31 DE JULHO
31 / Jul / 0432
Sixto III é eleito Papa da Igreja Católica
Sixto III foi Papa da Igreja católica entre 31 de Julho de 432 e 18 de Agosto de 440. Seu pontificado iniciado depois do Concílio de Éfeso, celebrado em 431, foi marcado pelo nestorianismo (doutrina que considera Cristo separado em duas pessoas, uma humana e uma divina). Sixto fez com que se reconstruísse a basílica de Santa María la Mayor, e ao dedicá-la a Maria como mãe de Deus, supunha sua aceitação do título de Theotokos que o concílio de Éfeso tinha outorgado a Maria na contramão das doutrinas nestorianas. Ainda assim, velou pela conservação dos direitos da Santa Sede. Restaurou em Roma as basílicas de Santa Sabina, no monte Aventino, e de San Lorenzo Extramuros.
31 / Jul / 1941
Heydrich dá início à Solução Final
No dia 31 de julho de 1941, Herman Goering, escrevendo sob instruções de Hitler, ordenou a Reinhard Heydrich, general da SS e homem número dois de Heinrich Himmler, “para enviar o mais rápido possível um plano geral do material administrativo e medidas financeiras necessárias para realização da solução final desejada da questão dos judeus.
Goering relatou, brevemente, o esboço para a "solução final", que foi elaborada em 24 de janeiro de 1939: "emigração e evacuação da melhor maneira possível." Este programa, que se tornaria um extermínio massivo e sistemático de pessoas, deveria abranger "todos os territórios da Europa sob a ocupação alemã."
Heydrich já havia tido alguma experiência com a organização de um plano dessa natureza, com a introdução do conceito medieval e cruel do gueto de Varsóvia, após a ocupação alemã da Polônia. Os judeus foram amontoados em áreas muradas, apertados nas grandes cidades e mantidos como prisioneiros. As suas propriedades foram confiscadas e entregues a alemães locais ou camponeses poloneses não-judeus.
Por trás deste esqu.”ema terrível, realizado mês a mês, país por país, estava Hitler, cuja "maior fraqueza foi encontrada no grande número de povos oprimidos que odiavam [ele] e sua forma imoral de governo." Esta avaliação foi do ditador soviético Joseph Stalin, dada em uma reunião no Kremlin, naquele mesmo dia, 31 de julho, com o conselheiro do presidente norte-americano Harry Hopkins.
31 / Jul / 1944
Saint-Exupéry, autor de O Pequeno Príncipe, desaparece em missão aérea na 2ª Guerra
Escritor teve uma relação especial com o Brasil durante sua carreira como piloto de avião
O escritor, aviador e poeta francês Antoine de Saint-Exupéry desapareceu em 31 de julho de 1944, aos 44 anos, enquanto fazia uma missão de reconhecimento aéreo durante a Segunda Guerra Mundial. Em 2004, os destroços do avião que pilotava foram achados a poucos quilômetros da costa de Marselha. Sua vida foi marcada por sua paixão pela aviação e pela criação de uma das obras literárias mais populares e emblemáticas do século XX: O Pequeno Príncipe.
Relação com o Brasil
Saint-Exupéry nasceu em uma família aristocrática, e desde cedo demonstrou interesse por mecânica e aviação. Em 1921, ele começou a cumprir o serviço militar na Força Aérea Francesa e, ao longo dos anos, trabalhou como piloto comercial para diversas companhias aéreas. Sua experiência como aviador foi uma influência significativa em sua obra literária, pois ele incorporou suas experiências pessoais nas narrativas e temas de seus livros.
Antoine de Saint-Exupéry teve uma relação especial com o Brasil durante sua carreira como piloto de avião. Em meados da década de 1920, ele trabalhou para a Compagnie Générale Aéropostale, uma empresa francesa de correio aéreo que operava voos entre a Europa e a América do Sul. O piloto fazia voos entre Buenos Aires, na Argentina, e o Rio de Janeiro. Há relatos de que ele passou por Natal, Recife, Maceió, Salvador, Caravelas, Vitória, Santos, Rio de Janeiro, Florianópolis, Porto Alegre e Pelotas. Em Florianópolis, ele gostava de pescar com os moradores locais, que o apelidaram de "Zé Perri" por não conseguirem pronunciar seu nome direito.
Em 1929, publicou seu primeiro romance, Correio do Sul , que já revelava sua habilidade em combinar suas paixões pela aviação e pela escrita. Seu trabalho mais célebre, O Pequeno Príncipe, foi publicado em 1943 e é uma das obras mais traduzidas e amadas em todo o mundo. A história, apesar de ser considerada um conto infantil, carrega uma profundidade filosófica que encanta leitores de todas as idades.
O Pequeno Príncipe conta a história de um piloto que, após uma pane em seu avião, aterrissa no deserto do Saara. Lá, ele encontra um pequeno príncipe, um garoto que parece ter vindo de um pequeno asteroide chamado B-612. Ao longo de sua jornada no deserto, o piloto aprende sobre os valores da amizade, do amor, da responsabilidade e da simplicidade através dos encontros e diálogos com o Pequeno Príncipe.
A obra é repleta de citações memoráveis que expressam filosofias sobre a natureza humana, as relações interpessoais e a importância de ver o mundo através dos olhos da inocência da infância. Um dos aspectos mais comoventes do livro é a maneira como o autor aborda temas complexos de uma forma simples e poética.
Além de O Pequeno Príncipe, Antoine de Saint-Exupéry também escreveu outros livros importantes, como Voo Noturno e Terra dos Homens, que também refletem sua experiência como piloto e exploram a busca pelo significado da existência humana.
