Biden e Trump enfrentam seus próprios fantasmas em primeiro debate da eleição
Embate antecipado é chance para desmontar ou risco de confirmar imagem de democrata como velho demais, e de republicano como desequilibrado demais para a Presidência.
O primeiro debate presidencial entre Joe Biden e Donald Trump, e talvez o único, ocorre na noite desta quinta-feira (27) em Atlanta, na Geórgia. Nunca um embate ocorreu tão cedo na história moderna americana, antes mesmo das convenções partidárias. Para ambas as campanhas, a preocupação são os fantasmas que assombram os candidatos: o de que o democrata é velho demais e o de que o republicano é desequilibrado demais para o cargo.
As apostas são especialmente altas para Biden, um presidente impopular que está atrás nas pesquisas de intenção de voto. Mais importante do que provar que merece um segundo mandato, o democrata precisa convencer o eleitorado de que é capaz de exercê-lo —ou, ao menos, que a alternativa é muito pior que ele.
Nesse sentido, Trump está, em teoria, em uma situação um pouco mais confortável. Sua meta é se sobressair como o candidato mais vigoroso e reforçar a opinião predominante de que é mais competente para lidar com as principais preocupações dos americanos: economia e imigração.
É a primeira vez que os dois se encontram desde o pleito de 2020. O local escolhido é simbólico: Trump venceu na Geórgia há oito anos; Biden, há quatro –resultado que levou o empresário a tentar reverter sua derrota e motivou um processo criminal em andamento na Justiça estadual.
O esquenta em Atlanta –quase literal, dadas as máximas de até 37ºC na cidade nesta semana– ilustra em boa medida as prioridades das campanhas. Democratas fizeram na quarta-feira (26) um evento com jornalistas para falar sobre "os ataques de Trump à democracia e sua adesão à violência política".
No mesmo horário, republicanos organizaram uma roda de conversa com lideranças empresariais negras pró-Trump em uma barbearia –uma resposta a um evento democrata em um salão de beleza comandado por uma mulher negra na véspera, lotado por jornalistas para ouvir discursos do prefeito de Atlanta, o democrata Andre Dickens, e outros congressistas do partido sobre a política de Biden para pequenos negócios.