Mais categorias

Navegue pelos nossos conteúdos

25 DE JUNHO

25 / JUN / 1857
Livro "As Flores do Mal", de Baudelaire, é publicado

Um dos mais influentes poetas franceses de todos os tempos, Charles Baudelaire publicou em um dia como este, no ano de 1857, o seu livro "Flores do Mal", que o levou a problemas na Justiça por blasfêmia e obscenidade. Baudelaire nasceu em uma família rica, estudou Direito até 1840, mas abandonou os estudos para se tornar um poeta. Ele teve uma vida desregrada em Paris, tornou-se usuário pesado de ópio e haxixe e contraiu sífilis, doença que o mataria alguns anos depois. Ele gastou metade de sua polpuda herança em dois anos e, após isso, passou a receber quantias restritas por mês para não "torrar" todo o dinheiro. Em 1844, ele conheceu a bela Jeanne Duval, para quem escreveu "Vênus Negra", um ciclo de poemas de amor. Ele começou a escrever resenhas e críticas e se tornou amigo de artistas como Manet, Delacroix e Daumier. Baudelaire desenvolveu uma forte inclinação artística pelo macabro e descobriu Edgar Allen Poe em 1852. Suas traduções ajudaram a popularizar Poe na França em uma época que o escritor norte-americano não era conhecido nem mesmo em seu próprio país. Neste mesmo ano, Baudelaire escreveu sua segunda série de poemas de amor, desta vez inspirado em Apollonie-Aglae Sabatier, sua "Vênus Branca", que foi seguido por uma terceira série, inspirada na sua "Vênus de Olhos Verdes", a atriz Marie Daubrun. Ele reuniu seus poemas em Flores do Mal. Os poemas possuem um estilo lírico poético para descrever assuntos repugnantes. "Une Charogne", por exemplo, descreve um cadáver apodrecendo. Tanto Baudelaire quando o seu editor e o responsável pela impressão do livro foram julgados por obscenidade e punidos. Foi proibida a impressão do seu livro e somente após a morte do poeta é que ele foi reconhecido como um grande poeta. Largado na miséria, ele foi para uma série de palestras na Bélgica e ficou gravemente doente em 1866. Ele retornou para Paris, onde morreu nos braços de sua mãe em agosto de 1867, pobre, desprestigiado e com poucas poesias impressas.

25 / JUN / 1876
Ocorreu a Batalha de Little Big Horn

Este confronto produziu-se no dia 25 de Junho de 1876, em Little Big Horn, território de Montana, Estados Unidos da América do Norte, entre soldados do 7º Regimento de Cavalaria, comandado pelo General americano George Armstrong Custer, e várias tribos de índios, sob o comando do grande chefe sioux Tasunka Witko, chamado também Cavalo Louco. Este combate significou a maior derrota do Exército dos Estados Unidos durante as chamadas Guerras Índias. O confronto teve a vitória indígena e a morte do general Custer e de seus homens, os índios só perderam uns 200 guerreiros. Por sua vez, Custer teve 268 mortos, entre eles 16 oficiais, 242 suboficiais e tropa, bem como 10 civis e exploradores.

25 / JUN / 1887
Foi inaugurada a Alhambra de Granada

A Alhambra é uma cidade andaluza situada em Granada (Espanha). Trata-se de um rico complexo palaciano e também fortaleza que alojava o monarca e a corte do Reino de Granada. Seu verdadeiro atrativo, como em outras obras muçulmanas da época, são os interiores, cuja decoração está entre as cimeiras da arte islâmica. Foi fundada pelo rei Mohamed-Ben-Nazar, em 25 de Junho de 1887. O Comitê do Patrimônio Mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e a Cultura (UNESCO) declarou a Alhambra Granada como Patrimônio Cultural da Humanidade em sua sessão do dia 2 de Novembro de 1984. A estrutura esteve entre os 21 candidatos finalistas para ser eleita como uma das Novas Sete Maravilhas do Mundo, mas no final não conseguiu tal título.

25 / JUN / 1977
Homem é atingido por raio sete vezes

O dia 25 de junho de 1977 não foi nada agradável para o guarda florestal Roy Cleveland Sullivan, que foi atingido pela sétima vez na sua vida por um raio. As outras seis vezes anteriores ocorreram no período entre 1942 e 1977. Também conhecido como "Para-raio humano", ele está no Guinness, o livro dos recordes, como a pessoa que mais vezes foi atingida por raios que se tem registro. Sullivan nasceu no condado de Greene, na Virginia, no dia 7 de fevereiro de 1912. Ele começou a trabalhar como guarda florestal no parque nacional de Shenandoah, em 1936. O risco de ser atingido sete vezes por um raio era de uma em 21 mil. Durante sua carreira de 36 anos, Sullivan sobreviveu e escapou ileso a todas as vezes em que foi atingido pelas descargas elétricas. Sullivan morreu em 1983, aos 71 anos, porém sua morte não teve nada a ver com os raios. Ele cometeu suicídio com um tiro no estômago por conta de um amor não correspondido.

