Mais categorias

Navegue pelos nossos conteúdos

Deputado do PT diz que partido precisa encampar fim da escala 6 x 1

Autor de uma proposta de emenda constitucional que fixa em 36 horas semanais a jornada de trabalho, o deputado federal Reginaldo Lopes (MG) pedirá ao PT, sua legenda, que encampe a ideia como diretriz partidária.

                    O deputado Federal Reginaldo Lopes (PT-MG), durante Seminário sobre a Reforma Tributária

"O PT deveria ser vanguarda nesse debate. Houve avanços tecnológicos e de produtividade enormes nos últimos anos, e isso deve se refletir também em ganho para o trabalhador", diz Lopes. A jornada atual, segundo a Constituição, é de 44 horas semanais.

Em 2019, ele apresentou um projeto que reduz a jornada gradualmente ao longo de dez anos. "É uma proposta flexível, que pode ser 4x3 ou 5x2, de forma conversada com as entidades empresariais, diz o parlamentar.

O debate sobre a jornada esquentou nos últimos dias com pressão de ativistas, sobretudo em redes sociais, contra a escala 6x1, ou seja uma folga para seis dias trabalhados. A deputada Erika Hilton (PSOL-SP) diz estar recolhendo assinaturas para apresentar uma emenda acabando com esse esquema de trabalho.

Lopes pretende apresentar a proposta ao partido em encontro marcado para o início de dezembro, no qual o PT vai discutir questões como estratégia eleitoral, diretrizes programáticas e comunicação, já visando a eleição de 2026.

De acordo com o deputado petista, é importante dar uniformidade à jornada no país. "Temos categorias em que em um lugar a jornada é de 38 horas, em outras passa de 40", diz.

Folha SP





Compartilhe essa notícia

Receba novidades