A matemática do Inter por título, Libertadores e Sul-Americana
Se a Libertadores é logo ali para o Inter, o título fica a longa distância. É o que aponta o departamento de matemática da UFMG, especialista em análises de probabilidades no futebol.
As contas apontam que o time de Roger Machado tem 94,4% de chance de disputara a principal competição continental em 2025. A probabilidade de ser campeão é de apenas 0,69%. O Inter tem 52 pontos, ocupa a 5ª colocação no Brasileirão.
A seguir, confira a situação colorada em relação a cada parte da tabela (título, Libertadores, Sul-Americana e rebaixamento).
Título
A probabilidade de título colorado, de acordo com o departamento, é de 0,69%. A partir de 72 pontos, há mais chances (54,4%) de ser campeão do que de ficar sem a taça. Para alcançar a pontuação, o Inter teria de fazer 20 dos 24 pontos que tem a disputar, um aproveitamento de 83,3%.
No momento, 83 pontos é a pontuação que garante o troféu no armário. A equipe gaúcha não tem mais condições de pontuar tanto.
O Botafogo, com 66,6%, é o clube com mais chance de ser campeão. Ele é seguido pelo Palmeiras, com 28,7%. Fortaleza (2,9%), Flamengo (1,1%), Inter e São Paulo (0,078%)
Libertadores
Não falta muito para o Inter se garantir entre os seis primeiros colocados. Atualmente, a probabilidade de disputar o torneio é de 94,4%.
A partir de 57 pontos, há mais chances de jogar a Libertadores do que não se classificar. Faltam cinco pontos para atingir esta marca. A partir de 66 pontos, há garantia matemática de um posto no G-6.
Como os colorados estão dentro da zona de classificação, o balizador colorado é o Bahia, sétimo colocado, com 46 pontos e 49% de aproveitamento. Na projeção, a equipe de Rogério Ceni terminaria o torneio com 56 pontos. Portanto, o Inter precisaria chegar aos 57 para se classificar no atual cenário, que muda a cada rodada.
Existe ainda a chance da zona de classificação ser ampliada em duas vagas, dependendo dos campeões da Libertadores e da Copa do Brasil.
Sul-Americana
Como tem uma vaga à Libertadores encaminhada, as chances de o Inter terminar na zona da Sul-Americana está em 5,6%.
Rebaixamento
O Inter já evitou matematicamente a chance de rebaixamento.
GZH