Mais categorias

Navegue pelos nossos conteúdos

29 DE JULHO

29 / JUL / 1643
Trava-se a Batalha de Rocroi

A Batalha de Rocroi foi um combate que teve como data o dia 29 de Julho de 1643, no período final da guerra dos Trinta Anos, e pelo qual o exército francês, ao comando do duque de Enghien, derrotou as tropas espanholas dirigidas pelo governador interino dos Países Baixos, Francisco de Melo, que sitiavam a cidade de Rocroi (ao norte de França). A batalha, a qual tradicionalmente se vem aludindo como referência do fim da hegemonia da infantaria espanhola na Europa, cortou a possibilidade da Espanha pressionar, de novo, os domínios franceses.

O governo do rei Felipe IV encontrou-se nos anos seguintes, diante do duplo problema da posição da França, dona de Tréveris, Alsacia e Lorena, e o indiscutível domínio holandês no canal da Mancha e no mar do Norte. Desta forma, o denominado caminho espanhol ficou bloqueado e a consequência, em médio prazo, foi a perda dos territórios de Gravelinas (1644), Hulst (1645) e Dunkerque (1646).

29 / JUL / 1824
Nasce Alexandre Dumas (filho)

Filho natural de Alexandre Dumas e Marie-Catherine Labay, costureira, foi, como seu pai, um autor mundialmente reconhecido. Nasceu em 28 de Julho de 1824 e faleceu em 27 de Novembro de 1895. Em 1831, seu pai o reconheceu legalmente e tentou lhe dar a melhor educação possível na instituição Goubaux e na academia Bourbon.

As leis, naquela época, permitiram que Dumas (pai) separasse o filho de sua mãe e a agonia desta inspirou Dumas (filho) em seus escritos sobre caracteres femininos e trágicos. Em quase toda sua obra enfatizou o propósito moral da literatura e em seu romance O Filho Natural (1858), expôs a teoria de que, aquele que traz um filho ilegítimo ao mundo, tem a obrigação moral de legitimá-lo e se casar com a mulher. Entre suas obras destacam-se: Pecados da Minha Juventude(1847), A Dama das Camélias (1849), A Questão do Dinheiro (1857), O Filho Natural ( 1858), A Condessa de Romaní (1876), A Questão do Divórcio (1880) e L Affaire Clémenceau (1886).

29 / JUL / 1846
Nasce a princesa Isabel

No dia 29 de junho de 1846 nascia, no Rio de Janeiro, a princesa Isabel, uma das mulheres de grande destaque na história do Brasil. Conhecida pela sua luta pelo fim da escravidão no Brasil, ela decretou, no dia 13 de maio de 1888, por meio da Lei Áurea, o fim do trabalho escravo no país. Milhões de escravos foram libertados após mais de três séculos de uso desse tipo de mão de obra. Por ter acabado com a escravidão no Brasil , que atingiu 12 milhões de africanos, o papa João XIII ofereceu à princesa a comenda da Rosa de Ouro.

Anos antes, ela já tinha sancionado a Lei do Ventre Livre, no dia 28 de setembro de 1871, que deu um passo fundamental para a extinção da escravidão. Por esta lei, todos os filhos de escravos nasciam livres. A princesa Isabel foi regente do Império em três ocasiões, sempre durante viagens do imperador Dom Pedro 2º para a Europa. Fato raro na época, a princesa Isabel só teve o seu primeiro filho, Pedro de Alcântara, 11 anos após seu casamento, em 1864, com Gastão de Orléans, o conde d Eu.

Depois, nasceram outros dois filhos: Luiz Maria Felipe e Antônio Gusmão Francisco. Com a proclamação da República, em 1889, a família real deixou o Brasil para se exilar na Europa. A princesa Isabel viveu os seus últimos dias em Paris, com grandes dificuldades de locomoção no final de sua vida. Um curiosidade é o tamanho do seu nome completo: Isabel Cristina Leopoldina Augusta Micaela Gabriela Rafaela Gonzaga de Bragança e Bourbon d Orléans. A princesa morreu morreu no dia 14 de novembro de 1921, durante seu exílio na Europa, na cidade francesa de Eu.

29 / JUL / 1883
Nasce Benito Mussolini, fundador do fascismo

No dia 29 de julho de 1883 nascia, em Predappio, na Itália, Benito Amilcare Andrea Mussolini, político italiano considerado uma das figuras chaves da criação do Fascismo. Em 1922, ele se tornou primeiro ministro italiano e, mais tarde, recebeu do rei Vítor Emanuel III o controle supremo das forças armadas da Itália. Em 1940, inseriu a Itália na Segunda Guerra Mundial ao lado do Eixo. Três anos depois de entrar na guerra, Mussolini foi deposto e preso em Gran Sasso. Contudo, pouco depois, foi resgatado pelas forças especiais alemãs.

Depois disso, chefiou a República Social Italiana em partes do país que não haviam sido ocupadas por forças aliadas. No final de abril de 1945, com a aparente derrota na Guerra, tentou fugir para a Suíça, mas foi capturado e executado próximo ao Lago de Como por guerrilheiros italianos no dia 28 de abril de 1945 em Mezzegra, na Itália.

