Mais categorias

Navegue pelos nossos conteúdos

3 de Julho

03 / JUL / 0987
Hugo Capeto inicia a Dinastia Capeto

Hugo Capeto foi rei de França entre 3 de Julho de 987 e 24 de Outubro de 996. Iniciou e fundou a Dinastia dos Capetos (a mais importante e antiga dinastia real na Europa, que incluiu todos os descendentes de Hugo). Com sua chegada ao trono pôs fim à Dinastia Carolingia (linhagem de reis francos que governaram a Europa Ocidental entre os séculos VIII e X). Era filho de Hugo, o Grande, conde de Paris, a quem sucedeu no ano 956.

Seu domínio sobre diversos feudos ao redor de Paris e de Orleans o transformou em virtual monarca da França; e quando Luis V, último rei da dinastia Carolíngia, morreu em 987 sem deixar herdeiro, os numerosos vassalos de Hugo possibilitaram que ele ganhasse a eleição ao trono e derrotasse o candidato carolíngio, Carlos, duque de Lorena. Este e muitos outros grandes nobres do reino tentaram resistir à sua autoridade, mas graças à força das armas e a uma sensata política de alianças, além do apoio da Igreja, da qual era membro devoto, Hugo estabeleceu certa ordem em seu reino. Seu filho Roberto, o Piedoso (mais tarde Roberto II), foi associado ao trono e eleito como seu sucessor em 988. A dinastia dos Capetos governou a França até o ano 1328.

03 / JUL / 1863
Travou-se Batalha de Gettysburg

A Batalha de Gettysburg desenvolveu-se entre 1 e 3 de Julho de 1863 ao redor do povoado de Gettysburg (Pensilvania - Estados Unidos) entre o exército dos Estados Unidos, chamado A União e o da Confederação (Estados Confederados da América). Esta foi a maior batalha que teve lugar na América do Norte e foi considerada crucial na Guerra Civil dos Estados Unidos.

O resultado foi uma grande vitória por parte do Exército Federal da União e, por outro lado, a abolição da escravatura. A União era comandada pelo maior general norte-americano George G. Meade e A Confederação pelo grande militar norte-americano Robert E. Lee. As forças em combate eram formadas por 83 mil homens da Confederação e 75 mil da União. Por parte destes últimos, pereceram 30 mil e do grupo contrário, 22 mil.

03 / JUL / 1883
Nasce o escritor Franz Kafka

No dia 3 de julho de 1883 nascia, em Praga, na República Tcheca, o escritor Franz Kafka. Sua narrativa simbólica, escrita em alemão, antecipou a opressão que viria no século XX. Kafka é considerado uma das mais significativas figuras da literatura moderna. Em seus livros, aborda temas como a solidão, a frustração, a sensação de culpa e a angústia dos seres humanos quando se deparam com forças desconhecidas, que estão fora do alcance e da compreensão das pessoas. Dentre as suas obras se destacam "Metamorfose" (1915), "O Processo" (1925), "O Castelo" (1926), "O desaparecido" ou "Amerika" (1927). A força de seus textos é tamanha que o termo "kafkiano" é usado para explicar situações sociais angustiantes ou grotescas. Ele morreu no dia 3 de junho de 1924, vítima de tuberculose, em Klosterneuburg, na Áustria.

03 / JUL / 1927
Uruguai é o primeiro país da América Latina a aprovar o voto feminino

No dia 3 de julho de 1927 o Uruguai se tornou o primeiro país da América Latina a aprovar o voto feminino. Um alteração na Constituição em 1917 permitia que as mulheres participassem dos pleitos. Mas esse direito apenas entrou em prática durante a realização do Plebiscito de Cerro Chato, no dia 3 de julho de 1927, quando pela primeira vez houve participação feminina. As crônicas da época informam que a primeira eleitora latino-americana foi uma brasileira de 90 anos que vivia em Cerro Chato, chamada Rita Ribera. O Equador foi o segundo país da região a admitir o voto feminino, em 1929. O direito dos votos às mulheres só foi aprovado no Brasil em 1932.

03 / JUL / 1928
Primeira transmissão de TV em cores é feita em Londres

Em um dia como hoje, no ano de 1928, era realizada em Londres a primeira transmissão de TV em cores. O feito foi de John Logie Baird, um engenheiro escocês e o primeiro a construir um sistema de televisão viável. No ano anterior, ele fundou a Baird Television Development Company e, em 1928, também realizou a primeira transmissão transatlântica de televisão, entre Londres e Nova York, além do primeiro programa de televisão para a BBC. Em 1931 realizou a primeira transmissão ao vivo

03 / JUL / 1971
Poeta e músico Jim Morrison sai de cena

Um dos ícones do rock de todos os tempos morria em um dia como este, no ano de 1971, em Paris, na França. Era o adeus do músico norte-americano James "Jim" Douglas Morrison, vocalista da banda The Doors, que morreu aos 27 anos, supostamente vítima de uma overdose de drogas ou alguma combinação com álcool, mas como não foi realizada autópsia, a causa exata de sua morte ainda é contestada.

Nascido em Melbourne, na Flórida, em 8 de dezembro de 1943, Morrison era conhecido por suas composições, poesias improvisadas, além da uma performance e personalidade selvagens. É considerado por críticos e fãs como um dos vocalistas mais icônicos, carismático e pioneiro do rock da história da música. Ele ficou entre os "100 Maiores Cantores de Todos os Tempos " de acordo com classificação da revista Rolling Stone.

03 / JUL / 1981
"De volta para o Futuro" chega aos cinemas

Em um dia como esse, no ano de 1985, o filme "De Volta para o Futuro" era lançado nos cinemas dos Estados Unidos, em uma produção na qual um dos destaques era o icônico carro DeLorean, que realiza viagens no tempo. O filme contou com a direção de Robert Zemeckis e foi estrelado por Michael J. Fox como Marty McFly, um adolescente que voltou 30 anos no passado, usando uma máquina do tempo construída pelo "cientista maluco" Doc Brown (Christopher Lloyd).

A criação de Doc consistia em um carro esportivo DeLorean DMC-12, construído com um reator de plutônio que chega aos "1.21 gigawatts", força necessária para viajar pelo tempo. Marty volta ao tempo, no ano de 1955, apenas para atrapalhar o momento em que seus próprios pais (Crispin Glover e Lea Thompson) se encontram pela primeira vez. Sobre o carro DeLorean, ele foi fabricado na Irlanda do Norte com o objetivo de conquistar o público nos EUA. A empresa produziu cerca de 9 mil carros antes de falir e interromper sua produção em 1982. Apesar de sua curta expectativa de vida, o DeLorean segue como um objeto de grande interesse para colecionadores de carro, sem dúvida devido ao grande sucesso do filme e suas duas sequências, lançadas em 1989 e 1990.

History.





Compartilhe essa notícia

Receba novidades