos da radiação. Durante as décadas de 30, 40 e 50 muitas lojas de calçados dos Estados Unidos usavam aparelhos raios X para permitir que os clientes vissem os ossos dos pés, contudo, a partir da década de 1950 esta prática passou a ser considerada arriscada. Wilhelm Rontgen recebeu inúmeros elogios por seu trabalho, incluindo o primeiro Prêmio Nobel de Física em 1901, mas ele não se gabou de sua descoberta e nunca tentou patenteá-la. Hoje, a tecnologia de raio X é amplamente utilizada na medicina, análise de materiais e dispositivos, tais como a segurança de aeroportos.

08 / Nov / 1934
Morre o cientista e médico brasileiro Carlos Chagas

No dia 8 de novembro de 1934 morria Carlos Chagas, um dos grandes cientistas do Brasil. Ele faleceu aos 55 anos de idade, vítima de um infarto em sua residência, no Rio de Janeiro. Grande representante da medicina preventiva no Brasil, ele trabalhou com o médico sanitarista Oswaldo Cruz pela erradicação da malária no país, no combate à leptospirose e doenças venéreas.

Contudo, ficou conhecido pela identificação de uma doença misteriosa, que mais tarde foi batizada de Doença de Chagas. O médico descobriu que ela é transmitida por um protozoário então desconhecido, o Trypanosoma cruzi (nome em homenagem ao seu mentor Oswaldo Cruz), que vive no organismo do mosquito "barbeiro", habitante de fendas das casas de pau-a-pique.

Quando o inseto pica a pele humana, imediatamente evacua. Sua picada causa coceira e, ao passar a mão sobre a pele, as fezes entram na corrente sanguínea e contaminam a vítima. A doença age lentamente ao longo dos anos e causa problemas em vários órgãos como fígado e coração, podendo muitas vezes levar à morte.

Por conta de sua descoberta, Carlos Chagas recebeu o título de doutor honoris causa da Universidade de Harvard e da Universidade de Paris. Sem nunca deixar o setor da saúde pública, ele trabalhou no Instituto Oswaldo Cruz (então Instituto Manguinhos), do qual foi diretor. Também foi professor na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, na área de doenças tropicais, higiene e saúde pública.

08 / Nov / 1937
Estreia na Alemanha a exposição antissemita "O Judeu Eterno"

Em 8 de novembro de 1937, estreou em Munique, na Alemanha, uma mostra de "arte degenerada" intitulada "O Judeu Eterno". Promovido pelos nazistas, o evento tinha o objetivo de menosprezar as obras exibidas, fazendo com elas fossem alvo de escárnio e reprovação. Foi a maior exposição antissemita pré-guerra promovida no país.

As obras de arte exibidas nessas exposições geralmente consistiam em trabalhos de autoria de artistas de vanguarda, especialmente expressionistas, como Max Beckmann, Ernst Kirchner e Emil Nolde, que haviam sido celebrados na década de 1920 ("arte degenerada" foi um termo adotado pelo Partido Nazista para descrever a arte moderna). A exposição também mostrava caricaturas e fotografias apontando as "características tipicamente judaicas" de figuras públicas como Leon Trotsky e Charlie Chaplin. Os nazistas acusavam os judeus de estarem “bolchevizando” a Alemanha.

O cartaz da exposição apresentava uma imagem preconceituosa de um judeu oriental segurando moedas de ouro em uma mão e um chicote na outra. A exposição atraiu 412.300 visitantes, mais de 5 mil por dia. O conceito do "judeu eterno" ou "judeu errante" é muito mais antigo que o nazismo. Ele tem origem em uma lenda literária e popular sobre um judeu que zombou ou maltratou Jesus enquanto estava a caminho da cruz e, por isso, foi condenado a vagar pela Terra até o Dia do Julgamento.

Depois de Munique, a exposição foi para Viena em 2 de agosto de 1938 e para Berlim em 12 de novembro do mesmo ano. Boletins de ocorrência da polícia apontam que houve um aumento de incidentes antissemitas e, em alguns casos, violência contra a comunidade judaica nas cidades que receberam a mostra.

08 / Nov / 1939
Hitler sobrevive à tentativa de assassinato

Em um dia como este, no ano de 1939, uma bomba explodia um um pilar, atrás do palanque, onde Adolf Hitler havia recém terminado um discurso, em Munique. A bomba explodiu 12 minutos depois que Hitler terminou de falar. O líder nazista não se machucou, mas 7 pessoas morreram e outras 63 ficaram feridas.

O autor do atentado foi Johann Georg Elser, um alemão opositor ao regime de Hitler. Ele foi preso antes mesmo de a bomba explodir, quando tentava atravessar a fronteira para a Suíça. Elser estava preso no campo de concentração de Dachau, em 1945, quando Hitler deu a ordem para a sua execução. Ele foi assassinado com um tiro, no dia 9 de abril, época em que a derrota da Alemanha na Segunda Guerra Mundial era iminente.

