Mais categorias

Navegue pelos nossos conteúdos

Como a polêmica do assento no avião nos ensina a lidar com as frustrações das crianças

Um vídeo gravado em um avião, mostrando uma passageira se recusando a ceder o assento na janela para uma criança chorando, viralizou nas redes sociais recentemente. A intenção inicial da publicação, feita no TikTok, era criticar a atitude de Jeniffer Castro, mas o efeito foi contrário: muitos internautas apoiaram a decisão dela e criticaram a mãe da criança, Aline, que negou ter gravado o vídeo e relatou não se incomodar com a recusa.

Jeniffer afirmou ao programa *Encontro* que foi insultada pela mãe da criança, enquanto especialistas ouvidos pela BBC Brasil alertaram que filmagens e críticas intensificaram o estresse tanto para a criança quanto para a mãe. A psicóloga Nanda Perim explicou que tais interferências dificultam a tentativa de acalmar o pequeno, que já estava frustrado, e prejudicam a dinâmica familiar no momento.

Os especialistas também destacaram a importância de os pais agirem com maturidade em situações como essa, respeitando recusas de outros passageiros e mostrando aos filhos, pelo exemplo, como lidar com frustrações. Segundo Mayra Gaiato, controlar as emoções dos pais é crucial para ensinar às crianças sobre convivência e resolução de problemas.

Lidar com a frustração infantil requer empatia e explicações claras. Validar os sentimentos da criança, narrar a situação e oferecer acolhimento ajudam a reduzir o estresse sem recorrer à distração. A birra, como ressaltaram as psicólogas, é natural no desenvolvimento infantil e precisa ser compreendida como parte do aprendizado social.

Rádio Viagem




Compartilhe essa notícia

Receba novidades