Mais categorias

Navegue pelos nossos conteúdos

22 DE JUNHO

22 / JUN / 1752
Benjamín Franklin inventou o Para-raios

Benjamín Franklin foi um filósofo, político e cientista americano, cuja contribuição à causa da guerra da Independência dos Estados Unidos e ao governo federal, instaurado depois da mesma, colocaram-no entre os maiores estadistas do país. Em 1747 Franklin iniciou seus experimentos sobre a eletricidade, adiantou uma possível teoria da garrafa de Leyden (dispositivo elétrico), defendeu a hipótese de que as tormentas são um fenômeno elétrico e propôs um método efetivo para o demonstrar. Sua teoria foi publicada em Londres, mas antes testou na Inglaterra e na França, e com isso ele veio a inventar o para-raios e depois apresentou a chamada teoria do fluído único, onde explicou os dois tipos de eletricidade: positiva e negativa.

22 / JUN / 1808
Duelo de balões é travado para disputar o amor de uma bailarina


No dia 22 de junho de 1808 dois homens resolveram travar um duelo diferente pelo amor de uma mulher. Em vez de armas e espadas, eles optaram por uma disputa envolvendo dois balões, construídos de forma idêntica. De acordo com a publicação Dodsley's Annual Register, a disputa descrita como "um duelo de novela", reuniu o Monsieur Le Pique e seu rival Monsieur de Grandpré. No centro da briga estava Mademoiselle Tirevit, uma renomada e jovem bailarina da Ópera de Paris. A disputa consistia em voar com os balões a uma determinada altura, de onde seriam efetuados disparos de um balão contra o outro até que um caísse. Le Pique disparou sua arma primeiro, mas errou o alvo. Grandpré teve melhor pontaria e acertou o balão do seu oponente. Este começou a perder o ar e, em questão de segundos, atingiu o solo, matando Le Pique e seu ajudante. Com a vitória garantida, Grandpré aterrizou tranquilamente o seu balão a 20 milhas de onde ocorreu a batalha aérea. Contudo, não se sabe se ele foi tão bem sucedido na relação com sua amada como na disputa de balões.

22 / JUN / 1941
Tem início a Operação Barbarossa
Invasão da Alemanha nazista à União Soviética durante a Segunda Guerra Mundial acabou em derrota para Hitler

22 / JUN / 1986
"Mão de Deus" ajuda Maradona

Um dos mais marcantes momentos da história do futebol mundial aconteceu em um dia como este, no ano de 1986, quando o argentino Diego Maradona anotou o famoso gol da "Mão de Deus" na Copa do Mundo do México. A partida contra a Inglaterra foi vencida por 2 a 0 pela Argentina, que avançou às semifinais. Mais tarde, a equipe de Maradona iria celebrar o seu segundo título de Copa do Mundo. Além do âmbito esportivo, a jogo chamava a atenção também por seu teor político.

Argentina e Inglaterra ainda não haviam normalizado suas relações após a Guerra das Malvinas (ou Falkland). Em 1982, os dois países travaram um duelo bélico por conta deste território ocupado Inglaterra, mas que a Argentina julgava ser seu de direito também. Após dois meses de guerra, os argentinos se renderam no dia 14 de junho.

Em campo, a Argentina tinha um time mais talentoso do que o dos ingleses. O primeiro gol de Maradona ficou conhecido como "Mão de Deus" ou "Mano de Dios". A bola, aparentemente, havia batido na cabeça do argentino, mas, na realidade, ele a acertou com a sua mão esquerda, uma falta que o árbitro não viu. Quando questionado sobre o lance depois da partida, Maradona disse que o gol foi marcado "um pouco com a cabeça de Maradona e um pouco com a mão de Deus". Cinco minutos depois da "Mão de Deus", o craque argentino marcou um gol que, em 2002, foi eleito como o maior da história das copas do mundo. Ele driblou cinco marcadores ingleses antes de anotar o segundo tento na partida.

Na final da Copa do Mundo, a Argentina derrotou a Alemanha Ocidental por 3 a 2 e conquistou a taça. Inglaterra e Argentina só voltaram a estabelecer relações diplomáticas em 1990. Em 2005, Maradona admitiu que marcou o gol com a mão em seu programa na TV, "La Noche Del Diez", dizendo algo como "Ladrão que rouba ladrão tem 100 anos de perdão".

