23 DE JUNHO
23 / JUN / 1682
William Penn obteve concessão de território norte-americano
William Penn foi um explorador britânico, fundador da colônia de Pennsylvania. Em 1681 Penn obteve da Coroa Inglesa, em pagamento por uma dívida devida a seu pai, uma concessão de terra na América do Norte, para onde zarpou em companhia de alguns correligionários no dia 23 de Junho de 1682. Em Outubro teve seu primeiro encontro com as tribos indígenas. Fundou a Filadélfia e durante dois anos governou a colônia. Em 1699 Penn realizou uma segunda visita a Pennsylvania (que recebeu tal nome em sua honra), onde sua presença foi solicitada para restabelecer a paz e o ordem. Durante esta visita erradicou a pirataria, promulgou suas quatro Frames of Government (base constitucional da Pennsylvania) e uma Carta de Privilégios, garantia de liberdade religiosa. Partiu para a Inglaterra no final de 1701 e morreu o 30 de Julho de 1718 em Buckinghamshire.
23 / JUN / 1869
Venancio Pulgar declarou autonomia do estado Zulia em Venezuela
Venancio Pulgar foi um caudilho e militar venezuelano, que nasceu em Maracaibo no dia 7 de novembro de 1838 e faleceu em Caracas em 8 de outubro de 1897. Este castrense foi quem declarou Zulia, seu estado natal, como um território independente do país venezuelano, em 23 de junho de 1869, mas esta decisão foi revertida dias mais tarde pelo militar José Ruperto Monagas. Pulgar governou o estado zuliano entre 1870 e 1874, data na qual conseguiu impulsionar a educação e obras de beneficência pública. Foi conhecido em sua região como o Neto da Chinita (virgem patrona do estado). Pulgar destacou-se pelas suas heroicas façanhas militares e quando lhe tocou reger os destinos do seu próprio povo, realizou importantes obras de progresso e educação, que bem lhe mereceram o qualificativo de autêntico civilizador.
23 / JUN / 1907
Nasce a atriz e humorista Dercy Gonçalves
"No dia 23 de junho de 1907 nascia, em Santa Maria Madalena (RJ), Dolores Gonçalves Costa, popularmente chamada de Dercy Gonçalves, atriz, humorista e cantora que ficou conhecida por suas atuações no cinema nacional entre 1950 e 1960. Ela entrou para o Guinness Book como a atriz com maior tempo de carreira na história: 86 anos. Dercy chegou ao auge nos anos 60, quando se tornou a atriz mais bem paga da TV Excelsior. Depois, entre 1966 a 1969, apresentou um programa de auditório de sucesso na TV Globo, chamado Dercy de Verdade (1966-1969). O programa, contudo, saiu do ar por conta da censura com o AI-5. Mais tarde, nos anos 80, passou a integrar corpos de jurados em programas populares e participou de algumas novelas. Em 1991, Dercy foi tema do samba-enredo ""Bravíssimo - Dercy Gonçalves, o retrato de um povo"", pela escola Unidos do Viradouro. Neste desfile, Dercy causou polêmica ao desfilar com os seios à mostra. Ela morreu no dia 19 de julho de 2008, aos 101 anos, no Rio de Janeiro. Após sua morte, o estado do Rio de Janeiro decretou luto oficial de três dias."
23 / JUN / 1961
É proibida a atividade militar na Antártica
No dia 23 de junho de 1961, foi assinado o Tratado da Antártica, no qual tornou-se proibida qualquer atividade militar no continente. Este foi o primeiro acordo antiarmamentista estabelecido durante a Guerra Fria. Além disso, o tratado determinou que a Antártica é uma reserva científica e o único continente sem uma população humana nativa. O principal objetivo do acordo foi garantir que a Antártica seria usada unicamente para fins pacíficos e que o local não seria palco de disputas internacionais. Em setembro de 2004 ficou definido que a Secretaria do Tratado Antártico, em Buenos Aires, estaria encarregada de realizar reuniões relacionadas ao tratado, facilitar a comunicação entre os signatários, coletar, armazenar e publicar documentos e outras informações relacionadas com o assunto. Atualmente, aproximadamente 49 países fazem parte do Tratado da Antártica. Embora conte com proteção contra atividades militares, o continente enfrenta outros desafios como a mudança climática, a redução da camada de ozônio e a atividade do homem, como o turismo irregular e descontrolado, além da caça ilegal.
