Mais categorias

Navegue pelos nossos conteúdos

26 DE JUNHO

26 / JUN / 1498
Imperador da China "patenteia" a primeira escova de dentes

A higiene bucal tem muito a agradecer a um imperador da China, responsável pela "patente" da escova de dentes, no dia 26 de junho de 1498. Muito distante dos aparelhos elétricos usados hoje em dia, a primeira escova de dentes era um conjunto de tufos de pelo de porco ligados a uma peça de osso ou de bambu. Provavelmente, a primeira escova de dente foi inventada na China, durante a Dinastia Tang, com o uso de cerdas de porco.

Em 1223, um professor zen japonês, Dogen Kigen, registrou ter visto monges chineses limpando seus dentes com escovas feitas de pelos de cavalo unidos a um osso de boi. Mais de dois séculos depois, em 1498, o imperador Hongzhi, da dinastia Ming patenteou a escova de dentes. Foi um importante avanço para a saúde bucal, já que as duras e espessas cerdas do porco, presas a um pedaço de osso ou bambu, ajudaram a fazer a limpeza da parte de trás da boca. Ou seja, graças a um punhado de cerdas, a um imperador criativo, os dentes bonitos deixaram de ser um artigo de luxo.

26 / JUN / 1541
É assassinado Francisco Pizarro, conquistador do Império Inca

um dia como este, no ano de 1541, o conquistador da civilização Inca, Francisco Pizarro, então governador do Peru, foi assassinado em Lima por rivais espanhóis. Antes de se tornar conhecido, Pizarro serviu ao conquistador espanhol Alonso de Ojeda durante a expedição para a Colômbia, em 1510, e estava com Vasco Nunez Balboa quando ele chegou ao Oceano Pacífico, em 1513. Após escutar lendas sobre o povo inca e suas riquezas na América do Sul, Pizarro formou uma aliança com o também conquistador Diego de Almagro, em 1524, e eles navegaram novamente para a América.

Sua primeira expedição chegou somente até o Equador. Porém, em sua segunda tentativa, ele descobriu que havia realmente evidências sobre a existência do Império Inca. Com ajuda do Imperador Carlos V e a garantia de que ele, e não Almagro, iria receber a maioria parte dos futuros lucros da expedição, Pizarro navegou até o Peru e desembarcou em Tumbes, em 1532. Ele liderou suas tropas rumo às montanhas dos Andes até a cidade Inca de Cajamarca e encontrou com Atahualpa, o rei do império Inca de Quito.

Depois de conquistar a confiança do monarca, Pizarro capturou Atahualpa, exigiu uma sala cheia de ouro como resgate por sua vida e, mesmo assim, traiçoeiramente, o matou. Em 1533, a resistência inca foi derrotada quando Pizarro e suas tropas conquistaram Cusco. Pizarro, então governador do Peru, fundou novos povoados, incluindo Lima, e deu o Chile para Almagro como compensação, enquanto reivindicou para si mesmo todas as riquezas da civilização inca. Contudo, Pizarro não cumpriu todas as promessas que fez para Almagro que, em resposta decidiu tomar a cidade de Cusco, em 1538. Pizarro enviou seu meio-irmão, Hernando, para reconquistar a cidade, Almagro foi derrotado e morto. Três anos depois, em 26 de junho de 1541, um grupo contratado por ex.

26 / JUN / 1964
Lançado álbum "A Hard Day s Night" nos EUA

No ano de 1964, era lançando nos Estados Unidos o terceiro disco dos Beatles, "A Hard Day´s Night". Diferentemente da versão britânia, a versão norte-americana contém também músicas instrumentais do filme homônimo. A versão dos EUA, no entanto, não contém todas as canções da versão britânica.

A versão no Reino Unido foi lançada com a capa mostrando o nome da banda e do álbum, enquanto a capa da versão norte-americana realça a ligação com o filme, com os dizeres: "trilha sonora original do filme". O álbum foi o primeiro a trazer só composições de Lennon/McCartney. Entre os grandes sucessos deste disco estão "A Hard Day s Night", "I Should Have Known Better", "If I Fell", "Can t Buy Me Love" e a balada romântica "And I Love Her".

26 / JUN / 1968
Passeata dos Cem Mil é realizada em protesto contra a ditadura militar

26 / JUN / 1987
É firmado o Dia Internacional Contra o Uso de Drogas Ilícitas

No dia 26 de junho de 1987, a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) decidiu firmar o Dia Internacional Contra o Uso de Drogas Ilícitas, o Uso Indevido e o Tráfico Ilícito de Drogas como forma de consolidar a ação e a cooperação por uma sociedade livre do uso indevido de drogas.

Cada um dos países membros se comprometeu a centrar atenções no fenômeno das drogas com o objetivo de coordenar as estratégias para sua prevenção e controle. A comemoração deste dia é uma oportunidade para unir esforços com os governos, organizações não-governamentais e o setor privado para um maior conhecimento sobre o tema e fiscalização das drogas.

26 / JUN / 1990
Faleceu Manuel de Pedrolo

Manuel de Pedrolo foi um escritor espanhol na língua catalã. Sua obra, copiosa e diversa em gêneros e em procedimentos, constitui uma das mais complexas e ricas contribuições da literatura catalã do pós-guerra. Nasceu no ano 1918 e faleceu em 26 de Junho de 1990. A novela foi o gênero que estimulou de maneira especial à prodigiosa criatividade do escritor.

