Mais categorias

Navegue pelos nossos conteúdos

Agosto deverá ter temperatura abaixo da média em parte do RS

O mês de agosto será marcado por ampla variação na temperatura na maioria das regiões do RS, com dias de frio, que pode ser intenso em alguns períodos. Parte do leste do Estado deve apresentar chuva acima da média durante os próximos 31 dias. Já municípios do oeste do Rio Grande do Sul podem registrar chuva abaixo da média.

A primeira semana do mês começa com tempo seco e temperatura acima da média. Na quinta-feira (1º), os termômetros podem marcar 31ºC em algumas cidades gaúchas, como em Uruguaiana, na Fronteira Oeste, e 29ºC em Bagé, na Campanha. Em Porto Alegre, a máxima deverá ser de 26ºC, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Na sexta-feira (2), as máximas poderão ser de 33ºC em Itaqui, na Fronteira Oeste. No sábado (3), a Capital pode registrar 30ºC. Há possibilidade de chuva isolada em algumas cidades gaúchas.

— Podemos vir uma frente fria mais fortinha entrando no Estado entre o dia 10 e o dia 12 de agosto. Então temos uma elevação gradual da temperatura nos próximos dias e, depois, vai ter uma quebra com a entrada dessa frente fria, deixando a temperatura mais gelada — prevê Guilherme Borges, meteorologista da Climatempo.

O especialista garante que a maior parte do Estado (confira o mapa abaixo) deverá registrar temperatura um pouco abaixo da média durante o mês. Isso significa que as mínimas podem ficar entre 1ºC ou 2ºC abaixo do habitual. Em Porto Alegre, dados do Inmet mostram que a temperatura mínima média para o mês é de 11,6ºC. Já em Bento Gonçalves, na Serra, essa média é de 9,1ºC. Por outro lado, municípios da Fronteira Oeste, Missões, Noroeste e parte do Norte terão temperatura dentro do esperado para agosto. Em São Luiz Gonzaga, na Fronteira Oeste, a temperatura mínima média para o mês é de 12,2ºC.

Borges não descarta a possibilidade de o Rio Grande do Sul registrar novos episódios de temperatura negativa ou próxima de zero. Porém, assim como em julho, o calor também deverá compor alguns dias do mês de agosto. Para Júlio Marques, meteorologista do Centro de Pesquisas e Previsões Meteorológicas da Universidade Federal de Pelotas (CPPMet/UFPel), períodos em que temperatura estará acima da média serão comuns.

— A primeira quinzena deve começar com dias bastante quentes, mas depois ameniza um pouco. Na segunda quinzena, possivelmente, podemos ter uma onda de calor um pouco mais intensa — acrescenta.

Informações GZH




Compartilhe essa notícia

Receba novidades