O discurso de Hitler naquele dia 8 de novembro de 1939 era em comemoração ao 16o. aniversário da desastrosa tentativa de golpe de estado que o partido nazista planejou contra o governo da região alemã da Baviera, em 1923. O fato, que ficou conhecido como "Golpe da Cervejaria", levou Hitler e outros seguidores para a cadeia. Hitler foi condenado a cinco anos de prisão, mas cumpriu apenas nove meses. Neste tempo, ele escreveu o livro Mein Kampf ("Minha Luta").

08 / Nov / 1971
Lançado o disco Led Zeppelin IV, de "Stairway to Heaven"

Um dos discos mais vendidos da história do rock era lançando em um dia como este, no ano de 1971. Como a banda britânica Led Zeppelin não dava títulos aos seus álbuns este disco ficou conhecido como Led Zeppelin IV.

Era o quarto álbum do grupo, que tinha como faixa principal "Stairway to Heaven", canção composta pelo guitarrista Jimmy Page e pelo vocalista Robert Plant enquanto eles estavam em turnê pelos Estados Unidos. Como o álbum não teve nome, ficou decidido que cada um dos quatro membros da banda iriam escolher um símbolo que seria publicado na capa. Foram escolhidas duas "runas" e outros dois símbolos considerados mágicos ou com vários significados.

O álbum teve imensa aceitação pelo público, foi sucesso de vendas e "Stairway to Heaven" se tornou uma das músicas de rock mais conhecidas de todos os tempos. A banda Led Zeppelin sofria grande pressão da gravadora, críticos e também do seu agente para colocar um título dos seus trabalhos. Contudo, para Jimmy Page, "nomes e títulos não significam nada". E, assim, eles seguiram com a decisão para tentar encerrar o assunto de uma vez por todas.

08 / Nov / 2005
Game Guitar Hero é lançado na América do Norte 

Considerado um dos games mais influentes da primeira década do século XXI, Guitar Hero foi lançado, originalmente, no dia 8 de novembro de 2005 na América do Norte. Trata-se de um jogo musical desenvolvido pela Harmonix e lançado pela RedOctane para o console PlayStation 2.O game foi lançado no dia 7 de abril de 2006 na Europa e dia 15 de junho de 2006 na Austrália.

O jogo apresenta um controle em forma de guitarra (semelhante a uma miniatura da Gibson SG) que o jogador usa para simular os acordes do instrumentos.O jogador pressiona os botões do controle ao mesmo tempo em que as notas musicais aparecem na tela. O “set list” do Gutiar Hero conta com covers de 30 canções de rock a partir da década de 60, com faixas-bônus. Guitar Hero foi um sucesso de crítica, público e vendas. O sucesso do game resultou em uma franquia, sequências do jogo e demais produtos, faturando mais de US $ 2 bilhões em vendas.

08 / Nov / 2020
Cantora Vanusa morre aos 73 anos


A cantora Vanusa morreu em 8 de novembro de 2020, aos 73 anos, em uma casa de repouso em Santos (SP). De acordo com a família, a causa da morte foi uma insuficiência respiratória. Alguns dias antes ela havia recebido alta de um hospital após ter sido internada uma pneumonia.

Nascida em Cruzeiro (SP), Vanusa Santos Flores tornou-se vocalista do conjunto Golden Lions aos 16 anos. Em 1966, durante os últimos anos da Jovem Guarda, apresentou-se no programa O Bom, de Eduardo Araújo, na extinta TV Excelsior de São Paulo. Logo, foi contratada pela RCA Victor e fez sucesso com a canção "Pra Nunca Mais Chorar".

Em 1968, gravou seu primeiro disco, estreando ainda como compositora em três canções. Cinco anos depois, em seu quarto LP, já como contratada da gravadora Continental, lançou seu maior sucesso: "Manhãs de Setembro". Em 1975, lançou outro hit: "Paralelas", composição de Belchior. Em 1977, protagonizou ao lado de Ronnie Von a telenovela Cinderela 77, da Rede Tupi.

A cantora foi casada duas vezes: com o músico Antônio Marcos e com o ator e diretor de televisão Augusto César Vannucci. Em 1997, publicou sua autobiografia: "Vanusa - A Vida Não Pode Ser Só Isso!". Em 2005, participou de vários concertos comemorativos aos 40 anos da Jovem Guarda. A partir de 2009 começou a apresentar problemas de saúde, sofrendo episódios de desorientação. Em 2015, lançou seu primeiro álbum de canções inéditas em vinte anos: "Vanusa Santos Flores", produzido por Zeca Baleiro.





Compartilhe essa notícia

Receba novidades