Mais categorias

Navegue pelos nossos conteúdos

8 DE JULHO

08 / JUL / 1838
Nasce Zeppelin, pai dos dirigíveis

No dia 8 de julho de 1838 nascia, na cidade de Constança, na Alemanha, Ferdinand Adolf August Heinrich Graf von Zeppelin, inventor que fundou a companhia Zeppelin de dirigíveis. Ele construiu o seu primeiro dirigível em 1900, uma estrutura rígida que serviu de base para os seus modelos posteriores.

Os voos do Zeppelin obtinham cada vez mais popularidade e causaram euforia entre o público, fato que permitiu ao conde dar sequência ao desenvolvimento da sua criação. Prova disso é que a segunda versão do dirigível foi financiada por doações e por uma loteria. Ironicamente, o conde só recebeu um apoio financeiro de verdade quando o modelo Zeppelin LZ4 caiu, em 1908.

O acidente chamou a atenção do público para o desenvolvimento dos dirigíveis e houve uma campanha para a angariar fundos, que resultou no montante de 6 milhões de marcos alemães. O dinheiro foi usado para desenvolver a Fundação Zeppelin. O conde morreu no dia 8 de março de 1917, em Berlim.

08 / JUL / 1838
Nasce o empresário norte-americano John D. Rockefeller

No dia 8 de julho de 1838 nascia, em Richford, nos EUA, John D. Rockefeller, empresário e magnata do petróleo, fundador da empresa Standard Oil. Rockefeller comandou a maior empresa do mundo e foi, por muito tempo, o homem mais rico do planeta. Sua carreira empresarial, contudo, foi cercada por controvérsias, entre elas a prática do monopólio. Também é associada à família Rockefeller a elaboração da Primeira e da Segunda guerras mundiais para obter benefícios econômicos com a venda de armas e outros equipamentos. Ele morreu com quase 100 anos, no dia 23 de maio de 1937, em Ormond Beach, também nos EUA.

08 / JUL / 1861
Nasce Armando Menocal

Armando Menocal nasceu em 8 de Julho de 1861 e faleceu em 1942. Foi um singular pintor cubano, um patriota que, como todo bom crioulo, deixou as aulas para se unir à Guerra Necessária que organizou seu par literário José Martí. Menocal soube levar à plástica os fatos que presenciou, deixando assim uma mostra artística que conta à história de Cuba.

Um de seus mais famosos quadros é "A Morte de Maceo", criado em 1906 (nele é representada uma das ações de guerra mais estudadas e discutidas da história de Cuba). Também se lhe deve parte da decoração do Aula Magna da Universidade de Havana.

Menocal fez seus estudos de pintura na sua cidade natal, e ampliou-os em Madri, onde atingiu um merecido renome, consolidado depois na Ilha, onde ocupou a cátedra de Paisagem da Academia de San Alejandro e se dedicou à realização de retratos com grande sucesso de público e de crítica.

08 / JUL / 1932
Índice Dow Jones atinge seu nível mais baixo durante a Grande Depressão

O índice Dow Jones Industrial Average (DJIA), criado em 1896, é um dos principais indicadores dos movimentos do mercado dos Estados Unidos. Seu cálculo é baseado na cotação das ações das 30 maiores empresas do país. Em 8 de julho de 1932, durante a Grande Depressão, ele atingiu seu nível mais baixo. Naquele dia, o índice perdeu 89,2% de seu valor.

Este evento foi sintomático de uma década de incerteza econômica que foi causada pela quebra da bolsa de valores, em 1929, quando os preços das ações dos EUA caíram drasticamente. Isso resultou em uma grande queda no consumo, afetando a produção industrial e causando desemprego em massa. A economia dos EUA e do resto do mundo foram prejudicadas pelos próximos dez anos.

Os resultados econômicos do país melhoraram com o tempo, e os historiadores continuam a debater as causas dessa recuperação. Alguns creditam as melhorias à influência das iniciativas do New Deal do presidente Franklin D. Roosevelt - medidas que que tiveram o objetivo de estabilizar a economia e incentivar a confiança do consumidor.

