Mais categorias

Navegue pelos nossos conteúdos

Cidades gaúchas têm PT, de Lula, e PL, de Bolsonaro no mesmo palanque

Apesar de serem adversários no âmbito nacional, o Partido dos Trabalhadores (PT) e o Partido Liberal (PL), se encontram como aliados em 85 cidades do Brasil nas eleições municipais de 2024, de acordo com dados do TSE divulgados na manhã desta sexta-feira (16).

Tidos como principais personagens das últimas eleições brasileiras, as gerais de 2022, o partido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o PT, e o do ex-presidente Jair Messias Bolsonaro, o PL, parecem não seguir a risca, no âmbito local, as divergências políticas presentes entre os partidos em âmbito nacional.

O estado com maior incidência deste apoio por parte de partidos rivais é o Maranhão, onde 22 cidades contam com candidatos apoiados tanto pelo partido de Lula quanto pelo de Bolsonaro. Em segundo lugar aparece o estado de São Paulo, com 12 municípios com candidatos apoiados pelos dois partidos. Em 12 das 85 cidades, o candidato apoiado pelos dois partidos pertence ao PL, enquanto que em 3, o candidato é do PT.

Uma resolução administrativa da presidência nacional do PL veda a formação de coligação regional com a Federação Brasil da Esperança, da qual faz parte o PT e da Federação PSOL-REDE, além de agremiações partidárias de “espectro político à esquerda”.

Segundo o documento, a participação nessas coligações estaria sujeita a medidas disciplinares previstas no Código de Ética partidário. O partido, no entanto, não respondeu que medidas tomará com as candidaturas em que o PT aparece na aliança.

Que o PT, do presidente Luís Inácio Lula da Silva, e o PL, do ex-presidente Jair Bolsonaro, são inimigos entre si, nacionalmente, não há dúvidas, porém em duas cidades do RS isso parece ter sido superado, pelo menos para a eleição de outubro.

Em Cacique Doble e em São Pedro das Missões, "bolsonarismo e lulismo" se tornaram irmãos na busca pelo poder. Nas duas cidades do norte gaúcho ambos os partidos apoiam o mesmo candidato a prefeitura.

Em Cacique Doble, Márcio Caprini (MDB), é nome de consenso, e por isso, é o único candidato inscrito no TSE para o poder executivo.

Fato semelhante ocorre em São Pedro das Missões. Lá, o candidato único é Rafael Fumagalli (PDT), cujo partido para muitos é de esquerda e que tem o apoio incondicional dos bolsonaristas.

Esse fato, conforme antecipou o G1, não é exclusivo dessas cidades no Brasil. Ao todo, são 85 municípios no país com candidatos que tem aval de PT e PL para firmar coligação.

https://www.bahianoticias.com.br/noticia/295340-partidos-de-lula-e-bolsonaro-apoiam-o-mesmo-candidato-em-85-cidades-do-brasil

https://g1.globo.com/politica/eleicoes/2024/eleicao-em-numeros/noticia/2024/08/16/eleicoes-2024-pt-e-pl-pelo-pais.ghtml




Compartilhe essa notícia

Receba novidades