Mais categorias

Navegue pelos nossos conteúdos

31 de Maio


1859 - Relógio Big Ben de Londres dá suas primeiras badaladas

Um dos relógios mais famosos do mundo, o Big Ben, em Londres, tocou seus sinos pela primeira vez no dia 31 de maio de 1859. Depois que um incêndio destruiu boa parte do Palácio de Westminster - o quartel-general do Parlamento Britânico - em outubro de 1834, teve início um plano de reconstrução de um novo palácio com um grande relógio na torre. O astrônomo real, Sir George Airy, queria que o relógio possuísse uma precisão apurada na medição do tempo e que fosse checado duas vezes ao dia com o Observatório Real de Greenwich. Enquanto muitos recusaram o desafio, Edmund Beckett Denison, um especialista em horologia, aceitou o ousado convite. Para se ter ideia da grandiosidade do projeto, os sinos do relógio pesavam mais de 13 toneladas e tiveram que ser carregados pelas ruas de Londres por mais de 16 cavalos. Uma vez instalado, o Big Ben deu suas primeiras badaladas em 31 de maio de 1859. Contudo, apenas dois meses depois, o pesado batedor do relógio quebrou e foram necessários mais de três anos para que fosse reparado. O nome Big Ben, originalmente, apenas era usado para os sinos, mas depois passou a se referir ao relógio inteiro. Uma das origens do nome seria em referência a Benjamin Hall, o comissário responsável pelos trabalhos na época que o relógio foi construído. Outros dizem que o nome é por causa do lutador peso pesado de boxe Benjamin Caunt, por causa do seu tamanho.

1930 - Tem início a primeira Copa do Mundo de futebol

No dia 31 de maio de 1930 teve início no Uruguai a disputa da primeira Copa do Mundo de Futebol, que viria a se tornar a competição mais importante do mundo de futebol entre seleções masculinas. O Estadio Centenário, em Montevidéu, recebeu o primeiro jogo do torneio, entre Uruguai e Argentina, vencido pelos donos da casa por 4 a 2. Os uruguaios também se sagraram campeões do torneio, entrando para a história como a primeira equipe a vencer uma Copa do Mundo. Desde que foi criado, o Mundial mostrou um forte domínio de times da Europa e da América do Sul. O Brasil, cinco vezes campeão (até a edição de 2010, na África do Sul), é o país com mais títulos conquistados na Copa do Mundo (1958, 1962, 1970, 1994 e 2002).

2003 - O Último vôo do Concorde

O jato supersônico Concorde da Air France fez seu último voo comercial com passageiros no dia 31 de maio de 2003. Em outubro do mesmo ano, foram encerradas as atividades comerciais da aeronvane pela British Airways. O Concorde foi desenvolvido pelos governos britânico e francês e iniciou suas operações comerciais em janeiro de 1976. Considerado um símbolo da inovação tecnológica, design e luxo, o avião fazia a distância entre Nova York e Londres em, aproximadamente, três horas e meia, viajando a 1.755 km/h.

A maioria das companhias aéreas não teve interesse na compra da aeronave, e apenas 16 Concordes foram construídos para a British Airways e Air France. O serviço ficou limitado aos trechos entre Londres e Nova York e Paris e Nova York para viagens de luxo destinadas a passageiros que queriam fazer a travessia do Atlântico em menos de quatro horas.

Uma das críticas ao avião era o imenso barulho produzido. A história do Concorde foi arranhada por um acidente no dia 25 de julho de 2000, quando um avião da Air France caiu após decolar em Paris, matando 113 pessoas. Todos os voos de Concorde foram cancelados por um ano após o incidente. A partir dali, ocorreu o começo do fim das atividades comerciais do Concorde, por conta aumento do custos operacionais e da queda nas vendas.

Os voos do lendário jato supersônico iniciaram no dia 21 de janeiro de 1976, quando partiram, simultaneamente, do aeroporto de Heathrow, em Londres, e do Aeroporto de Orly, próximo de Paris, os primeiros voos comerciais com passageiros. O voo de Londres teve como destino o Bahrein, no Golfo Pérsico, e o de Paris foi para o Rio de Janeiro via Senegal, na África Ocidental. Este voo inaugural representou o resultado de um esforço de 12 anos que opôs engenheiros ingleses e franceses contra os seus pares na URSS, na corrida pelo desenvolvimento de uma aeronave supersônica que pudesse transportar passageiros em voos comerciais.

Fonte: History





Compartilhe essa notícia

Receba novidades