Cerca de 250 mil imóveis ainda estão sem luz em São Paulo nesta terça (7)
A chuva que atingiu São Paulo na tarde desta terça-feira (7) colocou as zonas sul e leste da capital em estado de atenção para alagamentos das 12h55 às 14h25. O tempo foi curto, mas as consequências perduraram até a noite, quando cerca de 250 mil clientes da Enel ainda estavam sem energia.
Segundo o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas) da Prefeitura de São Paulo, o calor e a entrada da brisa marítima causaram chuvas isoladas e com rápido deslocamento, típicas do verão. Em alguns bairros houve queda de granizo, principalmente, na zona leste.
No auge do temporal, houve seis pontos de alagamentos intransitáveis, sendo cinco em Itaquera e um na Vila Formosa. Com a parada da chuva, a água baixou e as ruas foram liberadas.
A Defesa Civil estadual informou a queda de uma árvore sobre um veículo na rua Francisco José da Cruz, no Parque São Lucas, na zona leste. Na região, duas árvores de grande porte caíram, sendo que uma delas atingiu a parte traseira de um veículo ocupado por duas pessoas. O policiamento de área retirou os ocupantes, que não se feriram.
Segundo o Corpo de Bombeiros, foram 109 chamados para ocorrências envolvendo quedas de árvores pelo município.
Outras regiões muito atingidas foram o ABC paulista e Ferraz de Vasconcelos. Em São Caetano do Sul, por exemplo, parte da marquise do mercado Sonda, na avenida Goiás, desabou. Ninguém se feriu.
Em Ferraz, além de quedas de árvores, houve registros de desabamentos de um imóvel que já estava desocupado e de um muro sobre um veículo que estava estacionado. Não houve feridos.
"Com a força dos ventos, que chegaram a 80 km/h em algumas áreas, telhas foram arremessadas sobre duas linhas de transmissão da companhia. Além disso, a empresa registrou outros danos graves em diversos pontos, incluindo a queda de galhos e árvores sobre a rede elétrica", informou a companhia.
De acordo com a concessionária, as regiões mais afetadas foram as zonas sul e leste da capital e parte do ABC.
O tempo segue instável nas próximas horas, com chuvas isoladas e que podem ter forte intensidade.
Rádio Viagem com Folha SP