Mais categorias

Navegue pelos nossos conteúdos

Avanço de frente fria coloca RS sob alerta de temporais e ventania de até 100 km/h

Inmet emitiu avisos laranja e amarelo, válidos até a tarde de terça-feira (1º). Metade Norte está sob "risco potencial", enquanto Metade Sul e parte da Fronteira Oeste estão em "perigo".

Após um final de semana ensolarado, o Rio Grande do Sul está sob dois alertas de tempestade emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A previsão indica volume de chuva expressiva nas próximas horas para todas as regiões do Estado devido ao avanço de uma frente fria.

Alerta laranja
Em vigor desde as 14h desta segunda-feira (30), o primeiro tem grau de severidade laranja, que aponta "perigo" de chuva intensa, alagamentos e rajadas de vento de até 100km/h em toda a Metade Sul e parte da Fronteira Oeste até o meio-dia de terça-feira (1º).

O alerta laranja ainda indica possibilidade chuva entre 30 e 60 milímetros nas áreas contempladas, com volume máximo de 100 milímetros e rajadas de vento entre 60km/h e 100km/h. Nestas condições, o Inmet aponta risco de cortes de energia elétrica, queda de árvores e estragos em plantações.

Alerta amarelo
Durante a madrugada de terça-feira, às 3h, passa a vigorar um alerta amarelo válido para Porto Alegre e demais regiões do Estado como Vales, Serra, Norte e Noroeste. Válido até as 15h, o aviso indica "risco potencial" de queda de granizo e chuva entre 20 e 30 milímetros durante o dia, com possibilidade do volume chegar aos 50 milímetros.

Defesa Civil da Capital também emite alerta
A previsão de chuva intensa e ventania também motivou alerta da Defesa Civil da Capital. O alerta é válido a partir do final da tarde de terça-feira (1º) e se estende até a noite de quarta-feira (2).

Há risco de temporais, com descargas elétricas, possibilidade de queda de granizo, volume de chuva de até 60 milímetros e vento forte, com rajadas que podem variar entre 40 e 70 km/h .

A previsão aponta para riscos de alagamentos e elevação dos níveis de arroios e rios menores, especialmente em áreas onde ocorrerão chuvas intensas em curtos períodos.

GZH




Compartilhe essa notícia

Receba novidades