31 / Jul / 1965
Nasce J.K. Rowling autora dos livro da série Harry Potter
No dia 31 de julho de 1965, nascia, em Yate, South Gloucestershire, na Inglaterra, Joanne Rowling, mais conhecida no mundo inteiro como JK Rowling, autora e criadora da célebre série de livros Harry Potter. Ela deu início à saga no final dos anos 1990 e, desde então, foram sete livros de Harry Potter que se tornaram best sellers internacionais, vendendo mais de 400 milhões de cópias e traduzidos para mais de 60 idiomas. Os livros também geraram uma série de filmes, videogames e outras mercadorias que fez de Rowling uma das pessoas mais ricas da indústria do entretenimento.
Rowling frequentou a Universidade da Inglaterra de Exeter, onde estudou francês. Mais tarde, trabalhou para a Anistia Internacional em Londres e como instrutora de idiomas em Portugal. A idéia de Harry Potter surgiu para Rowling quando ela estava andando de trem de Manchester para Londres, na Inglaterra, em 1990. Ela começou a escrever o primeiro livro naquela noite. Rowling terminou a obra enquanto vivia em Edimburgo, na Escócia, onde ela vivia como mãe solteira e lutou contra depressão. Seu manuscrito completo foi recusado por vários editores antes que ela chegasse a um acordo para publicação do livro pela editora Bloomsbury, em agosto de 1996.
O primeiro livro de Harry Potter foi lançado na Grã-Bretanha, em 1997, sob o título de Harry Potter e a Pedra Filosofal. No ano seguinte, o livro foi lançado nos Estados Unidos. Crianças e adultos foram cativados pela história do menino bruxo de óculos Harry, seus amigos Ron Weasley e Hermione Granger, suas aventuras na Escola Hogwarts e a luta de Harry contra o seu inimigo Lord Voldemort.
Em 16 de novembro de 2001, o primeiro filme de Harry Potter, Harry Potter e a Pedra Filosofal, estreou nos Estados Unidos, tornando-se sucesso de bilheteria. O sétimo e último livro de Harry Potter (de acordo com o plano pré-determinado de Rowling), Harry Potter e as Relíquias da Morte, chegou às livrarias dos EUA em 21 de julho de 2007. Como todos os livros anteriores de Harry Potter, também virou filme em seguida. Até o momento, os filmes do menino mago são os mais bem sucedidos financeiramente na história, ultrapassado as sagas de Star Wars e James Bond.
31 / Jul / 1971
Ocorre o primeiro passeio de um veículo na Lua
No dia 31 de julho de 1971, os astronautas da Apollo 15, David Scott e James Irwin dirigiram o veículo lunar Rover na superfície da lua. O Rover foi um dos melhores dispositivos projetados para o programa Apollo. Seu objetivo era dar mais mobilidade aos astronautas, que tinham dificuldades em se locomover por conta dos pesados trajes espaciais.
31 / Jul / 1980
Nasce o bruxo Harry Potter
Em 31 de julho de 1980 nascia Harry Potter, e o mundo da ficção nunca mais seria o mesmo. A vida do bruxo foi tumultuada desde o princípio – sobreviveu à maldição de Avada Kedavra, acabou órfão na casa dos tios trouxas, e passou seus 10 primeiros anos dormindo em um armário e sendo maltratado pela família que deveria acolhê-lo.
Mas aos 11 anos de idade, descobriu que suas esquisitices tinham explicação – ele é um bruxo, assim como seus pais eram. Levado para a escola Hogwarts, pode desenvolver suas habilidades, e teve de enfrentar muitos desafios ao longo da adolescência. Agora, já adulto, Harry Potter está casado com Gina, é pai de três filhos – Tiago Sirius, Alvo Severo e Lily Luna – e funcionário do Ministério da Magia.
Desde seu nascimento, lá se foram 450 milhões em cópias dos sete livros escritos e traduzidos em 64 idiomas, e mais de 7 bilhões de dólares em bilheteira com os oito filmes produzidos. Este mês, Harry Potter estreia a peça de teatro “Harry Potter and the cursed child”, em Londres. Nada mal para um jovem senhor bruxo pai de família. Na foto abaixo, Jamie Parker como Harry, Sam Clemmett como Albus e Poppy Miller como Gina.
A criadora de Harry Potter, J.K. Rowling, também nasceu em 31 de julho, mas de 1965. Assim como seu principal personagem, Rowling não está nada mal para uma jovem senhora que entrou para a história como a primeira pessoa a se tornar bilionária (em dólares) escrevendo livros.
31 / Jul / 2007
Fidel Castro anuncia saída do poder após 49 anos como presidente de Cuba
Na noite de 31 de julho de 2007, o presidente cubano Fidel Castro surpreendeu o mundo com o anúncio de que estava passando o poder ao irmão Raúl, em caráter provisório, por conta de problemas de saúde. A renúncia oficial aconteceu no dia 2 de fevereiro do ano seguinte, assinalando o fim de um período de 49 anos no poder e também o adeus do último líder histórico do comunismo. Fidel Castro, que nunca foi eleito por eleições diretas, proibiu a existência de partidos de oposição e manteve a imprensa sob seu controle em Cuba. Apesar das controvérsias em relação à liberdade civil no país, seu governo alcançou altos índices de desenvolvimento humano e social, como por exemplo a baixa taxa de mortalidade infantil, erradicação da desnutrição infantil e do analfabetismo.
Hystory