Mais categorias

Navegue pelos nossos conteúdos

21 DE NOVEMBRO

Feriados e eventos cíclicos

Internacional

Dia Mundial da Pesca
Dia Mundial da Saudação

Brasil

Dia Nacional da Homeopatia

Cristianismo

Apresentação de Nossa Senhora
Papa Gelásio I
Thomas Tallis
William Byrd

Wikipédia

21 / Nov / 1783

Realiza-se o 1º voo livre em balão aerostático

 

No dia 21 de novembro de 1783, o botânico e agrônomo francês, Francois Rozier, tornou-se o primeiro homem a realizar um longo voo livre com um Balão elevando-se até 1000 metros de altura voando durante 25 minutos e cobrindo uma distância de quase 10 quilômetros. Foi professor de física e química e um dos pioneiros da aviação.

Seu interesse pela química despertou no hospital militar de Metz, uma importante torre na fronteira de França. Foi para Paris aos 18 anos de idade. Na Academia de Reims ensinou física e química. Logo abriu seu próprio museu, no dia 11 de dezembro de 1781, onde realizou experimentos em física e fez demonstrações aos nobres. Investigou a nova área dos gases e inventou um respirador.

21 / Nov / 2018
Escola da Fazenda Canuanã é premiada como melhor construção arquitetônica do mundo

Em 21 de novembro de 2018, a Escola da Fazenda Canuanã, em Formoso do Araguaia (TO) recebeu o Prêmio Internacional RIBA (Royal Institute of British Architects) como a melhor construção arquitetônica do mundo. O prêmio é oferecido para projetos de arquitetura arrojada e impacto social relevante. O projeto vencedor é de autoria dos escritórios brasileiros Aleph Zero e Rosenbaum.

Canuanã é uma escola rural em regime de internato mantida pela Fundação Bradesco há mais de 40 anos. O espaço acolhe de forma gratuita crianças e jovens entre 7 e 18 anos da região, servindo como casa, laboratório e sala de aula. Os arquitetos vencedores foram os responsáveis por reformular a unidade. O objetivo era oferecer novas moradias para os alunos.

A instalação consiste em dois complexos idênticos, que oferece áreas separadas para meninos e meninas. Cada grupo de edifícios é organizado em torno de três pátios, com dormitórios no piso térreo e espaços comuns no andar de cima. Os dormitórios estão agrupados em estruturas de tijolos de barro sem cozimento que foram fabricados utilizando a terra da própria fazenda. A estrutura também utiliza madeira com origem de florestas de reflorestamento, tecnologia com baixo impacto ambiental.

Anteriormente, a escola já havia recebido outros prêmios, como o de Melhor Edifício de Arquitetura Educacional do mundo, da premiação Building Of The Year, em 2018, e o American Architecture Prize 2017, na categoria habitação social.

Fonte: History





Compartilhe essa notícia

Receba novidades