Mais categorias

Navegue pelos nossos conteúdos

Comitiva do HCI viaja a São Paulo na busca de apoio para a construção do Hospital do Câncer Infantil em Ijuí

O projeto de construção do Hospital do Câncer Infantil, que será edificado junto ao HCI, vai ganhar ainda mais força nos próximos dias. Uma comitiva do Hospital de Clínicas de Ijuí está em São Paulo para cumprir uma agenda intensa em busca de experiência e apoio para a instituição, especialmente no que diz respeito a parte lúdica do Instituo Maurício de Souza, conforme explicaram o presidente, Dr. Douglas Uggeri, a responsável pelo projeto arquitetônico, Raquel Radaelli e o diretor de relações institucionais, Allan Fonseca.

 A ideia e ver de perto como é prestado esse serviço em grandes centros.Maurício de Souza, que é criador da Turma da Mônica, e já esteve em Ijuí, no HCI, para visitar o paciente Jean Kittlaus, apaixonado pelas histórias do artista e protagonista de uma história de superação, já que desde que nasceu, há 20 anos, vive num quarto do HCI.

Mas dessa vez, são os representantes do hospital que visitam Maurício de Souza, por um motivo igualmente especial. A direção do Hospital de Clínicas Ijuí quer trazer toda essa parte lúdica da Turma da Mônica para o Hospital do Câncer Infantil, ajudando a tornar menos difícil o tratamento das crianças e dando mais visibilidade ao projeto.

Segundo Allan Fonseca, com a marca Maurício de Souza, o hospital será reconhecido em todo País. Além disso, a parceria vai incentivar o apoio de outros grandes artistas, jogadores de futebol, cantores, para que auxiliem a manter o hospital através de doações, já que, de acordo com a direção do HCI, o serviço de oncologia pediátrica para crianças e adolescentes é muito caro, o que torna mais difícil oferecer o atendimento via SUS, mas, para garantir a oferta do serviço através do Sistema Único de Saúde, todo apoio financeiro será de extrema importância.

Sobre o Hospital do Câncer Infantil: O prédio do Hospital do Câncer Infantil será construído junto ao Hospital de Clínicas de Ijuí (HCI), aproveitando parte da estrutura da instituição. O valor orçado para a construção é de R$ 30 milhões. Hoje, as crianças doentes e seus familiares precisam se deslocar cerca de 170 quilômetros até a unidade de oncologia pediátrica do Hospital São Vicente de Paulo, em Passo Fundo, ou viajar mais 400 quilômetros até Porto Alegre.

Em Ijuí, será o primeiro da região voltado exclusivamente ao tratamento de meninos e meninas. serão 20 leitos de internação para pacientes de zero a 18 anos, 10 leitos de UTI pediátrica, uma unidade de infusão (para quimioterapia) e um andar inteiro para as famílias. Nesse andar dedicado aos familiares que acompanharão os pacientes, haverá sala de estar, quartos e cozinha. A comitiva segue na busca de apoio financeiro e a ideia é iniciar a construção no ano que vem para concluir num prazo máximo de quatro anos.

Com a Rádio Progresso de Ijuí.




Compartilhe essa notícia

Receba novidades