23 / JUN / 1968
Ocorreu Tragédia da Porta 12 na Argentina
Nos estádios é comum que as "claques" estejam organizadas pelos grupos de adeptos denominados "barras bravas", que impulsionam os cantos de apoio a suas equipas. Na Argentina ao longo da história morreram umas 224 pessoas em incidentes relacionados com o futebol. O primeiro fato ocorreu em 14 de Maio de 1939, quando disparos da polícia, que tentavam dispersar aos torcedores que pretendiam invadir o campo de jogo, depois de uma briga entre jogadores, acabaram com a vida de Óscar Munitoli, de nove anos. Mas a maior tragédia aconteceu no Estádio de River Plate, em 23 de Junho de 1968, quando 71 pessoas morreram pisoteadas e asfixiadas, no que se denominou Tragédia da Porta 12. As tragédias produziram-se pela irritação do empate 0 - 0 entre Boca Juniors e River Plate. Tudo aconteceu quando parte da barra-brava do River saiu antes do estádio e se dirigiu para a porta Nº 12, setor de saída dos visitantes. Extasiados, os torcedores visitantes retiravam-se no meio de cânticos, gritos e euforia, que impediram aos mais atrasados escutar os alaridos. Em pouco tempo aquele aglutinamento transformou-se numa montanha de pessoas pisoteadas. Foi como a calçada tingiu-se de vermelho, um lago de sangue escorria entre os pés daqueles que procuravam, desesperadamente a direção contrária.
23 / JUN / 1989
Batman de Tim Burton estreia nos cinemas
Em 1989, o herói Batman deixou os quadrinhos para estrear no cinema em uma obra do diretor Tim Burton. Michael Keaton estrelou o filme como o multimilionário Bruce Wayne, que se transformava secretamente em Batman, um combatente do crime da cidade Gotham City. Essa dupla "personalidade" de Wayne teve como gatilho o fato de que, quando criança, ele testemunhou o brutal assassinato dos seus pais. Um dos grandes destaques do filme é Jack Nicholson, que interpreta o vilão Coringa, um criminoso perigoso e inimigo de Batman. Quando a afeição de herói pela bela repórter Vicki Vale (Kim Basinger) é revelada, Coringa usa isso ao máximo contra o seu rival. O sucesso de público do filme foi impressionante. a obra arrecadou cerca de US$ 100 milhões em seus primeiros dez dias de lançamento.
23 / JUN / 1996
PC Farias é assassinado
Em 1996, foi assassinado Paulo César Siqueira Cavalcante Farias, também conhecido como PC Farias. Ele foi o tesoureiro de campanha presidencial de Fernando Collor de Mello e Itamar Franco nas eleições de 1989. PC foi uma das personalidades chave do primeiro processo de impeachment da América Latina, em 1992. O empresário foi encontrado morto junto com sua namorada Suzana Marcolino, na praia de Guaxuma, em Alagoas, em 1996. Uma primeira investigação, que teve o relatório do legista Badan Palhares, apontou que Suzana Marcolino matou PC Farias e suicidou-se em seguida. Contudo, este relatório é cercado por polêmicas, e outros profissionais ligados à área criminal acreditam que o que aconteceu foi um assassinato. PC Farias seria uma das peças-chave de um esquema milionário de corrupção, que foi denunciado em 1992 por Pedro Collor, irmão de Fernando Collor de Mello.
Com History