22 / JUN / 1990
Foi demolido o Checkpoint Charlie no Muro de Berlim

O Checkpoint Charlie foi o mais famoso dos postos fronteiriços do Muro de Berlim entre 1945 e 1990. Só se permitia seu uso a empregados militares e de embaixadas dos aliados, estrangeiros, trabalhadores da delegação permanente da República Federal Alemã (RFA) e servidores públicos da República Democrática Alemã (RDA). O posto de controle foi demolido em 22 de Junho de 1990, de maneira que salvo o Museu do Muro do Checkpoint Charlie não ficou nada que o recordasse, até 13 de Agosto de 2000, quando se inaugurou uma reconstrução da primeira cabine de controle, idêntica a primeira, exceto pelos sacos de areia, que estavam recheados de cimento. Atualmente a estrutura é uma das atrações turísticas mais famosas em Berlim. À parte do posto, também se pode ver o museu dedicado à história do muro, a última bandeira do Kremlin e vários fragmentos da separação alemã. Entre 31 de Outubro de 2004 e 5 de Julho de 2005 teve também um polêmico monumento às vítimas do regime da RDA.

22 / JUN / 2020
Morre Joel Schumacher, diretor de filmes do Batman

O diretor de cinema Joel Schumacher morreu em 22 de junho de 2020, aos 80 anos, em Nova York, nos Estados Unidos. Durante sua longa carreira em Hollywood, dirigiu filmes como "Um Dia de Fúria" (1993), "Batman Eternamente" (1995) e "Batman & Robin" (1997). Segundo uma nota oficial, ele lutava contra um câncer há um ano.

Nascido em Nova York, Schumacher começou sua carreira no cinema como figurinista, na década de 1970. Em 1981, estreou na direção com o filme "A Incrível Mulher que Encolheu". Em seguida, dirigiu sucessos como "O Primeiro Ano do Resto de Nossas Vidas" (1985) e a comédia de terror "Os Garotos Perdidos" (1987).

Depois, dirigiu "Linha Mortal" (1990), com Kiefer Sutherland e Julia Roberts, "Um Dia de Fúria" (1993), estrelado por Michael Douglas, e "O Cliente" (1994), com Susan Sarandon. Em 1995, assumiu a franquia do Homem-Morcego, dirigindo "Batman Eternamente", com Val Kilmer e Tommy Lee Jones. Dois anos depois, ele voltou ao super-herói em "Batman & Robin", com George Clooney, Arnold Schwarzenegger e Uma Thurman. Sua abordagem bem-humorada e espalhafatosa do personagem rendeu muitas críticas.

Nos anos seguintes, dirigiu filmes elogiados, como "Ninguém é Perfeito" (1999), com Robert De Niro e Philip Seymour Hoffman, e "Por um Fio" (2002), com Colin Farrell. Em 2013, dirigiu dois episódios da série "House of Cards", da Netflix.

22 / JUN / 2022
Escritora e ex-modelo Danuza Leão morre aos 88 anos
Personagem importante da sociedade carioca, ela também se destacou ao publicar livros de sucesso

A escritora e ex-modelo Danuza Leão morreu em 22 de junho de 2022, aos 88 anos, no Rio de Janeiro. Ela sofria de enfisema pulmonar e não resistiu a uma insuficiência respiratória. Personagem importante da sociedade carioca, ela também se destacou ao publicar livros de sucesso, como "Na Sala com Danuza".

Das passarelas aos jornais

Nascida em Itaguaçu, no Espírito Santo, aos 10 anos, Danuza se mudou com a família para o Rio de Janeiro. Ainda na adolescência começou a trabalhar como modelo e se tornou a primeira brasileira a desfilar no exterior. Após atuar nas passarelas de Paris, voltou ao Brasil.

Aos 19 anos, Danuza conheceu o renomado jornalista Samuel Wainer, com quem se casou e teve três filhos. Além de sua atividade como modelo, ela também ficou conhecida pela produção de festas badaladas. Irmã da cantora Nara Leão (1942-1989), Danuza acompanhou o nascimento da bossa nova em seu apartamento em Copacabana, frequentado pelos principais artistas do gênero.






Compartilhe essa notícia

Receba novidades