Mais categorias

Navegue pelos nossos conteúdos

26 DE MAIO

Feriados e eventos cíclicos
Brasil
Aniversário do município de Maricá-Rio de Janeiro
Aniversário do município de Brejo da Madre de Deus, Pernambuco
Aniversário do município de Barreiras, Bahia
Dia Nacional de Combate ao Glaucoma
Dia de Nossa Senhora de Caravaggio
Dia do Revendedor Lotérico

Cristianismo
Filipe Néri
Papa Eleutério
Mariana de Jesús de Paredes
Quadrado de Atenas

Wikipédia

No dia 26 de maio de 1897, foi colocado a venda pela primeira vez o livro "Drácula", de Bram Stoker, em Londres. A ficção de terror é contada por meio de um diário e cartas escritas pelos principais personagens do romance. Drácula é sobre um vampiro que vive na Transilvânia, onde ataca suas vítimas. O autor do livro, Bram Stoker escreveu vários livros e admirava o gênero do terror. Contudo, apesar de suas outras obras, nenhuma outra se tornou tão popular quanto "Drácula".

No dia 26 de maio de 1914 nascia, em Salvador (BA), Maria Rita de Sousa Brito Lopes Pontes, mais conhecida como Irmã Dulce, Beata Dulce dos Pobres ou Bem-Aventurada Dulce dos Pobres. Ela foi uma religiosa católica, conhecida por suas obras de caridade e de assistência e chegou a ser indicada ao prêmio Prêmio Nobel da Paz pelo então presidente José Sarney, com o apoio da rainha Sílvia da Suécia. Em 2000, recebeu do papa João Paulo II o título de Serva de Deus. Em maio de 2011, foi beatificada em Salvador. A celebração da sua festa litúrgica é no dia 13 de agosto. Irmã Dulce trabalhou durante mais de 50 anos para a caridade. Entre suas obras, estão a fundação do Hospital Santo Antônio, do Centro Educacional Santo Antônio (CESA) e do Círculo Operário da Bahia. Mesmo com a saúde frágil, Irmã Dulce construiu e manteve uma das maiores e mais respeitadas instituições filantrópicas do país. No dia 11 de novembro de 1990, ela começou a ter problemas respiratórios e foi internada no hospital. Em 20 de outubro de 1991, recebeu no convento, em seu leito de morte, a visita do Papa João Paulo II para receber a bênção e extrema unção. Ela morreu em Salvador, de causas naturais, aos 77 anos, no dia 13 de março de 1992.

No dia 26 de maio de 1945 teve início o grande bombardeio contra Tóquio, promovido pelo exército dos Estados Unidos. A ação militar durante a Segunda Guerra Mundial causou a morte de mais de 100 mil pessoas. Neste dia, os aviões lançaram contra os japoneses 8.250 bombas, de 250 quilos, que estavam a 150 metros de altura e que projetaram por sua vez 50 bombas de três quilos carregadas com napalm, um conjunto de líquidos inflamáveis à base de gasolina gelificada. O ataque transformou Tóquio em uma enorme labareda, e as pessoas lutavam para se proteger das chamas e do calor que chegavam aos 800ºC. Na manhã do dia seguinte, as ruas estavam cheias de corpos de pessoas que morreram asfixiadas pela fumaça. O forte calor fez evaporar a água de valas, lagoas e piscinas. O ataque destruiu 50% da cidade de Tóquio, assim como 20% de sua indústria.




Compartilhe essa notícia

Receba novidades