Outros acreditam que o aumento da produção industrial resultante dos preparativos para a entrada dos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial alimentou a recuperação. Qualquer que tenha sido a causa, ficou claro que na época em que os Estados Unidos entraram no conflito sua economia havia se recuperado de forma praticamente integral.

08 / JUL / 1940
Nasce o escritor Fausto Wolff

No dia 8 de julho de 1940 nascia, em Santo Ângelo (RS), Faustin von Wolffenbüttel, mais conhecido como Fausto Wolff, jornalista e escritor brasileiro, autor de aproximadamente 20 livros. Quando completou 18 anos, ele se mudou para o Rio de Janeiro, onde trabalhou em várias jornais. Escreveu sobre televisão no Jornal do Brasil, sobre teatro na Tribuna da Imprensa e sobre política no Diário da Noite.

Suas opiniões polêmicas e independentes também começaram a aparecer na TV, com o Jornal de Vanguarda de Fernando Barbosa Lima a partir de 1963. Em 1968, por conta da censura do governo militar, Fausto Wollf exilou-se na Europa, onde passou 10 anos, na Dinamarca e na Itália. Ainda no exílio, foi um dos editores de O Pasquim, além de diretor de teatro e professor de literatura nas universidades de Copenhague e Nápoles.

Na volta ao Brasil, com a Anistia de 1978, trabalhou em jornais como O Globo e Jornal do Brasil, mas em seguida passou a dedicar-se apenas à imprensa independente, em especial a O Pasquim. Apoiou Brizola em sua eleição para o governo do estado do Rio de Janeiro em 1982 e, a partir dessa experiência, organizou o volume "Rio de Janeiro, um Retrato: a Cidade Contada por seus Habitantes" (1985), considerado um dos mais completos retratos sociológicos da cidade. A partir daí, longe do cotidiano das redações de jornais, dedicou-se à literatura.

Em 1997, ganhou o Prêmio Jabuti por seu romance À Mão Esquerda. Voltou a ficar entre os dez finalistas do Jabuti em mais duas oportunidades: em 2004 na categoria Poesia e em 2006 na categoria Contos, com A Milésima Segunda Noite. Wolff teve também algumas participações no cinema.

Em 1977 foi co-roteirista do filme dinamarquês Jorden er flad, no qual igualmente foi ator. Fez ainda pequenos papéis em filmes dirigidos por amigos seus - como Natal da Portela (1988) e O Viajante (1999). Fausto Wolff morreu no dia 5 de setembro de 2008, no Rio de Janeiro, vítima de uma hemorragia digestiva e disfunção de múltiplos órgãos.

08 / JUL / 1941
General alemão revela planos de Hitler para Rússia em seu diário

No ano de 1941, após a invasão do exército alemão de Pskov, a 180 quilômetros de Leningrado, na Rússia, o chefe de estado-maior do exército alemão, General Franz Halder, registrou em seu diário os planos de Hitler para Moscou e Leningrado: "Para eliminar completamente de sua população, ou, de outra maneira, teremos que alimentá-los durante o inverno".

Em 22 de junho, os alemães lançaram uma maciça invasão na União Soviética, com mais de 3 milhões de homens. A operação foi de grande sucesso, já que grande parte do exército russo estava desorganizada e desavisada. No dia 8 de julho, mais de 280 mil prisioneiros soviéticos haviam sido presos e quase 2.600 tanques foram destruídos. As forças do Eixo já haviam avançado pouco mais de centenas de quilômetros dentro do território soviético. Stalin estava em pânico, mesmo com a execução de generais que haviam falhado na missão de afastar os invasores.

Franz Halder, chefe de gabinete, mantinha um diário em que descrevia a rotina das tomadas de decisões alemãs na época. Hitler estava confiante sobre a invasão da Rússia depois do sucesso inicial. Halder registrou que o "Fuhrer está firmemente determinado a colocar Moscou e Leningrado no chão". Halder também registrou que Hitler havia subestimado os números do exército russo e as amargas disputas internas entre facções que rivalizavam em relação à estratégia militar. Halder, entre outros, queria avançar direto para a capital, Moscou; Hitler queria encontrar-se com o grupo de exército do marechal Wilhelm Leeb, que rumava em direção a Leningrado. A vantagem de Hitler contra os soviéticos não iria durar. O inverno estava se aproximando e essa condição climática seria crucial para uma reviravolta favorável aos russos.

