Mais categorias

Navegue pelos nossos conteúdos

DENGUE PREOCUPA CADA DIA MAIS EM SANTA ROSA

A Dengue em Santa Rosa.

O Jornal Noroeste on line, está fazendo uma comparação nada confortável para Santa Rosa em relação aos casos de dengue no município, comparado com as Missões. Santa Rosa tem 14.467 casos x contra 9.666 casos de toda a região missioneira.

São, conforme o IBGE; 303 mil habitantes nas Missões, e 77 mil de Santa Rosa, ou seja, uma população 4 vezes maior com 60% menos casos de dengue que Santa Rosa.

Em número de óbitos aqui 19. Lá, com 400% mais pessoas, 12 óbitos. Para que se possa compreender melhor a gravidade do risco e tamanho do problema, se Santa Rosa tivesse a população das missões, teríamos aqui em torno de 80 óbitos, isto é, em torno de 500% a mais. Um surto que precisamos vencer com ações mais enérgicas e eficientes.

Esses números são extremamente preocupantes, e apontam que a administração municipal está fracassando gravemente em relação a proteção da população santa-rosense. Não se pode querer tapar o sol com a peneira. Ninguém pode me acusar de profeta do caos.

Não podemos achar que estamos no caminho certo com essa derrota. O prefeito Mantei, muito antes de estar pensando em sua reeleição, deveria pensar mais seriamente nestes números, e promover um combate mais eficiente do vetor, o mosquito Aedes aegypti.

Santa Rosa sempre foi um exemplo pela qualidade de seus serviços hospitalares, não fosse isso, certamente esse número seria ainda mais grave. Os números de contaminados não deixam recair sobre os serviços hospitalares esta responsabilidade.

Osmar Terra, outra liderança expressiva de nossa região, especialmente nessa área de saúde, já devia ter agido em prol da comunidade para fazer valer sua expertise nesse tema. Se fez, não surtiu efeito.

Não sei qual o contingente de pessoas, viaturas e instrumentos disponibilizados para usar no combate do mosquito, mas, uma coisa eu sei, não tem sido o suficiente. Não é possível ver nossos conterrâneos morrendo e achar que é assim mesmo. Não é! O governo municipal está seriamente implicado nesse resultado grave de casos de dengue e de óbitos. É claro que os cidadãos precisam colaborar mais, denunciando lugares inóspitos onde se formam criadouros, e a prefeitura deve abrir mais linhas diretas que realmente funcionem para as denúncias dos moradores.

É preciso redobrar os esforços para diminuir os casos e as mortes. Do contrário daqui a pouco vamos amargar números ainda piores. Com todo respeito a administração pública, é preciso fazer uma força tarefa que busque resultados imediatos para diminuir os casos e os óbitos em Santa Rosa. Do jeito que está não é possível continuar.




Compartilhe essa notícia

Receba novidades