25 DE JULHO
25 / JUL / 0306
Constantino é proclamado imperador romano por suas tropas.
Em 25 de julho de 306, Constantino I, também conhecido como Constantino Magno ou Constantino, o Grande, era proclamado imperador romano por suas tropas. Considerado um dos fundadores do Império Romano do Oriente, durante seu governo ele venceu guerras civis contra os imperadores Magêncio e Licínio. Ainda foi vitorioso contra francos e alamanos, os visigodos e os sármatas.
Em sua honra, a capital do Império Bizantino foi chamada de Constantinopla, que seria a capital do Império Romano do Oriente por mais de mil anos. Constantino ficou no poder até o dia de sua morte, em 22 de maio de 337.
25 / JUL / 1637
Português Pedro de Teixeira parte em expedição para explorar o rio Amazonas
No dia 25 de julho de 1637, o cartógrafo Pedro de Teixeira deu início a uma expedição, a serviço da coroa portuguesa, para identificar a origem do rio Amazonas. Ele partiu com uma frota de canoas, com 70 soldados e 1.200 índios e escravos. Além de mapear a região, Teixeira também registrou notas sobre os índios, seus costumes, clima, flora e fauna.
Após oito meses de viagem chegou a Quito, no Equador, onde foi capturado pelas autoridades espanholas. Contudo, ele obteve permissão para retornar à Amazônia desde que sua expedição fosse vistoriada por padres jesuítas. Apesar destes contratempos, Pedro de Teixeira seguiu nos anos seguintes com sua missão de explorar a Amazônia.
25 / JUL / 1917
Dançarina Mata Hari é condenada à morte por espionagem na Primeira Guerra
Em Paris, na França, a dançarina "exótica" Mata Hari era condenada à morte no dia 25 de julho de 1917 por uma corte francesa, acusada de espionagem para a Alemanha, durante a Primeira Guerra Mundial. Ela foi executada no dia 15 de outubro do mesmo ano. Sua atividade como agente duplo nunca foi 100% esclarecida. Apesar disso, ela virou símbolo da espiã feminina e sedutora. Nascida em 1876, Mata Hari se casou aos 19 anos com um oficial escocês e se mudou para Java e Sumatra. O casal retornou à Europa, mas acabaram se separando pouco depois. Em seguida, começou a dançar profissionalmente em Paris, em 1905, sob o nome de Lady MacLeod. Logo, passou a se apresentar como Mata Hari, que dizem ser uma expressão malaia para o sol (literalmente, "olho do dia").
Alta e extremamente atraente, familiarizada com as danças de origem indiana e disposta a aparecer praticamente nua em público, foi um sucesso instantâneo em Paris e em outras grandes cidades. Ao longo de sua vida, teve muitos amantes, entre eles militares. Suas atividades de espionagem permanecem obscuras, mas ela foi considerada culpada pela justiça francesa por agir como agente duplo para Alemanha e França. Condenada à morte, foi fuzilada por um pelotão na França. No cinema, foi interpretada pela diva Greta Garbo, no filme Mata Hari, de 1931.
25 / JUL / 1943
Mussolini é retirado do poder e preso na Itália
Em 25 de julho de 1943, Benito Mussolini, o ditador fascista da Itália, era retirado do poder após votação do seu próprio Grande Conselho Fascista e preso ao sair de uma reunião com o rei Vittorio Emanuele, que disse ao Il Duce que a guerra estava perdida. Mussolini aceitou a situação com uma passividade irreconhecível.
Durante a noite de 24 de julho e as primeiras horas do dia 25, o Grande Conselho do governo fascista se reuniu para discutir o futuro imediato da Itália. Enquanto todos os presentes estavam nervosos sobre contrariar o seu líder, Mussolini estava doente, cansado e pressionado após várias derrotas militares. Ele parecia estar procurando uma maneira de sair do poder. Uma das vozes mais razoáveis dentro do Conselho, Dino Grandi, argumentou que a ditadura havia conduzido à Itália à beira de um desastre militar, que incompetentes haviam sido elevados ao poder e que grande parte da população foi alienada. Ele propôs uma votação para transferir parte do poder do líder para o rei. A proposta foi aprovada, com Mussolini mal reagindo ao que acontecia. Enquanto alguns extremistas hesitaram, e, mais tarde, tentaram convencer Mussolini a prender todos os que votaram com Grandi, Il Duce estava simplesmente paralisado, incapaz de tomar qualquer decisão.
Logo após a votação Grande Conselho, Mussolini, grogue e com a barba por fazer, manteve sua rotineira reunião de 20 minutos com o rei, durante o qual ele normalmente atualizava Vittorio Emanuele sobre o estado atual das coisas. Nesta manhã, o rei informou Mussolini que o general Pietro Badoglio assumiria os poderes do primeiro-ministro e que a guerra estava perdida para os italianos. Mussolini não ofereceu nenhuma objeção. Ao sair da reunião, ele foi preso pela polícia. Quando a notícia da prisão de Mussolini foi a público, o clima predominante foi de alívio. Não houve qualquer tentativa de outros fascistas em resgatá-lo da ilha de Ponza, para a qual ele foi levado. A única dúvida que restava era se a Itália continuaria a lutar ao lado de seus aliados alemães ou se iria apresentar a rendição aos Aliados.
