Mais categorias

Navegue pelos nossos conteúdos

Acumulados de chuvas podem chegar aos 400 milímetros no RS nesta semana

A Sala de Situação da Defesa Civil, do governo do Estado, divulgou nesta segunda-feira (23) uma atualização da previsão meteorológica para os próximos dias no Estado. Os principais alertas são para as regiões Sul e Fronteira-Oeste, onde há possibilidade de grandes acumulados e, consequentemente, de enchentes.

Conforme a divulgação, os acumulados de chuvas poderão variar dos 200 aos 400 milímetros (mm) em áreas da Campanha, Sul e Costa Doce. Além disso, a precipitação pode alcançar os 100 mm no Oeste, Centro, Missões e Noroeste. Nas demais regiões, a chuva deve deixar marcas inferiores a 50 mm.

A meteorologista da Sala de Situação, Cátia Valente, explica o Estado já enfrentou nesta segunda-feira a atuação de áreas de instabilidade, que devem ficar praticamente paradas sobre as áreas mais ao Sul do RS. “A atenção mesmo é com relação às chuvas volumosas nas áreas do Sul do Estado e também não dá para a gente deixar de avisar que, além da chuva intensa, com volumes grandes e intensos, nós vamos ter também tempestades e temos expectativas de rajadas de vento intensas, além da queda de granizo”.

As previsões indicam que, para a noite desta segunda-feira, devem ser registradas pancadas de chuva e temporais no Centro, Litoral Médio e Região Metropolitana de Porto Alegre, com acumulados de 50 a 90 mm, especialmente no Sul e na Campanha. Também são esperadas rajadas de vento, que podem variar de 40 a 75 quilômetros por hora.

Para a terça-feira, a manutenção da frente fria que está sobre o Estado deve causar chuvas intensas, com volumes de 80 a 150 mm, com possibilidade de atingir 180 mm em algumas áreas. Os ventos devem estar associados à instabilidade e devem variar de 40 a 80 quilômetros por hora.

A quarta-feira terá a continuidade da chuva no Sul, novamente com altos volumes, que podem chegar a 140 mm ao longo do dia. Durante a noite, o avanço da frente fria aumenta o risco de temporais e de fortes rajadas de vento.

Já na quinta-feira, a Sala de Situação projeta a intensificação da chuva no território gaúcho, com volumes de 30 a 70 mm, além de tempestades isoladas nas regiões do Norte e Centro. Na madrugada de sexta-feira ainda há previsão de chuvas leves na metade Norte, mas o tempo deve firmar ao longo do dia devido a uma alta pressão.

Risco hidrológico
Outro prognóstico divulgado pela Defesa Civil atualiza a condição hidrológica atual das principais bacias do Estado, que estão com níveis de normalidade em praticamente todo o RS. Entretanto, a previsão de chuva deixa o alerta laranja (inundação) dos rios Quaraí, Ibicuí, Ibirapuitã, Santa Maria, Negro, Piratini, Jaguarão, Camaquã e arroios do sul do estado.

De acordo com a Defesa Civil, nesta condição de inundação é apontado o risco de elevação em arroios, rios menores e rios principais das bacias hidrográficas, com possibilidade de inundações desses corpos hídricos, além do risco de alagamentos em perímetros urbanos.

A chuva também deixará os solos mais úmidos do que em períodos anteriores e. por isso, mesmo em áreas que não devem sofrer tanto com as chuvas, foi emitido um alerta amarelo para as bacias dos rios: Turvo-Santa Rosa-Santo Cristo, Ijuí, Piratinim, Butuí-Icamaquã, Ibicuí, Quaraí, Alto e Baixo Jacuí, Vacacaí-Vacacaí Mirim, Pardo, Taquari-Antas, Caí, Sinos, Gravataí, Guaíba, Camaquã, Mirim-São Gonçalo, Litoral Médio e Tramandaí.

O alerta amarelo aponta o risco de elevação em arroios e rios menores, com possibilidade de inundações desses corpos hídricos, que não possuem monitoramento, além do risco de alagamentos em perímetros urbanos. Esses eventos devem ocorrer em locais onde a chuva apresentar elevada intensidade, com grandes volumes em pouco tempo.

Fonte: Correio do Povo




Compartilhe essa notícia

Receba novidades