Ciclone extratropical deve causar vento de até 60 km/h no RS; Defesa Civil alerta para chuva, raios e granizo
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e a Defesa Civil estadual emitiram alertas para a possibilidade de vento forte, chuva, descargas elétricas e queda de granizo no Rio Grande do Sul, no domingo (1º).
A divulgação do Inmet é de um alerta amarelo – de risco potencial – para ocorrência de vento entre 40 km/h e 60 km/h, por conta da formação de um ciclone extratropical entre o sul do RS e o Uruguai.
Pelo menos 175 municípios da costa gaúcha, Região Metropolitana, Serra, Sul e Centro deverão ser afetados (veja no mapa acima). Cidades do sul de Santa Catarina também devem ser observar o vento incomum.
O alerta é válido para o período entre 0h01min e 17h de domingo.
Já a Defesa Civil estadual lançou um alerta neste sábado (31) por "chuvas pontualmente fortes, descargas elétricas e eventual queda de granizo" em municípios da Serra, Vales, Região Metropolitana e Litoral Norte.
Como será o mês de setembro
O Rio Grande do Sul deve ter um setembro dentro da normalidade quanto ao registro de chuvas.
Segundo meteorologistas, a expectativa é que o Estado não tenha volumes similares aos observados em 2023, quando municípios enfrentaram de duas a cinco vezes a quantidade de chuva projetada para o mês, além de cheias nos cursos d'água.
A temperatura ficará próxima do que se espera para o período, sem novas ondas de frio relevantes, por conta da transição do inverno para a primavera.
No início de setembro, no entanto, municípios do Norte poderão registrar uma onda de calor esperada para diversos pontos do país.