25 / JUN / 1997
Morre o explorador francês Jacques Cousteau

No dia 25 de junho de 1997 morria o oceanógrafo, explorador, conservacionista, documentarista e cineasta francês Jacques-Yves Cousteau. Também conhecido como Capitão Cousteau, ele foi pioneiro na luta pela conservação marinha e era um apaixonado pelos mares. Nascido no dia 11 de junho de 1910, em Gironda, na França, Cousteau inicialmente se interessou pela aviação naval. Foi aluno do prestigiado College Stanislas e da Escola Naval, onde se graduou oficial de artilharia. Porém, um acidente automobilístico colocou fim à carreira na aviação naval e, desta maneira, ele começou a se interessar pelo mar. Em 1950, Cousteau fundou a Campanha Oceanográfica Francesa e alugou o barco Calypso, que foi transformado em um laboratório marítimo para exploração dos oceanos. Cousteau transmitiu sua mensagem sobre a conservação marítima para pessoas no mundo todo por conta dos mais de 120 documentários para a televisão, além de 50 livros e uma fundação para a proteção do meio ambiente com mais de 300 mil membros. Depois de uma vida inteira dedicada à defesa e conservação do mundo marinho, ele morreu em Paris, aos 87 anos, vítima de um ataque cardíaco.

25 / JUN / 2000
Morre o cantor e compositor Wilson Simonal

No dia 25 de junho de 2000 morria, no Rio de Janeiro, Wilson Simonal de Castro, cantor que fez bastante sucesso nas décadas de 60 e 70. Nesta época, era um dos artistas mais populares e bem pagos do Brasil. Nascido no dia 23 de fevereiro de 1939, ele foi pai de três filhos: Patricia, Wilson Simoninha e Max de Castro, sendo que estes dois últimos também seguiram a carreira musical. Ente 1966 e 1967, apresentou o programa de TV Show em Si ...monal, pela TV Record. Simonal foi o primeiro negro a apresentar sozinho um programa na televisão. A direção era de Carlos Imperial, um dos responsáveis pelo sucesso de Simonal. Em 1970, o músico acompanhou a seleção brasileira de futebol na Copa do Mundo, realizada no México. Ele tinha amizade com jogadores como Pelé, Carlos Alberto e Jairzinho. Quando estava no auge de sua carreira, um acontecimento envolvendo seu contador mudaria drasticamente a sua vida. No início da década de 1970, o cantor teria se sentido vítima de um desfalque e demitiu seu contador, Raphael Viviani, que moveu uma ação trabalhista contra o cantor. Em agosto de 1971, Simonal recrutou dois amigos militares para arrancar uma "confissão" do contador, que foi torturado nas dependências do Dops. O contador, por fim, assumiu a culpa no desfalque. Mais tarde, porém, Viviani deu queixa do espancamento e teve início um processo judicial que culminou com uma pena para Simonal de cinco anos e quatro meses de prisão, cumpridos em liberdade. Além disso, foi apontado como colaborador do Dops e ficou conhecido por ser "dedo-duro da ditadura". Depois deste fato, Simonal caiu em esquecimento a partir da década de 1980. Ficou deprimido, tornou-se alcoólatra e morreu de cirrose hepática, no dia 25 de junho de 2000. Dois anos após a sua morte, a pedido da família, a Comissão Nacional de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) iniciou um processo para investigar as suspeitas de colaboração do cantor com os órgãos de informação do regime militar. Em 2003, com o final do processo, Simonal foi moralmente reabilitado, em julgamento simbólico. Em 2009, foi lançado o documentário "Simonal - Ninguém Sabe o Duro que Dei", dirigido pelo humorista Claudio Manoel, do Casseta & Planeta, Micael Langer e Calvito Leal.

25 / JUN / 2009
Morre o Rei do Pop Michael Jackson

No dia 25 de junho de 2009 morria, em Los Angeles, nos EUA, Michael Jackson, cantor norte-americano, considerado um dos ícones máximos da música pop mundial. Sua morte aconteceu justamente quando ele se preparava para voltar aos palcos. O cantor teria sido vítima de uma overdose de remédios ministrados pelo seu médico pessoal.

Michael Joseph Jackson nasceu em 29 de agosto de 1958 em Gary, Indiana. Seu pai, Joseph Jackson, era um ex-boxeador que trabalhava com aço e que quis compensar o fracasso de seu próprio grupo musical, The Falcons, com a carreira musical dos filhos. Em 1965, Michael juntou-se aos irmãos Jackie, Tito, Jermaine e Marlon na formação do grupo Jackson Brothers, que, um ano depois, mudaria o nome para Jackson 5. O grupo fez bastante sucesso e Michael, com sua voz perfeita e forte presença cênica, atraiu todas as atenções.

Michael deu início à carreira solo com os álbuns "Got to be There" (1971) e "Ben" (1972). Contudo, em 1982, ele lançou "Thriller", o disco que se tornaria o mais vendido da história, com mais de 100 milhões de cópias, e que consagrou o cantor como o Rei do Pop. Depois, veio "Bad" (1987), e Michael Jackson tornou-se a personalidade musical da década de 80.

Em 1991, ele lançou seu último grande trabalho, "Dangerous". Entretanto, já havia começado a demonstrar uma instabilidade e decisões polêmicas, transformando e deformando seu rosto através de uma série de cirurgias plásticas. Além disto, foi acusado de abuso sexual contra menores e enfrentou uma série de problemas financeiros. Dez anos após sua morte, as acusações de pedofilia voltaram à tona com a exibição do documentário "Deixando Neverland", da HBO. O filme traz o depoimento de dois homens que afirmam terem sido abusados pelo cantor na infância.

25 / JUN / 2018
Morre Richard Harrison, "O Velho" de Trato Feito

Richard Benjamin Harrison, mais conhecido como "O Velho" do reality show Trato Feito, morreu aos 77 anos de idade. A notícia foi dada por seu filho Rick Harrison, que também participa do programa. Depois de servir na marinha norte-americana e perder um milhão de dólares no mercado imobiliário, Richard mudou-se com a família para Las Vegas, para recomeçar a vida. Ele e o filho abriram a loja de penhores retratada pela série em 1988.

History.




Compartilhe essa notícia

Receba novidades