O estudo psicológico - Cendra per Martina, 1965; a angústia existencial - Totes lhes bèsties de càrrega, 1967; a novela policial - Mossegar-lha cua, 1968; a novela de ficção - Mecanoscrito do segon origem, 1974; a ambiciosa tetralogia sobre a volta dos exilados da guerra civil - A terra proibida, 1957-1979; poderiam ser as principais referências de seu vasto mundo novelesco. É frequente, principalmente por questões de censura, que as obras de Pedrolo levem uma data de edição muito posterior à de sua redação.

Gilberto Passos Gil Moreira (Salvador, 26 de junho de 1942) é um cantor, compositor, multi-instrumentista, produtor musical, político e escritor brasileiro.

Gilberto Gil faz 82 anos nesta quarta-feira, 26 de junho

Gilberto Gil faz aniversário nesta quarta-feira, 26 de junho — Foto: Hermes de Paula

Pois nesta quarta-feira, será publicada pela revista "Breeza", especializada no universo da cannabis, uma entrevista especial com o grande artista falando sobre tudo o que usou no passado e como lida com a maconha atualmente.

Gil fez questão de relembrar sua juventude e tudo aquilo que já experimentou. O artista reforça que muitas das experiências vividas estavam inseridas nas questões de sua geração.

"Eu tinha vontades novas na vida, queria descobrir coisas, e pra isso me juntar àqueles que praticavam coisas com as quais eu tinha um mínimo de identificação, de atração. Dentre os hábitos da minha geração, um deles era as experiências com expansores de estados de consciência, então eu acho que tava de acordo, compatível com um momento da vida, a minha idade, o meu impulso daquele momento", conta Gil, que segue:

"Foi natural na minha vida que eu tivesse aqueles impulsos e desejos que me levavam àqueles hábitos e práticas. Durante muitos anos experimentei a cannabis, o peiote, o ácido lisérgico, a ayahuasca, experimentei vários transformadores, expansores de consciência porque, afinal de contas, estavam na pauta. Eram coisas pautadas pelo meu povo, pela minha geração, pelos meus iguais, pelos meus colegas".

Sobre como lida com a cannabis atualmente, Gil foi sincero: disse estar "cansado". O músico, porém, garante não ter abandonado o uso em determinados momentos.

"É cada vez menos frequente. Eu não tenho nenhum impulso, nenhuma vontade de forçar os processos de transformaçao da realidade através de situações mentais porque não tenho vontade disso, não tenho mais. Não tenho inclusive energia suficiente pra isso. As transformações de estado de consciência através de substâncias… é uma exigência, pelo menos pra mim, pra minha pessoa e condição, é uma coisa de muita exigência física, exigência mental, então não tenho gosto, não tenho ímpeto e nem coragem pra fazer esses exercícios de expansão mental tão exigentes (risos).

O grande imortal da ABL aproveita para brincar:

"Viver com a quase quietude cotidiana da minha mente e do meu corpo já é um esforço cada vez maior. Com o envelhecimento, com a idade, essas coisas ficam mais difíceis, por isso que falei também da coragem. Não tenho mais coragem de ficar enfrentando todos esses redemoinhos que vêm junto com essas experiências. Ficar quieto já é muito difícil (risos)".

26 / JUN / 1997
J.K. Rowling lança o primeiro livro da série Harry Potter

Em um dia como este, no ano de 1997, era lançado o livro Harry Potter e a Pedra Filosofal, o primeiro da famosa série Harry Potter, de autoria da britânica J. K. Rowling. O personagem principal do livro é Harry, um bruxo, que vai até a Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts e enfrenta o temível bruxo das trevas, Lorde Voldemort.

O livro foi publicado pela Bloomsbury, em Londres, e pela editora Scholastic, em 1o. de setembro de 1998 nos EUA. O livro vendeu mais de 100 milhões de cópias, foi traduzido para diversos idiomas e também adaptado para o cinema.

2007 — O Papa Bento XVI restabelece as leis tradicionais da eleição papal em que um candidato bem-sucedido deve receber dois terços dos votos.

Bento XVI (em latim: Benedictus P.P. XVI), nascido Joseph Aloisius Ratzinger (Marktl am Inn, 16 de abril de 1927 — Vaticano, 31 de dezembro de 2022),[1] foi o Papa da Igreja Católica e Bispo de Roma de 19 de abril de 2005 a 28 de fevereiro de 2013, quando oficializou a sua abdicação. Posteriormente foi Papa Emérito e Romano Pontífice Emérito da Igreja Católica.

É considerado, no catolicismo, um dos maiores teólogos da história. Autor de inúmeras obras, Ratzinger também se destacou no combate ao Marxismo, a ideologias e a Teologia da libertação, considerada por ele inimiga da Igreja e das Escrituras. Desde sua renúncia era Bispo emérito da Diocese de Roma. Foi eleito, no conclave de 2005, o 265.º Papa, com a idade de 78 anos e três dias, sendo o sucessor de João Paulo II e sendo sucedido por Francisco.

Com History/Wikipédia.






Compartilhe essa notícia

Receba novidades