Seu corpo - assim como o de sua esposa Clara Petacci e outros companheiros - foi trazido para Milão, onde foi pendurado de cabeça para baixo para a exibição pública e confirmação de sua morte. Até hoje não se sabe quem foi o autor dos tiros que matou Mussolini.

29 / JUL / 1890
Morre Vincent van Gogh, um dos maiores gênios da história das artes plásticas

O artista é lembrado por sua profunda paixão pela pintura, personalidade atormentada e estilo inovador

Vincent Willem van Gogh, um dos mais influentes e renomados pintores da história da arte, morreu em 29 de julho de 1890, após atirar contra o próprio peito em Auvers-sur-Oise, na França. Figura destacada do pós-impressionismo, o artista é lembrado por sua profunda paixão pela pintura, personalidade atormentada e estilo único e inovador. Apesar de seu imenso talento, ele não fez sucesso em vida: sua obra só se popularizou de forma póstuma.

Vocação artística

Van Gogh nasceu em 30 de março de 1853, em Groot-Zundert, na Holanda, em uma família de classe média e teve uma infância conturbada. Desde jovem, mostrou interesse pelas artes, mas sua jornada como pintor começou mais tarde, quando decidiu seguir a vocação artística aos 27 anos de idade. Ele enfrentou dificuldades financeiras e emocionais ao longo de sua vida, o que muitas vezes refletiu-se em sua arte.

29 / JUL / 1943
Britânicos e norte-americanos fazem pesado bombardeio na Operação Gomorra

Um pesado bombardeio foi conduzido por 777 aeronaves dos Aliados na Operação Gomorra no dia 29 de julho de 1943, durante a Segunda Guerra Mundial, contra a cidade de Hamburgo. O objetivo desta ação era destruir o subúrbio ao norte da cidade, que ainda não havia sido atacado. Contudo, um erro nos mapas resultou no ataque ao norte da área que havia sido devastada três noites anteriores. As áreas residenciais dos distritos de Wandsbek e Barmbek e partes de Uhlenhorst e Winterhude foram seriamente afetadas e atingidas por incêndios isolados.

Com os pesados e incessantes bombardeios contra a cidade de Hamburgo, os Aliados esperavam desestabilizar psicologicamente a população e também atingir o porto, centro industrial, estaleiros e refinarias de petróleo. O ataque foi uma das maiores tempestades de fogo provocadas pelas forças britânicas e norte-americanas na Segunda Guerra Mundial. Os ataques causaram graves danos à produção de armamentos alemães em Hamburgo.

Os ataques contra Hamburgo seguiram até novembro de 1943 - num geral, os britânicos faziam bombardeios de noite, e os norte-americanos pela manhã, de forma que a população era obrigada a permanecer nos abrigos. No fim da operação, 17 mil missões de bombardeiros lançaram mais de nove mil toneladas de explosivos, matando mais de 30 mil pessoas e destruindo 280 mil edifícios.

29 / JUL / 1958
É criada a NASA

NASA é a sigla em inglês que identifica a Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço (National Aeronautics and Space Administration) dos Estados Unidos, que é a agência governamental responsável pelos programas espaciais. O Programa espacial soviético lançou o primeiro satélite artificial do mundo (Sputnik 1) em 4 de Outubro de 1957.

O Congresso dos Estados Unidos o recebeu como uma ameaça à segurança do então Presidente Dwight David Eisenhower (presidente americano entre 20 de Janeiro de 1953 e 20 de Janeiro de 1961) e seus conselheiros, depois de vários meses de debate, concordaram em fundar uma nova agência federal que dirigisse toda a atividade espacial não militar.

Em 27 de Julho de 1958, Eisenhower assinou a Ata que fundou a NASA, a qual começou a funcionar em 1º de Outubro de 1958, com quatro laboratórios e cerca de 8.000 funcionários. A intenção dos primeiros programas era colocar em órbita uma nave tripulada e isso se realizou sob a pressão da concorrência entre os Estados Unidos e a URSS na chamada corrida espacial que se produziu durante a Guerra Fria.

29 / JUL / 1958
Brasil conquista primeiro título de Copa do Mundo

Com um elenco que fez história, a seleção brasileira de futebol comemorou no dia 29 de julho de 1958 o seu primeiro título de Copa do Mundo, na Suécia. Os grandes destaques da equipe foram Pelé e Garrincha, que despontaram para o mundo como grandes craques da bola. A equipe dirigida pelo técnico Vicente Feola começou a competição no grupo 4, com Áustria, Inglaterra e União Soviética.

Na estreia, vitória por 3 a 0 sobre os austríacos. No jogo seguinte, contra os ingleses, empate sem gols. Na última rodada, contra os soviéticos, o Brasil venceu por 2 a 0 e garantiu o primeiro lugar na chave. Nas quartas de final, o Brasil teve dificuldades para vencer o País de Gales. A vitória foi magra, por 1 a 0, com gol de Pelé. Nas semifinais, os brasileiros derrotaram a França por 5 a 2. Na final, contra os donos da casa, o Brasil voltou a vencer pelo mesmo placar e passou a escrever definitivamente o seu nome da história como grande potência do futebol mundial.

29 / JUL / 1994
Morre o comediante Mussum, de Os Trapalhões






Compartilhe essa notícia

Receba novidades