25 / JUL / 1953
Criado o Ministério da Saúde no Brasil
O Ministério da Saúde do Brasil foi criado no dia 25 de julho de 1953, pela Lei nº 1.920, assinada pelo presidente Getúlio Vargas. O órgão foi um desmembramento do então Ministério da Educação e Saúde em dois ministérios: Saúde e Educação e Cultura. A partir da sua criação, a nova entidade ficou responsável pelas atribuições que eram do Departamento Nacional de Saúde (DNS).
O Ministério da Saúde é responsável pela organização e elaboração de planos e políticas públicas voltados à promoção, prevenção e assistência à saúde dos brasileiros. É função do ministério dispor de condições para a proteção e recuperação da saúde da população, reduzindo as enfermidades, controlando as doenças endêmicas e parasitárias e melhorando a vigilância à saúde, dando, assim, mais qualidade de vida ao brasileiro.
Desde sua criação, o Ministério da Saúde passou por várias reformas na estrutura. Entre elas, está a de 1974, quando as secretarias de Saúde e de Assistência Médica foram englobadas, passando a formar a Secretaria Nacional de Saúde. Após a década de 80, com a Constituição Federal de 1988, em que ficou determinado o dever do Estado em garantir saúde a toda a população, foi criado o Sistema Único de Saúde (SUS).
25 / JUL / 1978
Nasce o primeiro bebê de proveta do mundo
No dia 25 de julho de 1978 nascia, na Inglaterra, Louise Joy Brown, a primeira pessoa no mundo concebida a partir de fertilização in vitro. Seu nascimento foi cercado de muita controvérsia e ela passou por vários exames para comprovar que a fertilização in vitro poderia ser considerado um método seguro de reprodução humana. Essa técnica também ficou conhecida como "bebê de proveta", uma vez que o procedimento é realizado por um instrumento de laboratório, que tem como objetivo a união de gametas masculinos (espermatozoides) e feminino (óvulo) por procedimentos técnicos. Esta união pode ocorrer dentro do corpo feminino ou fora dele.
25 / JUL / 1980
AC/DC lança o álbum clássico Back in Black
Considerado o álbum de rock mais vendido dos últimos tempo, o clássico disco “Back in Black” foi lançado em 25 de julho de 1980 pela banda australiana AC/DC. Foi o sétimo trabalho do grupo, que conquistou sucesso de vendas imediato e vendeu mais de 51 milhões de cópias em todo o mundo.
Um dos sucessos do disco foi a música "You Shook Me All Night Long", que entrou para o TOP 40 das paradas de sucesso dos Estados Unidos. “Hell Bells” e “Black in Black”, que dá nome do disco, foram outros hits do disco.
Chamados de "deuses" do rock, a partir daí, a banda entrou para o sucesso internacional de vez e marcou sua influência, especialmente, no heavy metal.
O disco veio após o AC/DC sofrer com a morte do vocalista Bon Scott, no dia 19 de fevereiro de 1980, engasgado pelo próprio vômito depois de beber demais. Brian Johnson entrou no seu lugar para se unir ao grupo formado em 1973 pelos irmãos Malcolm e Angus Young.
25 / JUL / 1992
O Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha
O Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha foi criado pela Organização das Nações Unida (ONU), durante o 1º Encontro de Mulheres Afro-Latino-Americanas e Afro-Caribenhas, em Santo Domingo, na República Dominicana, em 1992. O objetivo é lembrar a luta e a resistência dessas mulheres contra racismo, o machismo, a violência, a discriminação e o preconceito dos quais elas ainda são vítimas.
No Brasil, a data também é uma homenagem à Tereza de Benguela, conhecida como “Rainha Tereza”, que viveu no século XVIII, no Vale do Guaporé NO Mato Grosso, e liderou o Quilombo de Quariterê. Assim como outras heroínas negras, Tereza um dos nomes esquecidos pela historiografia nacional, que foi resgatado nos últimos anos graças ao engajamento do movimento de mulheres negras na busca de recontar a história nacional.
Segundo documentos da época, o quilombo de Tereza abrigava mais de 100 pessoas, entre negros e índios. O lugar se destacou porque a rainha organizou ali uma espécie de Parlamento e de um sistema de defesa, além de promover o cultivo de alimentos e a produção de tecidos. O espaço resistiu da década de 1730 ao final do século. Tereza morreu em 1770, mas não há registros certos sobre a causa de sua morte.
25 / JUL / 2018
Morre Sergio Marchionne, ex-presidente da Fiat e da Ferrari
Sergio Marchionne, um dos maiores nomes da indústria automobilística, morreu em 25 de julho de 2018, aos 66 anos. O italiano fez história como presidente da Fiat Chrysler e da Ferrari. O executivo estava internado em uma clínica em Zurique, na Suíça.
Alguns dias antes deu sua morte, Marchionne havia deixado o comando da FCA (conglomerado que reúne as marcas Fiat, Jeep, Ram, Dodge, Alfa Romeo, Mopar e Chrysler) e da Ferrari. Ele havia sido afastado após sofrer complicações decorrentes de uma cirurgia no ombro.
Marchionne foi uma figura marcante da indústria. Ele era presidente da Fiat quando comprou a Chrysler, evitando a falência da montadora. As duas companhias se fundiram em 2009. O executivo era conhecido como um grande líder.
Nascido em Chieti, na Itália, em 1952, Marchionne era considerado um forasteiro quando assumiu a Fiat, em 2004. Mesmo sem ter experiência no setor automobilístico, ele foi chamado para o conselho da empresa em 2003 por Umberto Agnelli, herdeiro da família fundadora da montadora. Em 14 anos, ele conseguiu tirar a empresa da crise, consolidando e expandindo a marca.
History