Mais categorias

Navegue pelos nossos conteúdos

28 DE JUNHO

28 / JUN / 1243
Sinibaldo Fieschi foi eleito Papa da Igreja Católica

Inocencio IV, cujo nome verdadeiro era Sinibaldo Fieschi, foi eleito Papa da Igreja Católica em 28 de Junho de 1243. Foi considerado como quem fez valer o domínio universal do papado ao ordenar a destituição do seu principal oponente, o imperador do Sacro Império Romano Federico II.

Nasceu em Genova e estudou direito em Parma e Bolonha. Era um homem convencido de que o poder da Igreja, e em concreto da figura papal, devia estar acima dos governantes e dos reis. Seu confronto com o imperador do Sacro Império Romano, constituiu um importante capítulo no conflito entre o papado e o império. Recém eleito pontífice, foi pressionado por Federico II para que revogasse sua excomunhão, mas Inocencio interrompeu as negociações, fugiu de Roma e se refugiou na França no ano 1244.

28 / JUN / 1712
Nasceu Jean-Jacques Rousseau

Jean-Jacques Rousseau foi um filósofo, teórico político e social, músico e botânico francês; um dos escritores mais eloquentes da época da Ilustração. Nasceu em 28 de Junho de 1712 em Genebra, Suíça, e faleceu em 2 de Julho de 1778. Foi educado por seus tios, depois que sua mãe faleceu poucos dias após seu nascimento.

Aos 13 anos de idade foi aprendiz de gravador, mas, após três anos, abandonou este ofício para converter-se em secretário e acompanhante assíduo de madame Louise de Warens, uma mulher rica e generosa, que exerceu uma profunda influência em sua vida e obra. Em 1742 mudou-se para Paris, onde trabalhou como professor e copista de música, além de exercer o cargo de secretário político. Entre suas obras destacaram-se: Julia ou A Nova Eloísa (1761), A Botânica (1802), Confissões (1782) e O Contrato Social ou Princípios de Direito Político (1762).

28 / JUN / 1820
Chega ao fim a crença de que os tomates seriam venenosos

No dia 28 de junho de 1820 chegou ao fim a crença popular de que os tomates seriam venenosos. Depois que esse pensamento caiu por terra, abriu-se as portas do consumo deste alimento como molho, gaspacho e nos sanduíches entre as culturas ocidentais. O tomate tem sua origem na América do Sul, mais exatamente na parte alta do Peru. Assim que chegou à Inglaterra pensou-se que era venenoso.

Um dos primeiros a cultivar a planta, um empregado da companhia Barber-Surgeon chamado John Gerard, acreditou que os tomates eram venenosos por conterem baixos níveis da toxina tomatina. Contudo, para alegria dos apreciadores desse alimento, o coronel Robert Gibbon, dos EUA, não acreditou nos rumores. No dia 28 de junho de 1820, no auge da safra de tomate, ele desmentiu este mito popular com uma demonstração pública nas escadarias dos tribunais de Salem, em New Jersey, onde comeu os tomates sem sofrer problemas. Os norte-americanos e depois os ingleses começaram a consumir os suculentos tomares cada vez em maior quantidade e, assim, o alimento conquistou popularidade mundial.

28 / JUN / 1914
Arquiduque Franz Ferdinand é assassinado em estopim da Primeira Guerra

Em um dia como este, em 1914, o arquiduque Franz Ferdinand, da Áustria, e sua esposa Sophie foram mortos a tiros por um sérvio separatista durante uma visita oficial à capital da Bósnia, Sarajevo. Os assassinatos provocaram uma onda de eventos que culminaram no estouro da Primeira Guerra Mundial, no começo de agosto. No dia 28 de junho de 1919, cinco anos após a morte de Franz Ferdinand, Alemanha e as Forças Aliadas assinariam o Tratado de Versalhes, encerrando oficialmente a Primeira Guerra Mundial.

O arquiduque havia viajado para Sarajevo em junho de 1914 para inspecionar as forças armadas imperiais na Bósnia e Herzegóvina, anexadas pelo Império Austro-húngaro, em 1908. A anexação causou fúria entre os nacionalistas sérvios, que acreditavam que os territórios eram parte da Sérvia. Um grupo de jovens nacionalistas armaram um plano para matar o arquiduque durante a sua visita a Sarajevo e, depois de alguns erros, Gavrilo Princip conseguiu atirar no casal real à queima-roupa, enquanto eles faziam sua jornada oficial. Os dois morreram praticamente na hora do atentado.

O assassinato desencadeou rapidamente vários eventos, e o Império Austro-húngaro culpou o governo sérvio pelo ataque. Como a Sérvia era apoiada pela grande e poderosa Rússia, a Áustria pediu garantias de que a Alemanha estaria ao seu lado contra os russos e seus aliados, incluindo a França e, possivelmente, o Reino Unido. No dia 28 de julho, os austro-húngaros declararam guerra contra a Sérvia e a frágil paz entre as potências europeias ruiu completamente, dando início um conflito devastador, a Primeira Guerra Mundial. Após quatro anos de derramamento de sangue, a guerra terminou no dia 11 de novembro de 1918, depois que a Alemanha se rendeu aos aliados.


Na conferência de paz em Paris, em 1919, os líderes dos Aliados enfatizariam o desejo de construir uma paz mundial após a guerra para nunca mais ocorressem novos conflitos em grande escala. O Tratado de Versalhes, contudo, falhou neste objetivo. O sonho do então presidente dos Estados Unidos, Woodrow Wilson, para a construção de uma organização mundial para a preservação da paz também falhou quando a Liga das Nações foi instituída. /Para piorar, os duros termos punitivos impostos pelo Tratado à Alemanha, a grande perdedora da guerra, levou a uma onda de ressentimentos contra o tratado e seus autores, um sentimento que culminou na eclosão da Segunda Guerra Mundial.

28 / JUN / 1919
Alemanha é obrigada a assinar o Tratado de Versalhes

Um dos capítulos importantes da história moderna foi escrito no dia 28 de junho de 1919. Nesta data, foi assinado o Tratado de Versalhes, em Paris, um acordo de paz das potências europeias, que encerrou oficialmente a Primeira Guerra Mundial. O documento foi assinado como uma continuação do armistício de novembro de 1918, em Compiègne, que tinha colocado um término nos confrontos.

O Tratado de Versalhes determinava que a Alemanha aceitasse todas as responsabilidades por causar a guerra. O país perdeu parte de seu território assim como as colônias nos oceanos e na África. Também foi imposta uma restrição ao tamanho do seu exército e a Alemanha teve que pagar uma indenização pelos prejuízos estipulada em US$ 33 milhões, em 1921.

Além disso, o país também reconheceu a independência da Áustria. O tratado foi ratificado pela então recém-criada Liga das Nações em 10 de janeiro de 1920. O Tratado provocou o sentimento humilhação nos alemães, o que levou à queda da República de Weimar, à ascensão do Nazismo, em 1933, e, inevitavelmente, à Segunda Guerra Mundial apenas 20 anos após sua assinatura.

28/JUN/1930

Nasceu Itamar Augusto Cautiero Franco. Faleceu em São Paulo, 2 de julho de 2011, vítima de um AVC. Foi um engenheiro, militar e político brasileiro. O 21.° Vice-presidente do Brasil durante o governo de Fernando Collor e, após o titular ter sido afastado da presidência, por um processo de impeachment, assumiu como o 33.° presidente do Brasil, tendo governado entre 1992 e 1995.




Compartilhe essa notícia

Receba novidades