08 / JUL / 1987
Morre Gerardo Diego Cendoya

Gerardo Diego Cendoya nasceu em 3 de Outubro de 1896 e faleceu em 8 de Julho de 1987. Foi um destacado poeta e escritor espanhol pertencente à chamada Geração de 27 (grupo de escritores unidos com o fim de reivindicar a poesia misturando tradição com vanguardismo). Como professor, deu cursos e conferências por todo o mundo. Foi, além disso, crítico literário, musical e também colunista em vários jornais de seu país natal.

Entre suas obras destacam-se: El Romancero de la Novia, Santander, Imp. J. Pérez, 1920. Imagem. Poemas (1918-1921), M., Gráfica de Ambos Mundos, 1922. Soria. Galería de Estampas y Efusiones, Valladolid, Libros para Amigos, 1923. Manual de Espumas, M., Cuadernos Literarios (La Lectura), 1924. Versos Humanos, M., Renacimiento, 1925 (Premio Nacional de Literatura 1924-1925). Viacrucis, Santander, Talleres Aldus, 1931. Fábula de Equis y Zeda, México, Alcancía, 1932 y Poemas Adrede, México, Alcancía, 1932.

Faleceu em 1999 – Jayme Caetano Braun, poeta e pajador gaúcho (n. 1924).

Jayme Guilherme Caetano Braun foi um renomado payador e poeta do Rio Grande do Sul, prestigiado também na Argentina, Uruguai, Paraguai e Bolívia. Era conhecido como El Payador e por vezes utilizou os pseudônimos de Piraju, Martín Fierro, Chimango e Andarengo. Nascimento: 30 de janeiro de 1924, Bossoroca, Rio Grande do Sul.

Morre Billy Blanco
Cantor e compositor de sucessos da bossa nova morreu devido a um AVC

08 / JUL / 2014
Brasil leva 7x1 da Alemanha e é eliminado da Copa em casa

A data de 8 de julho de 2014 vai ficar marcada para sempre, de uma forma trágica, na memória do torcedor brasileiro. Foi o dia do chamado “Mineiraço”, quando a Seleção Brasileira, comandada pelo técnico Luiz Felipe Scolari, foi atropelada pelo time da Alemanha pelo elástico placar de 7x1 nas semifinais da Copa do Mundo no Brasil.

A partida no Mineirão, em Belo Horizonte, lembrou (salvas as devidas proporções), a derrota na final da Copa do Mundo de 1950, em que o Brasil perdeu o título para o Uruguai por 2 a 1, no Rio de Janeiro, no duelo que ficou conhecido como “Maracanaço”.

O vexame mais recente, em 2014, no entanto, entrou para a história como o maior da seleção brasileira em copas do mundo. O time entrou em campo sem seu principal goleador, Neymar, afastado por lesão. Além disso, o meio campo brasileiro praticamente inexistiu no primeiro tempo, o que obrigava os zagueiros a chutar diretamente para os atacantes. Desta forma, a bola caía nos pés dos defensores alemães que faziam a saída de bola para o melhor meio campo do mundo.

O resultado dessa deficiência não demorou a aparecer. Antes dos 30 minutos de jogo, o Brasil já havia levado 5 x 0 da Alemanha e estava completamente perdido dentro de campo. Na primeira etapa, os gols foram anotados por Müller (11 min), Klose (aos 23 min), Kroos (aos 24 e 26 min) e Khedira (aos 29 min).

Ainda abalados pelo placar, os brasileiros retornaram do vestiário para o segundo tempo com a marcação mais reforçada e sofreram “apenas” outros dois gols dos alemães, com Schürrle, que marcou duas vezes. O Brasil descontou com Oscar, nos minutos finais. Após o encerramento do jogo, boa parte dos torcedores brasileiros havia deixado o Mineirão e os que restaram bateram palmas aos alemães.

O Brasil disputou o terceiro lugar com a Holanda e foi derrotado por 3 a 0, em Brasília. Já a Alemanha foi a dona da festa ao conquistar o título na final diante da Argentina, por 1 a 0, no Rio de Janeiro.





Compartilhe essa notícia

Receba novidades